A festa junina é um dos eventos preferidos dos brasileiros. Afinal, não há quem não goste dessa combinação de música, cultura e diversas comidas saborosas. Porém, quem prefere levar uma vida mais leve, muitas vezes tem dificuldade em encontrar petiscos para degustar nessa celebração. Por esse motivo, receitas como a paçoca low carb  são bastante procuradas nessa época.

Com elas, não é preciso abrir mão desta que é uma das comidas preferidas da festa, e também garante-se que a dieta não será totalmente quebrada. Sendo assim, aprender como fazer esse prato é uma excelente ideia, principalmente nesses meses de inverno. 

Sabendo disso, criamos aqui um artigo completo com uma receita simples e prática de paçoca low carb, bem como outros pratos para deixar seu inverno ainda mais feliz, prazeroso e sem alterar a sua dieta! Quer saber mais? Então continue acompanhando!

Afinal de contas, amendoim é saudável?

Além de muito gostoso, o amendoim é também bastante saudável e benéfico para o organismo humano, sendo uma ótima fonte de gorduras insaturadas e de vitaminas. No entanto, ele é muito calórico, devendo ser consumido moderadamente.

Em sua composição, ele possui vitaminas do complexo B, E, fósforo, zinco, magnésio, cobre, cálcio, potássio e folato. Além disso, em sua casca encontramos muita fibra.

Como dissemos, o amendoim é saudável por ser uma ótima fonte de gorduras insaturadas, as chamadas gorduras do bem. Entre elas destacamos o ômega 9 e o ômega 6, elementos presentes nas oleaginosas.

Um ponto que pode ser negativo é que, em apenas 100 gramas do alimento, tem-se cerca de 600 calorias. Sendo assim, ele não é muito indicado para pessoas que estão em dietas para perda de peso.

Se esse for o seu caso, não se preocupe! Além da receita de paçoca low carb, separamos várias outras delícias de festa junina feitas com ingredientes funcionais e muito saudáveis.

Paçoca low carb e outras 6 receitas para sua festa junina fit

Se você não gosta de se descuidar do corpo, com toda a certeza já deixou de aproveitar muitas das delícias de uma festa junina.

Porém essa não precisa mais ser a sua realidade! 

Separamos aqui 6 receitas para você fazer a sua própria festa junina fit, sem abrir mão do sabor e sem fugir da dieta. Acompanhe abaixo!

Amendoins com casca como ingrediente da paçoca low carb
Apesar de calórico, o amendoim, ingrediente principal da paçoca low carb, é muito saudável!

Paçoca low carb

Apesar de o próprio amendoim ser bastante calórico, a paçoca low carb continua sendo uma ótima opção fitness para sua festa junina!

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • ⅓ xícara de farinha de amêndoas ou de aveia;
  • 6 colheres de sopa de amendoim, sem sal e sem casca;
  • 4 colheres de sopa de açúcar demerara, mascavo ou de coco.

Modo de preparo

O primeiro passo para preparar a sua paçoca low carb é bater o amendoim em um liquidificador ou processador até que ele vire uma farinha fina. Depois, coloque-o em um recipiente e adicione o óleo de coco, a farinha e o açúcar.

Com a ajuda de uma espátula, misture bem até que a mistura fique totalmente homogênea. Depois, é só moldar conforme o formato desejado. Uma ideia bacana é um cortador de massas em formato redondo, por exemplo. 

Nesse momento, amasse bem e aperte bastante, para que a sua paçoca fit não quebre na hora de desenformar e fique bem bonita para a sua festa junina!

Doce de abóbora sem açúcar

O doce de abóbora é outra delícia clássica das festas juninas. A abóbora é um alimento com poucas calorias, mas muito saboroso e nutritivo, o que torna essa receita ainda mais especial!

Ingredientes

  • 100 ml de suco de maçã;
  • 50 g de abóbora ralada seca;
  • Meia colher de café de canela em pó.

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes e leve a fogo baixo, deixando até que cozinhe. Caso perceba que o suco não foi suficiente para a abóbora, acrescente aos pouquinhos, permitindo que amoleça.

Bolo de laranja funcional

Assim como a paçoca low carb, o bolo de laranja é o queridinho de muita gente não só na época de festa junina, mas também no ano todo. Confira como fazer uma receita funcional desse bolo clássico!

Bolo de laranja fit em ma bandeja preta
O bolo de laranja funcional é, assim como a paçoca low carb, uma ótima opção para a sua festa junina fit!

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de aveia, misturada com uma xícara de farinha de trigo;
  • 3 ovos;
  • 2 laranjas peras médias e com casca;
  • 1 xícara e meia de açúcar;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • Meia xícara de óleo.

Modo de preparo

Retire as cascas da laranja, tentando remover ao máximo a parte esbranquiçada que pode amargar o bolo. Além disso, também vale retirar as sementes para que não fiquem pedaços duros na maçã. 

Depois, coloque as laranjas picadas no liquidificador junto com os demais ingredientes, menos o fermento. Bata até que a massa fique completamente homogênea. Por último, coloque o fermento e continue batendo por cerca de um minuto. 

O próximo passo é colocar para assar, acompanhando sempre. Ficará pronto em cerca de 30 a 40 minutos. Caso prefira, pode adicionar uma calda ou cobertura, de acordo com sua preferência. 

Canjica funcional

O coco já é um dos queridinhos das receitas funcionais, mas essa receita é ainda mais especial por ter em seus ingredientes também a biomassa de banana verde. Confira!

Ingredientes

  • 50 g de coco ralado; 
  • 750 ml de leite vegetal ou desnatado;
  • 400 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde;
  • 250 g de canjica branca;
  • 3 colheres de sopa de açúcar de coco ou açúcar mascavo;
  • 200 ml de leite de coco;
  • Uma pitada de sal marinho;
  • Canela em pau.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, deixe a canjica hidratar na água por algumas horas. Certo tempo depois, coloque os grãos em uma panela de pressão com todos os ingredientes, exceto pelo coco e pelo leite de coco. Deixe a mistura cozinhando por 40 minutos. 

Depois, abra a panela e deixe que a mistura esfrie. Quando já estiver bem morna, coloque o coco e o leite de coco. Após, leve mais uma vez ao fogo e deixe ferver, mas dessa vez sem utilizar a pressão

Quando essa mistura atingir um ponto bem cremoso, já estará pronta para consumo. Pode ser ingerida quente ou fria.

Pipoca de sagu

O sagu tem vários benefícios para a saúde, como o ganho de peso saudável, uma melhora na digestão e até o fortalecimento dos ossos. Além disso, essa é uma das receitas mais simples de serem feitas. Confira!

Ingredientes

  • Meia xícara de chá de sagu;
  • 1 fio de azeite.

Modo de preparo

Em fogo baixo, despeje o sagu em uma panela e acrescente o fio de azeite. Tampe e deixe que o sagu estoure. Essa deliciosa pipoca pode ser servida com ou sem cobertura, doce ou salgada, dependendo de sua preferência.

Bolo de milho funcional

O milho é o queridinho das festas juninas, por isso aprender a fazer um bolo de milho funcional é quase tão interessante quanto uma receita de paçoca low carb.

Milho como um dos ingrediente do bolo de milho funcional
O bolo de milho funcional e a paçoca low carb são delícias que tornarão sua festa junina fit ainda mais especial!

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de óleo de canola;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 3 ovos;
  • 1 copo de leite de amêndoas;
  • 1 xícara de amido de milho;
  • 1 xícara de chá de açúcar demerara;
  • 1 xícara de chá de milho cozido, com um pouco da água do cozimento;
  • 1 xícara de fubá;
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, separe a clara das gemas e bata-as em neve. Depois, misture todos os ingredientes secos até que fiquem homogêneos

Em um liquidificador, bata as gemas, o óleo de coco, o leite de amêndoas e o óleo de canola. Após, adicione o milho cozido à mistura, junto com uma pequena parte da água da cocção, acrescentando o açúcar aos poucos. 

Quando pronto, acrescente essa mistura, juntamente com os ingredientes secos em uma batedeira. Depois de incorporados, coloque a clara em neve e continue batendo em velocidade leve. Por último, acrescente o fermento e misture até que o pó se junte em toda a massa. 

Em forno pré aquecido, asse por cerca de 30 a 40 minutos.

Agora que você já sabe essa receita de paçoca low carb e muitas outras, pode fazer uma festa junina maravilhosa e sem sair da dieta. Corra para separar os ingredientes e prepare-se para ir à cozinha!

Se você gosta de estar sempre por dentro das melhores dicas para preparação de pratos, continue acompanhando o nosso blog! Aqui postamos conteúdos incríveis para te tornar um verdadeiro chef!

Quer mais dicas? Confira!

infografico com receitas fit que levam ovos

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *