O Brasil é líder na produção dessa fruta e está distribuída por todo o território Nacional, sendo o Estado de São Paulo, o maior produtor.

A colheita da Banana dá-se o ano inteiro, a contar dos 12 meses do plantio, e sua colheita, normalmente, com o volume maior de dezembro a abril. Entre espécies cultivadas ou selvagens, existem mais de mil tipos de banana espalhadas pelo mundo.

Por esse motivo, prefira consumir as frutas na época da safra, além de mais suculentas, frescas e nutritivas, costumam ser mais baratas.

A banana é uma fruta de clima tropical, conhecida mundialmente, fonte de energia e rica em nutrientes essenciais à saúde. Muito querida no gosto popular, desde a introdução alimentar até a fase idosa.

Do ponto de vista nutricional é um alimento completo, composta por carboidratos, água, rica em sais minerais como sódio, magnésio, fósforo e, em especial, o potássio, além das Vitaminas, A, C, E e do Complexo B e fonte de fibras solúveis e insolúveis.

O valor nutritivo varia para cada espécie, mas todas possuem características semelhantes em quantidades calóricas e de potássio presente na fruta. Lembrando que, a concentração maior desse mineral apresenta-se na sua casca e não na polpa.

Podemos listar algumas espécies de bananas mais consumidas e conhecidas, são elas:

Banana Prata: de polpa consistente, maior durabilidade e apresenta menor teor de açúcares na sua composição.

Banana Maçã: espécie de melhor digestão, de polpa macia e exala um cheiro similar ao da fruta maçã. É indicada no quadro clínico de diarréias.

Banana Ouro: uma das espécies mais calórica, a menor, sua polpa é doce e perfumada.

Banana Nanica: também conhecida como Banana d’água, a mais popular, consumida in natura e muito usada em diversas preparações doces e salgadas como bolos, cremes e frappés. Possuem propriedades laxativas.

Banana da Terra: é a espécie que apresenta maior concentração de Vitaminas A e C. Podemos consumi-la em preparações doces e salgadas, fritas, assadas, cozidas, maduras ou verdes.

Banana Verde ou Madura?

Há quem prefira consumi-las verdes em forma de chips saudáveis, liofilizadas ou maduras como sobremesas.

Se consumida verde, suas propriedades auxiliam em alguns quadros gastrointestinais como diarréias e úlceras. No entanto, quando a banana atinge o grau de maturação, os níveis de nutrientes aumentam também, segundo estudos científicos, demonstram um aumento grande e eficaz do sistema imunológico e defesa contra bactérias, fungos e vírus.

Outros benefícios importantes:

O Amido que a fruta possui em sua composição é capaz de fornecer energia suficiente nas atividades físicas, podendo ser utilizada como opção de Pré e Pós treinos, pois prolonga a saciedade.As Fibras Solúveis presentes nas Bananas são importantes na ação da diminuição do nível de Colesterol no sangue e na Prevenção do Câncer Intestinal.

Essa fruta apresenta o Aminoácido Triptofano, importante na regulação do humor e obtido pela alimentação.Evita cãibras, não somente pela presença do potássio como também, do magnésio. Ambos equilibram a perda hídrica intra muscular, ou seja, as dores podem ser relacionadas à perda de líquidos, por exemplo, durante práticas excessivas de atividades físicas.

Dicas da Nutri: Receita nutritiva, econômica, de fácil preparação, aceitação e de utilização integral da Banana.

O foco é não desperdiçar partes das frutas ricas em Vitaminas e Minerais que por muitas vezes tratamos como lixo, aliando a Saudabilidade dos alimentos.

Bolo de Banana com Casca

Ingredientes

4 unidades média de Banana madura

3 xíc.(chá) de Farinha de Trigo

2 xíc.(chá) de Açúcar Demerara, Orgânico ou Mascavo

1 xíc. de Leite

2 colheres de sopa de Manteiga

4 Ovos

1 colher de Fermento em Pó

Manteiga e Farinha de Trigo para untar

Finalizar polvilhando em cima do bolo canela a gosto

Modo de Preparo

Lave as bananas esfregando-as com as mãos debaixo da torneira e deixe-as de molho por 15 minutos em solução clorada. Para cada 1l de água adicionamos 1 colher de sopa de água sanitária sem cheiro.Comece a receita separando as claras das gemas. Bata as claras em neve, leve-as para a geladeira e reserve, dessa forma as claras conservam o estado firme.No liquidificador coloque as bananas picadas, as 4 gemas, o leite e a manteiga. Bata até conseguir uma massa homogênea, reserve.Num refratário junte a farinha de trigo, o açúcar e o fermento.Adicione a mistura do liquidificador no refratário dos ingredientes secos, misture bem.Incorpore a clara em neve na massa e leve para assar no forno preaquecido à 180 graus por aproximadamente 40 minutos.Depois de assado, desenforme e polvilhe a canela à gosto.

Não se preocupe, a casca da banana desaparecerá por completo!

Rafaella Cartolano

CRN: 14476

Loja de atendimento: Loja 20

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *