Cuidar dos cabelos faz parte da rotina de cuidados. E como o mundo dos cabelos está em constante mudança, é fundamental estar por dentro das últimas dicas e descobertas dos especialistas no assunto. E se você gosta desse assunto, talvez você já tenha escutado sobre as técnicas no poo e low poo. Mas afinal, o que é isso?
Esses métodos foram criados por Lorraine Massey, inicialmente, para cabelos cacheados e consistem em não utilizar produtos com sulfatos, derivados de petróleo e silicones. No entanto, o sucesso das técnicas fez com que elas se expandissem, sendo utilizadas por qualquer tipo de cabelo.
No conteúdo de hoje você vai entender o que é no poo e low poo, quais são as diferenças entre cada uma dessas técnicas e as suas principais vantagens. Além disso, vamos te dar dicas de como adotar cada um dos métodos em casa, cuidando dos seus cabelos da forma mais natural possível.
O importante é saber que
Gostou, né? Então acompanhe o texto e boa leitura!
O que é no poo e low poo?
No poo e low poo são técnicas de cuidados com o cabelo que não utilizam produtos como sulfatos, derivados de petróleo e silicones. Criadas por Lorraine Massey, inicialmente com foco em cabelos cacheados, os métodos consistem em utilizar apenas produtos que não contenham substâncias que prejudiquem a definição dos fios.
Tudo começou porque Lorraine sendo uma cabeleireira de cabelos cacheados observou que grande parte dos shampoos tradicionais contém agentes de limpeza que estão presentes também em detergentes de cozinha. Ou seja, com uma ação de limpeza tão potente, os shampoos tradicionais também acabam removendo 100% da oleosidade natural dos fios, responsável por manter o cabelo saudável e nutrido.
Além disso, ela sentia a necessidade de cuidados mais específicos para os cacheados que levassem em consideração suas particularidades. Sendo, uma delas, os shampoos tradicionais.
Assim, com o passar do tempo, e com seu conhecimento adquirido, as técnicas foram disseminadas e atualizadas – chegando também às pessoas que possuem cabelos lisos compreendendo os benefícios a todos os tipos de cabelos.
Para entender melhor os malefícios de tais substâncias, vale a pena explicar uma a uma para que você entenda como elas agem no seu cabelo.
Aproveite para saber como fazer um spa day!
Sulfatos
Os sulfatos são considerados componentes pesados de limpeza. Por este motivo são proibidos nas técnicas no poo e low poo. Ainda assim, estão presentes na maioria das fórmulas de shampoos, eles retiram a oleosidade natural do cabelo, deixando-o ressecado.
Essa questão se torna ainda pior em cabelos cacheados e crespos, que já são naturalmente mais secos.
Na técnica low poo são utilizados shampoos com compostos leves, que limpam sem retirar a proteção natural dos fios. Por isso, geralmente fazem menos espuma e podem causar uma certa estranheza durante os primeiros usos.
Derivados de petróleo
Os derivados de petróleo mais comuns são: petrolato, óleo mineral, parafina e vaselina. E, p ara saírem totalmente do cabelo, é necessária uma limpeza profunda com o uso de sulfatos. Por isso, são produtos proibidos nas técnicas no poo e low poo.
Sendo que são muito comuns em condicionadores, máscaras, cremes de pentear e outros produtos finalizadores. Eles dão brilho ao cabelo, mas criam uma “película” que impede a absorção de nutrientes e vitaminas.
Silicones
Os silicones solúveis estão liberados na técnica low poo, mas os insolúveis não.
Isso porque os silicones insolúveis fazem a mesma coisa que os derivados de petróleo. Apesar de darem um resultado bonito após o uso, seus compostos atrapalham o tratamento dos fios.
Com o tempo, esses resíduos acumulam no cabelo, demandando o uso de sulfatos para limpeza.
Diferenças entre no poo e low poo
Muitas pessoas não sabem a diferença entre o no poo e low poo, e é comum que gere dúvidas entre elas.
Na técnica low poo (menos shampoo), o uso de shampoo é liberado, contanto que não haja sulfatos, derivados de petróleo e silicones insolúveis na composição. A mesma regra vale para os demais produtos para cabelo.
Já a técnica no poo (sem shampoo) é mais rígida, e não há o uso de shampoo. Normalmente, a lavagem é feita com co-wash, ou seja, utiliza-se o condicionador sem sulfatos, derivados de petróleo e silicones para a limpeza dos fios.
O que está liberado na técnica low poo
Como vimos anteriormente, no low poo é liberado o uso de shampoo e silicones solúveis. Antes de listarmos o que está liberado na técnica low poo é importante lembrar que o que é liberado para no poo é também para low poo, mas nem sempre o contrário é verdade. Isso porque, como falamos anteriormente, a técnica no poo é mais restrita.
Na hora de comprar um shampoo, estão liberados no low poo substâncias de limpeza leves, como por exemplo:
- Decyl Glucoside Poly Carboxylate;
- Dioctyl Sodium Sulfosuccinate ou Aerosol-OT ou AOT;
- Disodium Laureth Sulfosuccinate;
- Distearoylethyl Hydroxyethylmonium Methosulfate;
- Ethyl PEG-15 Cocamine Sulfate;
- Poliglucosídeos;
- Pluronic e Tetronic Surfactantes;
- Sodium Cocoyl Glycinate;
- Sodium Cocoyl Isethionate;
- Assim como Sodium Lauryl Glucose Carboxylate;
- Sodium Lauryl Sarcosinate;
- Sodium Lauryl Sulfoacetate;
- E também Sodium Methyl 2-Sulfolaurate ou Disodium Sulfolaurate.
Afinal, quando escolhemos, por exemplo, qual o melhor protetor solar, procuramos saber quais seus componentes, não é mesmo? E, assim, não poderia ser diferente com os cabelos.
Vantagens do no poo e low poo
Ainda que muitas pessoas não saibam o que é no poo e low poo, é imporante saber que essas técnicas possuem muitas vantagens.
Ambas as técnicas são recomendadas especialmente para pessoas com cabelos cacheados e crespos, cabelos quimicamente tratados e danificados. Com produtos mais suaves e que agridem menos os fios, e com o tempo é possível notar cabelos mais leves, brilhantes, macios e com menos frizz. Conheça algumas das vantagens:
Cabelos naturais
As técnicas no poo e low poo surgiram para ajudar as pessoas a aceitarem a textura de seus cabelos naturais.
Cabelos cacheados e crespos são mais secos, por isso é preciso ter muito cuidado na hora de escolher os produtos. Uma das principais causas da falta de hidratação nos cabelos é o uso direto de sulfatos durante os cuidados capilares.
Durabilidade da tintura
Quem adota técnicas no poo e low poo sempre tem dúvidas se pode ou não tingir os cabelos.
A boa notícia é que está liberado, já que a maioria das tinturas são livres de sulfato. Inclusive, as técnicas no poo e low poo ajudam a manter a cor por mais tempo, já que não utilizam sulfato, responsável pela remoção agressiva dos pigmentos de cabelos coloridos.
Meio Ambiente
Não utilizar derivados de petróleo é uma atitude que ajuda a natureza. O petróleo é, atualmente, um dos principais responsáveis por vazamentos e catástrofes ambientais.
A cada dia que passa o mundo caminha na direção de cosméticos naturais, que prezam pelo poder das ervas e óleos vegetais.
Menos frizz
Como resultado de um cabelo naturalmente mais hidratado, seja por uso de shampoo sem sulfato (low poo) ou sem o uso de nenhum shampoo (no poo), você terá o frizz consideravelmente reduzido. Desse modo, será possível notar cachos mais definidos e leves, sem a necessidade de usar dezenas de cosméticos.
Cabelos lisos e oleosos, e as técnicas no poo e low poo
Algumas pessoas, principalmente de cabelos finos e lisos, possuem o couro cabeludo extremamente oleoso e não conseguem ficar sem produtos de limpeza profunda.
Para este tipo de público, é preciso paciência. Não adianta do dia para a noite deixar de usar shampoo com sulfato.
No entanto, saiba que o shampoo comum retira do cabelo a oleosidade natural em grande quantidade e, para compensar a secura ocasionada, o couro cabeludo vai lá e produz ainda mais oleosidade e em menos tempo. Esse fenômeno é conhecido como “efeito rebote”, e é muito comum em pessoas que sofrem com excesso de oleosidade.
A primeira etapa da transição para no poo e low poo é desapegar do excesso de limpeza. Isso costuma ser um processo demorado, principalmente para quem tem cabelos finos ondulados, cacheados e lisos, já que os cabelos ficam oleosos mais rápido.
Aconselha-se a lavagem de 2 a 3 vezes por semana e, depois de alguns meses sem sulfatos, você vai perceber que a oleosidade do couro cabeludo vai diminuir pouco a pouco.
Como adotar essas técnicas em casa
Agora que você já sabe o que é no poo e low poo, temos algumas dicas sobre como adotar essas técnicas em casa!
Comece substituindo primeiro os condicionadores, máscaras e cremes para pentear, evitando que o seu cabelo acumule ainda mais resíduos a cada lavagem.
Por fim, se você optou pela técnica low poo, troque o seu shampoo com sulfato por um sem.
Para lavar os cabelos com low poo, siga os passos a seguir:
- Molhe seus cabelos no banho, mas não use água muito quente, pois ela resseca e descama não só seu cabelo, mas também sua pele.
- Pegue o shampoo sem sulfato de sua escolha e massageie todo o couro cabeludo. Evite passar shampoo no comprimento e pontas, apenas o enxágue é suficiente para remover a sujeira e não agredir os fios. E lembre-se: é normal que o shampoo sem sulfato faça pouca espuma.
- Enxágue todo o cabelo e couro cabeludo abundantemente, removendo toda a espuma.
- Aplique o condicionador ou máscara liberada para Low Poo e massageie mecha por mecha, do comprimento às pontas. Enxágue bem e deixe secar naturalmente ou com a ajuda de um difusor.
Para lavar cabelos com no poo, siga os seguintes passos:
- Molhe os cabelos no banho.
- Pegue uma quantidade do condicionador escolhido e, com as pontas dos dedos, massageie o couro cabeludo. Será preciso paciência e tempo para massagear o couro cabeludo inteiro sem espuma. Faça o movimento por todo o couro cabeludo, começando nas têmporas, continuando até o topo e descendo para parte de trás da cabeça.
- Enxágue abundantemente para remover todo o creme.
- Se achar necessário, você pode aplicar um condicionador hidratante ou máscara sem silicones do comprimento às pontas. Assim, massageie mecha por mecha até sentir que o cabelo está bem sedoso. Enxágue completamente ou deixe alguns resquícios, de acordo com a quantidade de hidratação que seu cabelo pede.
O cuidado com os cabelos é um assunto muito importante no dia a dia. Então, agora que você já sabe o que é no poo e low poo, os benefícios e como adotar essas técnicas em casa, só falta comprar os produtos. Mas lembre-se de procurar uma avaliação médica para ter certeza de que os métodos são a melhor escolha para você.
Por isso, aqui no Savegnago você encontra uma variedade de produtos para escolher aquele que melhor se adapta a você. Vá até uma de nossas lojas ou então, se preferir, compre pelo site e receba aí na sua casa.
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário