Já faz tempo que o hambúrguer deixou de ser produzido com apenas um corte de carne. Hoje temos versões que são compostas por um blend de carnes, que nada mais é do que diferentes cortes em um mesmo hambúrguer. O resultado dessas combinações é um sabor único, complexo, sofisticado e muita suculência.

Como criar o blend certo para o seu hambúrguer

Inicialmente, você precisa saber que todo hambúrguer precisa ter de 20% a 25% de gordura, para que tenha a suculência, a textura e a maciez adequadas; essa é a quantidade ideal, se exceder o blend fica quebradiço e encolhe, se faltar, fica seco. A gordura mais recomendada é o peito bovino, mas também existem combinações com costela e bacon.

Outro ponto a se prestar atenção é a quantidade de cortes de carne. O ideal é que o blend do hambúrguer tenha, no máximo, três tipos de carne, assim conseguimos identificar uma a uma na hora de comer. Existem cortes que podem ser feitos sozinhos, como o caso da costela, que é muito saborosa e tem sua porcentagem de gordura.

Os cortes dianteiros mais usados em blends para hambúrguer são: peito, acém, costela, pescoço e raquete; já os cortes traseiros são: contrafilé, maminha, patinho, fraldinha, alcatra, coxão duro, coxão mole, filé mignon, picanha, capa de filé. É possível também usar outros tipos de carne, como a suína (pernil, costela, copa de lombo, paleta e lombo), peixes (atum e salmão) e até frutos do mar (camarão e siri), esses dois últimos pedem um ovo ou farinha Panko, no lugar da gordura, para dar liga.

Trouxemos algumas sugestões para você experimentar e até se inspirar para criar o seu blend de hambúrguer:

  • 50% carne de boi moída + 50% carne de porco moída
  • 60% contrafilé + 20% carne de porco moída + 20% bacon moído
  • 70% acém + 20% linguiça defumada moída + 10% carne de porco moída
  • 50% filé mignon + carne de cordeiro moída + 20% bacon moído
  • 60% carne de boi moída + 20% carne de frango moída + 20% abacaxi seco picado finamente
  • 70% carne de cordeiro moída + 20% carne de boi moída + 10% cebola roxa, alho e especiarias árabes
  • 50% cogumelos (como shiitake ou portobello) picados + 30% feijão preto cozido e amassado + 20% quinoa cozida
  • 60% carne de boi moída + 20% camarões picados finamente + 20% bacon moído

Você pode ajustar as proporções de acordo com suas preferências pessoais. Além disso, a qualidade das carnes utilizadas é crucial para o sucesso do blend. Experimente diferentes combinações e adicione temperos e ervas a gosto para criar o hambúrguer perfeito para o seu paladar.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *