Ter em mente uma lista dos melhores peixes para comer é fundamental se você deseja cuidar melhor da sua saúde e da sua família. Incluir o consumo de peixe na dieta só traz benefícios, como melhorar a memória, imunidade, prevenir doenças cardiovasculares e fortalecer os ossos e os dentes. 

Além disso, a carne de peixe é uma fonte de proteína com menos calorias do que as carnes vermelhas e o frango, sendo uma ótima aliada para quem busca emagrecer. 

E as boas notícias não param por aí: essa carne também é muito mais simples de preparar em casa e possui uma variedade de tipos que ajudam na variação do cardápio. 

Nesse conteúdo, vamos trazer uma lista com os melhores peixes para comer, além de listar todos os benefícios que o consumo deste tipo de proteína traz ao nosso organismo. Por fim, você também vai descobrir quais são os melhores peixes para comer com vinho, dando mais sabor aos seus pratos. Acompanhe! 

Benefícios de comer peixe 

Os benefícios de consumir peixe são muitos! Os médicos e nutricionistas recomendam o consumo de uma ou duas vezes na semana para melhorar o funcionamento do organismo. Veja a seguir uma lista com as 7 principais vantagens de consumir este tipo de proteína:

Fortalecer o sistema imunológico

O peixe é fonte de proteínas, gorduras boas e vitaminas, como o Ômega 3, vitamina C e vitamina E. Isso faz com que esse alimento aumente a produção das células de defesa do organismo, além de agir como um anti-inflamatório, protegendo o sistema imune de possíveis inflamações. 

Só isso já seria motivo para aumentar o consumo de peixe na sua casa, não é mesmo? Mas os benefícios não param por aí.

Fortalecer ossos e dentes

Essa é mais uma das razões para você manter consigo uma listinha dos melhores peixes para comer. Afinal, o alimento é rico em cálcio e Ômega 3, ajudando no fortalecimento dos ossos e dos dentes, prevenindo problemas como as cáries e diminuindo a perda óssea, mantendo os ossos mais saudáveis, por mais tempo. 

Prevenir o aparecimento de osteoporose

O peixe é rico em uma das vitaminas mais buscadas por nós: a vitamina D. Isso permite aumentar a absorção de cálcio no intestino e prevenir o desgaste dos ossos, sintoma da osteoporose. 

Além disso, a vitamina D é muito importante para o organismo, porque também ajuda a prevenir problemas como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos. 

Melhorar a memória

Conhecer os melhores peixes para comer é muito fundamental, já que o consumo dessa carne melhora a memória, já que ele é um alimento rico em Ômega 3, antioxidantes e minerais, como o cálcio e o fósforo. 

Esses nutrientes protegem as células do cérebro e aumentam a quantidade de massa cinzenta, o que garante a proteção contra a deterioração relacionada a processos de envelhecimento

Melhores peixes para comer e fazer em casa: conheça os benefícios
Escolha alguns dos melhores peixes para comer e tente alterná-los, para garantir acesso a nutrientes de todos os tipos.

Auxilia na dieta

Outra razão para ficar atento aos melhores peixes para comer: por ser uma carne magra, sem o alto teor de gordura saturada, o peixe é uma ótima fonte proteica e um aliado na perda de peso. 

Um dos benefícios de comer peixe é a ajuda no ganho de massa muscular para ficar em forma e a ingestão de uma porção de gorduras saudáveis para o organismo. Além disso, o baixo teor calórico ajuda a acelerar o metabolismo, o que também influencia na perda de peso.

Proteger o sistema cardiovascular

Atualmente, problemas cardiovasculares são as causas mais comuns de mortes prematuras no mundo. O peixe é uma das fontes mais saudáveis para manter o bom funcionamento do sistema cardiovascular. 

A forte presença de Ômega 3 na proteína ajuda a reduzir a pressão arterial e os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim no sangue, o que diminui o risco de problemas cardiovasculares.

Combater espinhas e melhorar a saúde da pele

Estudos comprovam o efeito benéfico que o óleo de peixe tem em relação a problemas inflamatórios. 

Com sua ampla gama de nutrientes como Ômega 3, proteínas, vitamina A e vitaminas do complexo B, o peixe é capaz de melhorar espinhas e contribuir com a elasticidade da pele, evitando o envelhecimento precoce e doenças de pele, como a psoríase.

Melhores peixes para comer 

Dependendo da região, o tipo de peixe encontrado, assim como seu preço pode mudar bastante. No entanto, sempre terá uma boa espécie para poder incluir no cardápio, adequado para todos os paladares e bolsos. 

Nutricionalmente, há pouca variação entre os tipos de peixe. De forma geral, a grande maioria dos peixes são considerados opções saudáveis para fazer parte da sua rotina alimentar. Entretanto, conheça quais são os melhores peixes para comer:

Linguado

O linguado costuma pesar aproximadamente 2 quilos e medir 50 centímetros. Ocorre desde o litoral do Nordeste até o Sul do Brasil, e pode ser servido frito, cozido, assado e até mesmo cru, como ceviche

É um peixe considerado magro, quase sem espinhas, rico em Ômega 3, ácidos graxos, fósforo, iodo, niacina, selênio e vitaminas B12 e E. Seu efeito anti-inflamatório é importante para a manutenção das membranas celulares, funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos

Bacalhau

O bacalhau é um nome comum a várias espécies, sendo a mais consumida por aqui podendo chegar a 90 quilos. Vive sobretudo no Atlântico Norte e seu preparo fica perfeito em saladas, assados, ensopados ou como recheio de bolinhos. Rico em ômega, ele ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e reduz a incidência de diabetes. 

Outra vantagem do bacalhau é que ele é uma espécie que apresenta pouco acúmulo de mercúrio, metal que reduz a imunidade e causa inflamação do pâncreas. 

Ainda que seja versátil em seu preparo e um dos melhores peixes para comer, o bacalhau possui um único ponto de atenção: sua alta quantidade de sódio.

O bacalhau está entre os Melhores peixes para comer e fazer em casa
O bacalhau é um dos melhores peixes para comer assado, cozido ou mesmo em bolinhos.

Sardinha

A sardinha que vive no litoral brasileiro tem cerca de 20 centímetros e pode ser encontrada em toda costa brasileira, sendo a maior concentração no Sul e Sudeste. 

A sardinha entra na lista de melhores peixes para comer porque, apesar de pequena, é uma das opções mais econômicas — e concentra nutrientes até mesmo na versão em lata. 

Além de Ômega 3, é rica em vitamina D, nutriente que produz a insulina, ajuda na manutenção do sistema imunológico e auxilia na absorção de nutrientes. A sardinha pode ser preparada de diversas formas, sendo mais comum servi-las fritas, grelhadas ou marinadas.

Garoupa

A garoupa é o peixe que aparece nas cédulas de 100 reais. Elas podem medir 1,5 metros, pesar até 60 quilos e são encontradas no litoral das regiões Norte, Nordeste e Sudeste do país. 

Por render filés bem firmes, são ideais para grelhar. A garoupa é uma importante fonte de fósforo, Ômega 3, potássio, selênio, vitaminas B6 e B12. Por conta de tantos nutrientes, este é um dos melhores peixes para comer no dia a dia.

O consumo de garoupa favorece o sistema imunológico dos adultos, mas também é um bom alimento para fazer parte da dieta das crianças, já que ele previne a deficiência de micronutrientes que são importantes para o crescimento e auxilia na formação dos neurônios.

Salmão 

Apesar de alcançar mais de 10 quilos na natureza, a maior parte dos salmões hoje são criados em cativeiro e não alcançam grandes tamanhos. 

Nativo das águas frias do Hemisfério Norte, ele apresenta sabor marcante e coloração laranja, e apesar de ser servido cru na culinária japonesa, também pode ser preparado grelhado, defumado ou assado. 

É simplesmente impossível falar de fontes de Ômega 3, sem falar do salmão. Mas, além deste nutriente, ele também possui ferro, fósforo, magnésio, niacina, potássio, selênio, vitamina A, vitamina B1, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B12 e zinco. 

Por isso, está na lista dos melhores peixes para comer, já que sua carne é essencial para a saúde do coração, cérebro, ossos, dentes e regeneração dos tecidos. 

Dourado 

Existem dois tipos de dourado: o de rio e o do oceano — e ambos fazem parte dos melhores peixes para comer. O do rio, tem escamas e pode atingir 1 metro e mais de 25 quilos e está presente nas regiões Centro-Oeste (Pantanal), Nordeste, Sudeste e Sul. 

É um peixe bem gorduroso e com bastante espinha, e é servido geralmente assado. O “rei dos rios”, como é conhecido, é rico em cálcio, potássio e vitamina B e D, o que ajuda na regeneração de tecidos, regula a pressão e equilibra o PH sanguíneo.

Já a espécie de dourado oceânica, pode passar de 2 metros e pesar mais de 40 quilos. É encontrado em áreas tropicais, principalmente no litoral do Amapá até o de Santa Catarina. 

Com textura firme, é ideal para o preparo de moquecas ou assados. Além de ser fonte de Ômega 3 e cálcio, ele também soma poucas calorias. 

Melhores peixes para comer e fazer em casa
Saiba quais são os melhores peixes para comer com vinho e desfrute de refeições maravilhosas.

Melhores peixes para comer com vinho

Para ter uma experiência muito mais saborosa, tanto do peixe quanto do vinho, é ideal saber harmonizar os dois. Embora a maioria dos tipos de peixe combinem com vinhos brancos, para determinar a melhor harmonização entre o prato e a bebida é preciso considerar questões como a delicadeza, a cor da carne e o preparo.

Por isso, se para você a única regra existente é de que peixes não devem ser servidos com vinhos tintos, saiba que isso é um erro. A seguir, vamos comentar sobre os melhores peixes para comer com vinhos, levando em consideração cada tipo de peixe. Acompanhe!

Peixes delicados

Peixes como o robalo, o linguado, a tilápia e o haddock harmonizam perfeitamente com vinhos brancos cítricos e frescos, como os feitos com as uvas Sauvignon Blanc, Verdejo, Pinot Grigio e Muscadet. 

A combinação é ideal por conta da semelhança entre o vinho e o peixe, já que ambos são delicados. 

Peixes médios

Os peixes de porte médio como aruta, o bagre, a garoupa, o bacalhau, linguado e tamboril são os melhores peixes para comer com vinhos perfumados e de corpo médio, como o Chardonnay e o Chenin Blanc. 

O bacalhau também aceita harmonização com vinhos tintos leves, frescos e frutados já que o seu sabor é mais marcante, ressaltando as características do peixe.

Peixes carnudos

Peixes carnudos, como o atum e o salmão, harmonizam muito bem com vinhos de uva Chardonnay, Riesling e Gewurztraminer. No caso do salmão, é importante considerar para a escolha da bebida o tipo de preparo do peixe. Por exemplo, se o salmão for servido cru, a harmonização perfeita será com um espumante Brut.

Peixes com mais sabor

Peixes com sabor mais forte, como a anchova e a sardinha, pedem a harmonização de um bom espumante, como o Pinot Grigio, o Lambrusco Rosé, o Riesling seco e o Grenache Blanc. É uma forma de limpar o paladar para terem todo o seu sabor apreciado. 

Gostou das dicas com os melhores peixes para comer? Aqui no Savegnago você encontra uma variedade ampla de peixes e vinhos para harmonizar perfeitamente sua refeição.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *