Muito se fala sobre o uso do protetor solar no dia a dia para proteger a pele da radiação. Mas você sabe qual o melhor protetor solar para você? 

Existe uma extensa variedade de protetores solares que se adaptam aos vários tipos de pele e regiões do corpo.

Nessa leitura você vai descobrir os principais componentes do produto, os melhores protetores solares faciais e corporais, sugestões de protetores para cada tipo de pele, além de dicas incríveis para introduzir na sua rotina o hábito de passar protetor solar. 

Quais são os componentes de um bom protetor solar?

Homem com um desenho do sol nas costas feito com protetor solar
Existe uma variedade de componentes nos protetores solares. Descubra quais fazem sentido para você!

Para evitar vermelhidão, queimaduras, descamação e até mesmo, a longo prazo, câncer de pele, é fundamental o uso de um bom protetor solar. No mercado, existem diversas opções do produto e geralmente escolhemos apenas com base no Fator de Proteção Solar (FPS). No entanto, é importante olhar também para a composição do produto, pois cada fórmula apresenta um tipo de substância. 

Para começar a entender um pouco mais sobre os componentes de um protetor solar, vamos falar sobre a diferença entre protetores físicos e químicos. 

Os protetores químicos absorvem os raios UV, diminuindo a sua radiação, impossibilitando a penetração na pele. Já os protetores físicos refletem os raios UV e exercem uma barreira na pele através de sua composição, com minerais como óxido de zinco e dióxido de titânio. 

Você deve estar se perguntando: qual dos dois tipos é o melhor protetor solar? A resposta é: depende. Aliás, uma parte dos protetores são compostos por uma combinação entre filtros químicos e físicos. 

Os protetores solares químicos, geralmente, possuem componentes antioxidantes, são mais leves e podem até ajudar no clareamento da pele. Já os protetores solares físicos não contém substâncias que são absorvidas pela corrente sanguínea. Sendo assim, é o protetor mais indicado para grávidas e crianças, já que o risco de alergias é menor. 

Antes de escolher um protetor solar facial ou corporal, procure um dermatologista. Discuta com ele(a) suas opções e escolha o melhor para sua pele e tipo de uso. 

Quais são os tipos de protetores solares?

Homem passando protetor solar olhando seu reflexo nos vidros de um carro.
Para cada tipo de pele existe um tipo de protetor solar ideal.

Na hora de escolher um protetor solar, é normal se sentir confuso em meio a tantos termos e opções disponíveis no mercado. Por isso, fizemos a listinha a seguir. Confira as versões de protetores mais encontradas:

Hipoalergênico

A expressão “hipoalergênico” é usada em um protetor quando sua composição é livre de PABA, ou seja, feito integralmente de substâncias que não causam alergia. Esse é o melhor protetor solar para quem tem alergias pré existentes ou peles mais sensíveis. 

Oil-Free

Quando você ver na embalagem de um protetor solar o termo “oil free”, significa que ele é livre de substâncias oleosas em sua composição, deixando os poros da pele mais livres para respirar. Sendo assim, essa opção é a melhor para quem já tem pele oleosa, com facilidade para desenvolver cravos e espinhas. 

Mineral

Quando um protetor solar indica que é mineral, significa que sua composição é totalmente física. Como vimos anteriormente, são feitos de dióxido de titânio ou óxido de zinco, têm uma cobertura grossa e é o melhor protetor solar para mulheres na gravidez, crianças dos 6 meses aos 2 anos, alérgicos ou pacientes que sofrem com melasmas. Além disso, são ótimas opções para o meio ambiente. 

Serum

Com textura lisa e alta absorção, o protetor solar facial em serum é perfeito para aplicar antes da maquiagem. Além da proteção, ele oferece uma vantagem a mais, dando mais firmeza à pele do rosto e ajudando a segurar a maquiagem por mais tempo. 

Protetor + Base

Pensando na praticidade, existem no mercado diversas opções de protetor solar com cor. Esses produtos são dois em um e oferecem além da proteção contra raios UV, a cobertura de uma base, deixando a pele bem uniforme. Apesar das opções faciais serem as mais utilizadas, também existem protetores com base para o corpo. 

Quais são os melhores protetores solares para cada tipo de pele?

Uma mão passando protetor solar na outra.
Escolher um protetor solar ideal para seu tipo de pele é um passo importante na sua skin care.

Cada tipo de pele precisa de um cuidado diferente. Esse cuidado se estende ao tipo de proteção contra raios UV que você vai escolher, de acordo com as características da sua pele. Para descobrir o melhor protetor solar para o seu tipo de pele, confira nossas dicas a seguir:

Pele mista ou oleosa

Esse tipo de pele precisa de protetores solares com uma fórmula mais sequinha. Por isso, o melhor protetor solar para peles oleosas é o oil-free. Além disso, esse tipo de protetor também tira aquela aparência brilhante da pele, já que geralmente tem um acabamento matte. 

Outra opção nova no mercado para peles mistas e oleosas são os protetores fluidos. Com textura aquosa, sua base de água evita a oleosidade. Experimente e escolha o melhor protetor facial ou corporal para a sua pele.  

Pele seca

A pele seca precisa de bastante hidratação, por isso os protetores mais cremosos são os mais indicados. Algumas opções inclusive oferecem, junto com a proteção, componentes que hidratam a pele, preservando a oleosidade natural da pele. 

Para peles maduras, que geralmente são mais secas devido a variação hormonal, existem opções específicas que reduzem rugas, linhas de expressão e são mais resistentes. As melhores fórmulas contém ácido hialurônico, com uma textura bem cremosa e ação antioxidante. 

Pele sensível 

Se você tem a pele sensível, seja por alguma doença de pele pré existente ou reações alérgicas conhecidas, a melhor opção de protetor é o hipoalergênico. Essa opção tem propriedades calmantes e todas as demais substâncias são pensadas especialmente para não irritar a pele. 

Quando usar o protetor solar?

Não importa qual o seu tipo de pele, é unanimidade entre os dermatologistas a importância em relação ao uso do protetor solar. Recomenda-se opções de 30 FPS, no mínimo, com reaplicações ao longo do dia, principalmente após contato com a água ou suor. 

Para escolher o melhor protetor solar facial ou corporal para você, leve em consideração o seu tipo de pele, sua rotina e busque indicação de um dermatologista. 

Como encaixar o uso do protetor solar na sua rotina?

mulher sentada em frente a um espelho de rosto, passando protetor solar.
O protetor solar é seu melhor aliado no cuidado com a pele!

Em meio a correria do dia a dia, pode ser difícil lembrar de passar protetor. Mas e se você incluir o uso do protetor solar em atividades que você já realiza? Basta reservar alguns minutinhos e sua pele estará protegida! 

Veja algumas dicas

Se você tem costume de realizar algum tipo de skin care, esse é um bom momento para incluir o uso do protetor solar. Limpe bem a pele, hidrate e aplique protetor solar em seguida. Outra atividade bem oportuna para usar o protetor solar é na hora de se maquiar. Inclusive, que tal optar por um protetor solar com base? Pode ser uma boa pedida!

Além desses momentos, uma forma fácil de incluir o uso do protetor solar facial e corporal é após o banho. Aproveite o momento e abuse do protetor solar com hidratante, caso sua pele seja seca e peça por hidratação!

Quer se aprofundar no assunto? Confira nosso infográfico!

Infográfico com dicas para uso de protetor solar.
Infográfico: Vai pegar sol? Não esqueça o protetor solar!

Escolher o melhor protetor solar para você ficou fácil com essas dicas, não é mesmo? Cuidar da pele é uma tarefa super importante, então não deixe para depois. Aproveite e compre agora mesmo o seu protetor solar no site Savegnago!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *