Tomar a sua cerveja favorita onde você estiver não tem preço, não é mesmo? Paixão mundial, a bebida faz parte da rotina dos brasileiros e ganha, a cada ano, mais popularidade. Com isso, uma prática muito comum em países da Europa e nos Estados Unidos ganhou força no Brasil: o uso de growler para cervejas

Mas você sabe o que é um growler? Se a resposta for não, você está no lugar certo. No conteúdo de hoje vamos te ensinar o que é, como ele surgiu, quais os tipos de growlers existentes e como usar um. Além disso, vamos te dar dicas de como adquirir um para chopp ou cerveja, e como manter os cuidados com o recipiente. Quer descobrir? Vamos lá!

O que é um growler?

O growler nada mais é do que um recipiente – ou um garrafão – que varia de 1L a 5L de capacidade de volume, usado para o transporte e armazenamento de cervejas. Ele pode ser feito de vidro, cerâmica, pet ou alumínio, e possui um fechamento próprio para armazenar cervejas servidas na pressão (também chamadas de “on tap”) ou chopes.

Muito prático, o growler mantém o sabor, aroma e demais propriedades da cerveja, podendo conservar a bebida por até 7 dias, desde que mantido em temperaturas corretas. As tampas do growler são de rosca ou de presilha, o que garante uma boa vedação que mantém o gás do chopp por mais tempo possível. 

Além de muito prático, é importante lembrar que o uso do growler torna o consumo de cerveja muito mais sustentável, reduzindo o consumo de garrafas de vidro ou latas de alumínio!

Tipos de growler

Como vimos anteriormente, um growler pode ser feito de diferentes materiais. A seguir, vamos listar os principais tipos encontrados no mercado, e as características de cada um. Importante lembrar que a capacidade dos growlers pode variar entre 1L e 5L, e as opções de estampas são muito variadas!

Growler de cerâmica

Apesar de ser um dos modelos mais bonitos, é também um dos growlers mais frágeis, o que requer o dobro de atenção na hora de manusear. Além disso, pela cerâmica ser um material muito frágil, não se recomenda o envase por contrapressão. 

Growler de alumínio (inox)

O modelo de inox é também um dos mais bonitos e, além disso, também é o que tem um dos melhores tipos de vedação. Pela qualidade, seu preço é mais elevado em relação às demais opções disponíveis no mercado. 

Growler de vidro

O growler de vidro é o mais usado no Brasil, devido ao seu custo-benefício. Com várias possibilidades de estampas, esses modelos possuem tampas de rosca ou pressão e mantêm a vida útil da cerveja por um período aceitável de tempo. Se escolher essa opção de growler, dê preferência a vidros de cor escura (âmbar), pois isso minimizará a incidência de luz na cerveja

Na imagem, temos uma taça cheia de cerveja ao lado de um growler, ambos em cima de um barril de madeira com sementes de lúpulo espalhadas.
O Growler para chopp ajuda a manter o aroma e o sabor da bebida.

Growler de pet

Os growlers de pet são geralmente usados para comercialização de chopes e cervejas especiais em mercados e E-commerces. Se você procura por um, são boas as opções para momentos em que você precisa de uma solução fácil e prática. Por não serem retornáveis como as opções anteriores, são os modelos mais baratos no mercado, e deixam a desejar na capacidade e qualidade de armazenamento. 

Como os growlers surgiram?

Os registros do primeiro uso de growler foram feitos ainda no Século XIX, nos Estados Unidos, apesar de ser um estilo europeu de armazenar cerveja. O growler foi criado para que a população pudesse consumir cerveja em casa, já que na época as cervejas de garrafa não eram tão comuns. 

Com o surgimento das cervejas de garrafa, o growler caiu no desuso, voltando a ativa nas cidades americanas e europeias quando as cervejas especiais, ou craft beers, começaram a ganhar fama. Atualmente, a moda do growler está presente no Brasil, e boa parte dos bares e lojas especializadas em chopes cervejas artesanais já oferecem a opção de levar cervejas para a casa no seu próprio growler

E se você gosta de curiosidade, aqui vai uma: especialistas na língua inglesa afirmam que o nome growler pode ter surgido a partir do barulho que o gás carbônico faz quando a cerveja é agitada. Dizem que esse barulho se parece com o rosnar de um cachorro, em inglês “growl”, resultando no nome “growler” para o recipiente.  

Como usar os growlers e quais os cuidados?

O growler é um objeto muito seguro para armazenar cervejas e chopes. No entanto, é preciso se certificar de que a tampa foi bem fechada, a fim de evitar desperdícios e garantir a qualidade da bebida por mais tempo. 

Além da atenção com a tampa, alguns cuidados a mais com o growler também são necessários se você quer manter o sabor e o aroma da sua cerveja. Veja a seguir.

Lavagem e secagem do recipiente

O primeiro cuidado é com a lavagem. Lave o growler após cada uso com bastante água e uma gota de detergente. Evite produtos de limpeza ou álcool. Certifique-se de que tirou todo detergente, pois um pouquinho de espuma que sobra é capaz de mudar completamente o sabor da sua cerveja. 

Lembre-se de deixar o growler secando de cabeça para baixo e só guarde quando estiver totalmente seco. E atenção! Antes de enchê-lo, passe um pouco de água, mesmo o growler estando lavado, para garantir que não tenha nenhum resíduo ou poeira. 

Manipulação e armazenagem do conteúdo

Cuidado também ao manipular o seu growler. Principalmente os tipos de cerâmica e vidro, pois tendem a rachar ou trincar, prejudicando a pressão interna que mantém a qualidade, sabor e aroma da sua bebida. 

A dica final de cuidados vai para o local onde você compra a sua cerveja ou chopp. Você pode ter o melhor recipiente do mercado, mas se a cerveja antes de ser comercializada não foi armazenada corretamente, ela já perdeu qualidade. Por isso, atente-se à cerveja que compra, verificando sempre a sua coloração e a quantidade de gás. 

Como adquirir um growler?

Chegou a hora de abandonar a cerveja de garrafa e investir em um growler. Mas você deve estar se perguntando, onde encontrar um? Você pode encontrá-lo na maior parte das cervejarias, lojas especializadas e até mesmo supermercados. Por lá, você irá se deparar com diferentes modelos, tipos e tamanhos, e poderá escolher o de sua preferência. 

Mas lembre-se: não se deixe levar apenas pela aparência ou preço do growler. O ponto mais importante a se considerar na escolha de um growler é a vedação da tampa. Não adianta ser bonito, mas deixar o gás do seu chopp vazar. Atente-se na rosca, nos anéis de vedação e em tudo o que for relacionado a este fator.

Na imagem temos três growlers de vidro escuro, um ao lado do outro.
É sempre importante se atentar à vedação e a quantidade de luz que o recipiente permite passar até a bebida.

Por fim, prefira materiais transparentes ou opções que permitam ver o que tem dentro. Isso vai te ajudar bastante na hora de acompanhar o volume da sua cerveja para saber quando será necessário repor. Além disso, também facilita o acompanhamento do aspecto do líquido no interior do growler. 

O blog do Savegnago sempre traz dicas para facilitar a sua vida! E agora que você já sabe o que é um growler, confira nossas dicas de petiscos fáceis para harmonizar com cerveja

Além das lojas perto de você, faça seu pedido através do nosso site, e receba tudo sem sair de casa. Muita qualidade e praticidade para sua vida. Aproveite!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *