O peixe é uma das proteínas mais usadas na culinária japonesa. Na maioria dos pratos na culinária japonesa, o peixe é servido cru como em sushis e sashimis, mas também existem pratos onde o peixe pode ser grelhado, como o teppan.
O consumo do peixe no dia a dia pode trazer uma série de benefícios para a saúde como: redução nos riscos de doenças cardíacas, diabetes e outros.
O peixe é uma iguaria consumida na culinária japonesa desde o café da manhã até o jantar. O teppan, peixe grelhado, é comumente consumido no café da manhã dos japoneses. Os peixes mais consumidos são: salmão, atum e o peixe branco.
Salmão – O peixe número 1
Salmão, o peixe mais consumido na culinária japonesa, pode ser servido de diversas formas. Temos o sashimi, onde o salmão é cortado em precisas fatias finas e servido cru; sushi: um pedaço de salmão cru é envolvido em arroz japonês cozido e alga; joe: uma fina fatia de salmão cru envolve o arroz e o recheio.
Os restaurantes de culinária japonesa no Brasil ainda aplicam mais formas de consumo para o famoso peixe. O salmão é regularmente triturado com especiarias formando uma espécie de “pasta” e é servido sobre sushis e joes.
Além dessas formas, o salmão também pode ser servido em pedaços grelhados como o conhecido teppan, e ainda pode receber um toque brasileiro acompanhado de um delicioso molho de maracujá. A grande sacada deste peixe grelhado consiste em seu ponto de cozimento, ficando suculento e saboroso.
O salmão é um peixe tão versátil que até sua pele pode ser servida como principal em alguns tipos de sushis.
Atum – O peixe rico em ômega 3.
O atum também é um peixe bastante consumido. Com ele é possível criar sushis, niguiris, temakis, sashimis, carpaccios e outros. Na culinária japonesa o atum geralmente é servido cru.
Além disso o atum também pode ser triturado com especiarias para formar uma deliciosa pasta que acompanha sushis e joes.
Assim como o salmão, o atum é um peixe muito versátil e saboroso que vem conquistando cada vez mais a apreciação dos brasileiros. Sua carne é levemente adocicada, possui uma consistência suave e aparência avermelhada.
Peixes brancos
Os peixes brancos mais usados na culinária japonesa são: robalo e tilápia. Esses são usados para preparar ceviches: prato originalmente peruano que entrou no cardápio da culinária japonesa no Brasil. Este consiste em um prato preparado com peixe cru cortado em cubos ao suco de limão e ingredientes fatiados como cebola roxa e pimenta dedo-de-moça.
O peixe branco também pode ser usado em pratos tradicionais como: niguiris e sashimis.
Sardinha
Embora existam pratos crus feitos com o peixe, normalmente a sardinha é consumida cozida, assada ou frita, podendo ser preparada à moda da culinária japonesa.
Trata-se de um peixe extremamente rico em cálcio, sendo desta forma muito bom para a saúde e indicado para a prevenção de doenças como osteoporose.
Uma receita da culinária japonesa consiste em cozinhar o peixe com cabeça e rabo em um caldo com: molho shoyu, gengibre, mirin (condimento japonês), dashi de peixe, nabo ralado e um pouco de açúcar.
O peixe fica macio e levemente agridoce, o prato é feio para ser consumido com hashis.
No Savegnago você encontra uma variedade de peixes com qualidade e procedência para fazer um festival de comida japonesa na comodidade da sua casa.
Além disso, você encontra itens para compor o seu festival como: molho shoyu, alga Nori, gergelim, cream cheese, kani e outros. Você pode incrementar o seu sushi tropical e adicionar tipos variados de frutas para compor no melhor estilo brasileiro.
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário