O movimento Outubro Rosa teve sua origem no início da década de 1990, com o nobre propósito de disseminar a conscientização sobre o controle e prevenção do câncer de mama. Ao longo do tempo, essa data se transformou em um movimento de alcance global, sendo celebrada anualmente.

A essência do Outubro Rosa reside na disponibilização e compartilhamento de informações cruciais acerca dessa enfermidade. Isso inclui orientações sobre como conduzir o autoexame, quais exames clínicos são relevantes para fins diagnósticos, identificação de sintomas e outras informações pertinentes. Além disso, o movimento se empenha em ampliar o acesso aos serviços relacionados ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Outubro Rosa: conscientização para todos

Este tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres em escala global, ocupando, também, a primeira colocação em termos de mortalidade. Os indícios mais significativos compreendem a presença de nódulos nas mamas, na região das axilas e no pescoço, bem como a secreção de fluidos pelos mamilos, alterações nessa área e a manifestação de vermelhidão ou textura semelhante à casca de laranja na pele mamária, entre outros sintomas.

O movimento Outubro Rosa ganha relevância por ser abraçado cada vez mais por empresas e instituições. Estas entidades demonstram um comprometimento notório com o tema, promovendo ações e oferecendo palestras que estimulam o conhecimento e o autocuidado.

Neste ano, mais uma vez, a rede de supermercados Savegnago promoverá carretas de mamografia em algumas de suas filiais, viabilizando o acesso ao exame para um maior número de mulheres. É fundamental acompanhar nossa programação no mês de outubro e verificar a disponibilidade das carretas em sua cidade ou nas localidades vizinhas.

A importância do diagnóstico precoce no enfrentamento do câncer de mama não pode ser subestimada, aumentando as chances de recuperação em até 70%. Para isso, é crucial realizar exames de rotina com regularidade, conhecer o próprio corpo minuciosamente, efetuar o autoexame e, a partir dos 50 anos, realizar mamografias, no mínimo, a cada dois anos. Mulheres com predisposição genética devem iniciar os exames por volta dos 25 anos de idade.

Junte-se a essa causa nobre e faça do Outubro Rosa um período de esperança, atenção à saúde e celebração da vida.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *