Para deixar sua ceia deliciosa, que tal um lombo recheado com farofa de damasco? Um prato que faz sucesso e não deixa nada a desejar às aves de Natal. Confira a receita, aqui, no Blog do Savegnago!

Ingredientes

1 lombo suíno de aproximadamente 1,5kg

200g de linguiça picadinha

3 dentes de alho

Suco de 1 limão

Pimenta-do-reino a gosto

½ xícara de bacon em cubos

½ cebola picada em cubos pequenos

2 colheres de sopa de azeitonas verdes fatiadas

2½ xícaras de farinha de mandioca torrada

4 colheres de sopa de manteiga sem sal

Azeite a gosto

Sal a gosto

Damascos a gosto

Modo de preparo

Lombo

Com delicadeza e uma faca bem afiada abra o lombo em manta. Deixe 1 cm de espessura aproximadamente. Esfregue o limão sobre a sua superfície do lombo, dos dois lados. Tempere com sal, pimenta-do-reino, azeite e alho. Deixe marinar, enquanto prepara a farofa.

Farofa

Frite o bacon em uma panela. Depois acrescente a metade da manteiga para dourar a cebola. Adicione as azeitonas, a linguiça, os damascos e a farinha de mandioca. Misture bem e coloque o restante da manteiga. Acerte o sal. Mantenha em fogo baixo e deixe fritar por uns 5 minutos, mexendo sempre para não queimar.

Abra a manta e coloque uma camada da farofa sobre um dos lados, cobrindo-o por completo. Delicadamente, enrole o lombo e amarre-o com um barbante culinário. Coloque-o em uma assadeira e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por aproximadamente 1 hora. Sem desligar o forno, retire o papel-alumínio e deixe assar por mais 10 a 15 minutos. Tire do forno quando estiver dourado e retire o barbante cuidadosamente. Bom apetite e Feliz Natal!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *