As frutas são alimentos fundamentais para nossas vidas – isso porque, além de serem ricas em vitaminas e minerais, nos fornecem água, fibras, compostos antioxidantes e nutrientes que são muito importantes para prevenção de doenças, fortalecimento do sistema imunológico, formação da massa óssea, bom funcionamento do intestino e controle da saciedade.

A carência de vitaminas e minerais pode interferir na nossa saúde física, mental e emocional. Por isso, mantenha sempre uma alimentação saudável, variando as frutas ao longo do dia – garantindo assim uma diversidade de nutrientes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, devemos consumir de 3 a 5 porções de frutas diariamente. Lembrando sempre de respeitar a individualidade de cada pessoa.

Incluir frutas na rotina contribui também para a nossa hidratação. Melancia, melão, abacaxi, mamão, laranja e morango, por exemplo, estão na lista das frutas campeãs de hidratação – já que possuem mais de 70% de água a cada 100 gramas em sua composição.

Confira um pouco mais sobre essas frutas rainhas da hidratação.

Melancia: com 96% de água, a melancia é uma das frutas que mais hidratam. Além disso, é rica em vitaminas A, vitaminas do Complexo B, potássio, fósforo, cálcio e licopeno.

Melão: fruta de baixa caloria, fornece 90% de água para nossa hidratação. Possui cálcio, magnésio, potássio, vitamina C e vitaminas do Complexo B.

Laranja: além de ser uma famosa fonte de vitamina C, também oferece cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Composta por 90% de água contém fibras e antioxidantes.

Mamão: fruta rica em vitamina A, vitamina C, vitamina E, cobre e magnésio. Além disso, possui 88% de água em sua composição.

Morango: fonte de fósforo, potássio, magnésio, silício e vitamina K. A ingestão de 100 gramas da fruta significam 90% de água.

Abacaxi: fonte de ácido málico, vitamina C e bromelina, que auxiliam na digestão. Contém cerca de 86% de água, por isso, também é uma excelente opção quando o assunto é hidratação.

O melhor disso tudo é que você pode consumir as frutas das mais diversas formas, como em sucos, in natura, em receitas… enfim, como você quiser!

No outono e inverno, a necessidade de hidratar-se é essencial – tanto quanto em outras estações do ano. Por isso, faça chuva ou faça sol, para auxiliar na boa hidratação de seu corpo, e afastar doenças respiratórias e alérgicas tão comuns nessas épocas do ano, inclua essas frutas em seu plano alimentar!

E aí, vai passar a incluir mais frutas no seu dia a dia? Então é só passar no Savegnago mais próximo (ou acessar o nosso site) para encontrar uma enorme variedade de frutas, além de verduras e legumes, em nosso hortifruti.

Projeto Nutriação

Nutricionista responsável pelo texto: Fabiana (CRN: 24500)

Loja atendida: 18 (Bebedouro)

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *