O que é a Campanha Novembro Azul?

Surgido em 2003 na Austrália, o Novembro Azul é uma campanha mundial que visa reforçar a importância de prevenir e diagnosticar precocemente doenças masculinas, com ênfase no câncer de próstata.

A doença é a segunda maior causa de morte por câncer em homens, atrás somente do câncer de pele não-melanoma. Uma das principais razões para isso é o descuido dos homens com a saúde, deixando em segundo plano consultas médicas e exames de rotina.

Muitos homens negligenciam a saúde, em especial a saúde da próstata, devido ao preconceito e o desconforto social com o exame do toque retal. Mas é importante lembrar que deixar o preconceito de lado é a melhor forma de cuidar da sua saúde!

O Savegnago sabe da importância do Novembro Azul e trouxe algumas informações sobre o tema aqui para o blog. Afinal, informação é proteção!

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Assim como ocorre na maioria dos tipos de câncer, a evolução do câncer de próstata na fase inicial é silenciosa. Alguns dos sintomas iniciais podem ser dificuldade para urinar, necessidade de urinar com mais frequência ou à noite (semelhantes ao do crescimento benigno da próstata).

Já em uma etapa mais avançada, o câncer de próstata pode causar dor óssea, fluxo urinário fraco ou interrompido, sangue na urina, disfunção erétil e, quando em quadro mais grave, insuficiência renal ou infecção generalizada.

Existem fatores de risco?

Existem, sim. É fundamental estar atento(a) aos fatores de risco e fazer exames com regularidade para identificar um tumor caso ele apareça. Entre os fatores de risco estão:

Idade: a idade média dos homens com câncer de próstata é de 66 anos e tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam após os 50 anos;

Familiares próximos, como pai ou irmão, com câncer de próstata antes dos 60 anos, o que pode refletir tanto fatores genéticos quanto estilo de vida;

Excesso de gordura corporal, que aumenta o risco de câncer de próstata avançado;

Exposição a substâncias químicas, como aminas aromáticas (usadas nas indústrias mecânica, química e de transformação de alumínio), arsênio (agrotóxico e conservante de madeira), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, HPA (hidrocarbonetos policíclicos aromáticos), fuligem e dioxinas.

Detecção precoce e diagnóstico

Detectar o câncer de próstata em fase inicial é um dos principais fatores de sucesso no tratamento.

É possível fazer a detecção precoce com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Ao identificar um ou mais sintomas, procure um médico para realizar o exame de toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do antígeno prostático específico (PSA).

É importante lembrar que os sintomas (dificuldade de urinar, sangue na urina etc) também aparecem em outras doenças e disfunções, portanto nem sempre significam a presença de um tumor. Mas, de todo modo, é importante investigá-los para descobrir sua real causa.

Quais as formas de tratamento?

Antes de tudo, a escolha do tratamento é individual e deve estar de acordo com a situação de cada paciente. Sua definição acontece por meio do contato entre médico e paciente, ambos avaliando os benefícios e riscos de cada forma.

Quando a doença está na forma localizada (somente na próstata, sem incluir outros órgãos), costuma-se oferecer radioterapia, cirurgia ou observação vigilante (em casos muito especiais).

Se a doença está localmente avançada, os métodos mais utilizados são combinações entre radioterapia ou cirurgia com tratamento hormonal.

Por fim, caso a doença esteja na fase metastática (espalhada por outros órgãos e partes do corpo), a terapia hormonal é a forma de tratamento mais recomendada.

Cuide de você!

Cuidar de você e de quem você ama é importante não só no Novembro Azul, mas no ano inteiro!

O Savegnago incentiva o cuidado com a saúde em todos os aspectos. Além de fazer exames e ir ao médico com regularidade, priorize praticar atividades físicas, alimentar-se bem, dormir as horas necessárias e reservar um tempo do seu dia para atividades de lazer e diversão com família e amigos.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *