Saber fazer uma boa compra de mercado é uma tarefa que uma hora a gente precisa aprender a dominar, certo? E boa parte das coisas é simples, pois ouvimos recomendações de amigos, testamos algumas marcas conhecidas ou simplesmente usamos as mesmas coisas de sempre. O mais complicado é a gente aprender a lidar com a famosa lista de hortifrúti.

Fazer uma lista de hortifrúti, encontrar quais produtos você gosta e saber como utilizá-los no dia a dia é importante demais! 

Além de poder criar pratos muito mais saborosos, frutas e legumes são recomendados para manter nossa saúde e bem estar. Frutas e legumes levam para o nosso organismo nutrientes muito importantes, são mais saudáveis do que os alimentos industrializados e mais baratos do que a maioria das carnes.


Por isso, vamos te ensinar como fazer uma lista de hortifrúti bem bacana, com dicas de receitas e combinações para todos os gostos. Venha dar uma olhada em como fazer a famosa listinha para não errar na hora de ir ao mercado:

Frutas para a sua lista de hortifrúti

A variedade de frutas é grande e, normalmente, cada pessoa já sabe suas frutas favoritas e aquelas que costuma levar para casa.

E para diferenciar um pouco, sugerimos procurar por frutas da época: são mais baratas e, geralmente, imensamente mais saborosas! 

Inclusive, para a sua lista de hortifrúti ficar perfeita, vamos dar umas dicas rápidas de como escolher algumas dessas frutas:

Banana

Procure pelas mais arredondadas, pois foram colhidas no momento certo. Não é recomendado guardar bananas na geladeira, porque ficam pretas rapidamente e com o sabor alterado. 

Caso compre bananas para amadurecer em casa, elas não devem ter coloração integralmente verde; devem apresentar algumas regiões de cor amarela.

Abacate

O abacate é uma fruta que demora a amadurecer. Um truque de avó é sacudir para ver se o caroço está solto, indicando que ele ainda precisa de algum tempo até ser consumido.

Uva

Atenção com o cabinho: ele deve estar verde. Os escuros indicam que a fruta está envelhecida. É importante lembrar que a uva deve ser guardada na geladeira.

Maracujá

Para a sua lista de hortifrúti, escolha os maracujás mais pesados – é indício de que apresentam mais polpa.

Maçã e pera

As maçãs e peras de aspecto mais brilhante são as mais frescas, pois estão mais hidratadas.

Tangerina, laranja e limão

A casca deve ser lisa, indicando que a fruta tem mais sumo.

Manga, melancia e pêssego

Devem ter a consistência firme, porém macia. Evite as que estejam moles ou com furos.

Kiwi

Procure aqueles sem manchas ou rachaduras. O kiwi ideal para comer é o que estiver mais macio. 

Se atente a isso na hora de comprar as frutas, já pensando em quando a fruta será consumida para que ela não passe do ponto.

morangos frescos em um pote
Na hora de criar sua lista de hortifrúti, lembre-se das frutas: elas são fontes de vitaminas, fibras e minerais essenciais para uma alimentação saudável.

Carpaccio de frutas com calda de chocolate

Geralmente, quando pensamos em uma receita de sobremesa com frutas, logo decidimos por fazer uma bela e rápida salada de frutas. Mas o que você acha de tentar algo um pouquinho diferente? 

Vamos fazer uma lista de hortifrúti pensando em um delicioso carpaccio de frutas com calda de chocolate. É uma receitinha bem simples:

Ingredientes

  • 1 manga tipo palmer, em fatias finas;
  • 2 kiwis em fatias finas;
  • 10 fatias finas de abacaxi cortadas ao meio;
  • 1 xícara (chá) de morangos em fatias finas.

Ingredientes para a calda de chocolate

  • 200g de chocolate meio amargo;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 2 colheres (sopa) de castanha-do-pará picada.

Modo de fazer

Em um prato grande, disponha as frutas em círculos. Inicie com a manga, depois o kiwi, o abacaxi e finalize com os morangos no centro. Reserve.

Em um recipiente coloque o chocolate e leve ao fogo em banho-maria, até que ele derreta completamente. Acrescente a manteiga e 2 colheres (sopa) de água. 

Misture bem todo o chocolate e despeje sobre as frutas reservadas. Salpique a castanha-do-pará e sirva.

Legumes para a sua lista de hortifrúti

Sabemos que muita gente não está acostumada ou não sabe muito bem como se alimentar com legumes. Então, vamos começar do começo: os legumes são vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos na parte exterior ou abaixo da terra, com apenas uma parte da planta exposta.

Os legumes são altamente recomendados para quem quer ter uma refeição saudável e balanceada. Assim, é muito importante que eles tenham um lugarzinho no seu carrinho de compras. 

E por isso, além de ajudar na escolha dos legumes que irão na sua lista de hortifrúti, também trouxemos algumas dicas para, aos poucos, legumes irem ganhando mais espaço em sua vida:

Berinjela

Escolha as mais lisas, brilhantes, escuras e roxas. As berinjelas são leves, mas elas precisam ser bem firmes também.

Cenoura e pepino

Observar se a cor é uniforme e se a casca está firme.

Nabo

Os mais pesados indicam mais qualidade.

Abóbora

Escolha as de casca lisa, sem manchas ou brilho. Geralmente as abóboras muito grandes são menos saborosas.

Abobrinha

Procure as brilhantes e firmes. Evite aquelas com rachaduras ou furos.

Batata

Além de firmes, as batatas não podem apresentar pontinhos esverdeados na pele.

Beterraba

Beterrabas muito duras ou com partes rachadas devem ser evitadas. As melhores apresentam casca mais colorida e macia.

Cebola

Prefira as cebolas sem manchas, sem pontos moles ou marcas pretas.

Quiabo

Os melhores são pequenos e macios e as pontas devem quebrar com facilidade. Se conseguir apalpar as sementes pela parte de fora, significa que já passaram do ponto.

diversos legumes reunidos em uma mesa
Na hora de compor sua lista de hortifrúti, dê espaço para legumes de preparo fácil ou que possam ser consumidos crus.

3 dicas de como colocar mais legumes em sua vida

1. Comece aos poucos

Em toda refeição pegue o costume de deixar pronto um prato com legume cru. Não precisa ser muita coisa e você pode começar com os legumes mais populares. 

Por exemplo, pegue uma cenoura e corte em forma de palitinhos, como se fosse uma porção. Cenouras são crocantes e gostosas. 

Faça disso um hábito e depois vá trocando: experimente pepino, aipo… Criar uma rotina de sempre vegetais crus em sua alimentação vai ajudar muito.

2. Invista em sopas

Faça muitas sopas! Utilize cenouras, batata, abóbora, couve-flor… Qualquer legume cozido pode render uma sopa bacana. Inclusive, é muito fácil encontrar diversas receitas simples, como essa aqui:

Em uma panela média, refogue uma cebola picada com uma colher de óleo, até ficar macia. Misture a cebola com alguns legumes cozidos em um liquidificador ou processador, até ficar uniforme. 

Devolva a mistura à panela e afine-a com caldo de carne ou leite semidesnatado. Cozinhe em fogo baixo e tempere a gosto.

3. Mude a organização

Uma dica de organização: coloque as verduras e os legumes em espaços mais visíveis da sua geladeira. Quando chegar em casa com as compras da lista de hortifrúti, ao invés de guardá-los no fundo da geladeira, organize-os de forma que eles também fiquem à vista.

Muitas vezes, a gente abre a geladeira procurando o que comer ou o que preparar e os legumes lá no fundo acabam sendo esquecidos.

Verduras para a sua lista de hortifrúti

As verduras são as folhas, flores ou hastes comestíveis. São consumidas tanto cruas, quanto refogadas ou cozidas. Também são muito utilizadas como acompanhamento de outros pratos. 

Para a lista de hortifrúti é legal pensar na variedade, por exemplo, você pode levar hortelã para colocar em doces ou fazer um chá e também comprar alface para uma simples e eficiente salada. Vamos ver como escolher:

Alface

As folhas devem estar firmes, com cores fortes e crocantes. Evite os maços com folhas murchas e com tons amarronzados.

Couve

As folhas devem ser verde-escuras, firmes e sem manchas.

Espinafre

As folhas devem ser bem verdes e firmes, sem partes murchas. Evita folhas amareladas e talos escurecidos.

Brócolis

Deve-se escolher aqueles com coloração verde-escura, botões das flores fechados, talos firmes e folhas frescas. 

Couve-flor

Escolha aquelas com cores claras e sem manchas. As folhas devem ser verde claro.

Hortelã

Escolha aqueles com folhas bem verdes e sem manchas escuras.

Manjericão

As folhas devem ser lisas, sem manchas ou pontinhos pretos.

Salsa

As folhas devem estar bem verdes e sem manchas escuras.

Cebolinha

Selecione aquelas com folhas bem verdes e sem amassados. Evite aquelas com as folhas amareladas e murchas.

Couve-flor e brócolis assado com alho

Resolvemos separar uma receita simples e muito gostosa

Para quem não está acostumado a cozinhar com verduras, é tudo muito acessível. E quem já está acostumado, também vai achar uma delícia! Além de saborosa, é uma receita visualmente bonita e funciona para qualquer ocasião.

Ingrediente

  • 250g de couve-flor;
  • 250g de brócolis;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 colheres de sopa de semente de coentro;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta moída a gosto.

Modo de preparo

Separe a couve-flor e o brócolis em buquês. Coloque as verduras num recipiente grande e polvilhe com as sementes de coentro moídas. Amasse o alho com uma colher pequena de sal e adicione o azeite. 

Em seguida, adicione esta mistura aos legumes e mexa bem. Acrescente sal e pimenta a gosto e coloque os legumes sobre uma assadeira. Asse durante 30 minutos.

Espero que as nossas dicas te ajudem na hora de fazer a sua lista de hortifrúti. Agora você conhece mais opções, receitas e sabe identificar quando frutas, legumes e vegetais estão ideais para o consumo! 

Lembre-se que é muito importante levar em conta o seu paladar. Afinal, uma alimentação saudável é essencial para a sua saúde, mas é ainda melhor se não for algo que você se sente obrigada a fazer. 

Então, a nossa recomendação é que você faça a sua lista de hortifrúti pensando naquilo que você está realmente disposto a comer. Assim, você não se sente pressionada e também não deixa nada estragando na geladeira!

Quer aprender receitas deliciosas como essas? Acompanhe o blog da Savegnago e confira nossas postagens!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *