Você sabe escolher desodorante? Desodorantes ou antitranspirantes, roll-on ou aerosol? O Blog do Savegnago preparou um guia básico para você saber as diferenças e escolher o que mais se encaixa nas suas necessidades. Confira, abaixo.

Desodorante X Antitranspirante

Começamos por esclarecer a diferença entre desodorante e antitranspirante. Todos os antitranspirantes são desodorantes, mas nem todos os desodorantes são antitranspirantes.

O suor não tem um cheiro próprio. O que causa o mau odor são bactérias que vivem na pele e se alimentam do suor, liberando um mau cheiro quando começam a se multiplicar. Os desodorantes impedem o crescimento dessas bactérias.

Já os antitranspirantes evitam o próprio suor por meio de substâncias que bloqueiam a saída das glândulas sudoríparas das axilas, impedindo que elas “suem”.

Fique sempre atento ao rótulo antes de comprar.

O que é melhor: roll-on ou aerosol?

Muita gente já me perguntou qual o tipo de desodorante mais eficiente: roll-on ou aerosol. Na verdade, essas são diferentes formas de aplicação e têm bem menos a ver com a eficiência do produto do que a fórmula em si. A eficácia do antitranspirante – ou seja, o quanto ele vai segurar seu suor – depende da quantidade de sais de alumínio na composição.

Muitos médicos dizem que o ideal está entre 10% e 13% desses sais na fórmula, que é mais ou menos o que encontramos nos desodorantes comuns. Para quem transpira mais do que o normal, no entanto, existem opções com concentrações mais altas.

Dito isso, vamos voltar à polêmica “Spray x Roll-On”. Aqui não existe muito segredo – é só escolher o método de aplicação que é mais confortável para você. Os antitranspirantes em spray costumam ser mais práticos, já que secam bem rápido. Em compensação, não são uma boa pedida para quem tem muito pelo na axila, uma vez que o produto corre o risco de ficar barrado nos pelos antes de chegar à pele. Nesses casos, o roll-on vai ser mais eficiente, pois facilita o contato com o órgão.

O legal é que existem ainda outros formatos de desodorante além dos clássicos spray (ou aerosol) e roll-on. Sabia disso? Eles seguem a linha do roll-on, já que são aplicados diretamente na pele, porém têm texturas e formas diferentes que podem agradar certos homens.

Os antitranspirantes em gel são um bom exemplo disso. São queles old-school que você gira embaixo e o gel sai em “minhoquinhas”. Eles têm uma textura mais consistente que o creme dos desodorantes roll-on e facilitam a vida de quem gosta de aplicar grandes quantidades de uma vez só. Em compensação, são os que mais demoram para secar.

Por outro lado, há também os antitranspirantes sólidos, que têm tempo recorde de secagem. Não proporcionam a sensação de frescor dos outros produtos, porém são conhecidos pela eficácia e longa duração.

Durante algum tempo esses produtos sumiram das prateleiras pois deixavam resíduos brancos nas axilas. Hoje em dia, porém, já existem os Invisible Solids – antitranspirantes sólidos transparentes e invisíveis, como os da tradicional marca americana Ban. Existe inclusive a opção sem fragrância, para quem já usa perfume no dia a dia.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *