A sexta-feira Santa está se aproximando e, tradicionalmente, servimos peixe em nossas refeições principais, certo? No entanto, muita gente não curte comer peixe, por isso, preparar uma torta pascoalina — que leva ricota, espinafre e ovos cozidos — pode ser uma excelente opção. Além de linda e deliciosa, também é muito saudável. Veja a receita logo abaixo!

TORTA PASCOALINA

INGREDIENTES – Recheio

2 maços de espinafre1 ricota fresca (cerca de 450g)1 ½ xícara (chá) de leite½ cebola2 dentes de alho2 colheres (sopa) de manteiga2 colheres (sopa) de farinha de trigoNoz-moscada ralada na hora, além de sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO – Recheio

Lave e rasgue as folhas de espinafre; descasque e pique a cebola e o alho; numa tigela, esfarele a ricota e reserve.Leve uma panela com a manteiga ao fogo médio. Junte a cebola e refogue por cerca de 2 minutos. Acrescente o alho e o espinafre e misture por mais 5 minutos.Junte a farinha de trigo e misture. Regue com o leite, aos poucos, mexendo bem. Deixe cozinhar em fogo médio, por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando até engrossar. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta a gosto.Desligue o fogo, junte a ricota esfarelada e misture. Transfira para uma tigela e deixe amornar enquanto prepara a massa.

INGREDIENTES – Massa

2 xícaras (chá) de farinha de trigo100 g de manteiga gelada em cubos½ xícara (chá) de água gelada1 pitada de sal

MODO DE PREPARO – Massa

Numa tigela, misture a farinha e o sal. Junte a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa.Abra uma cavidade no centro da mistura de farinha com manteiga. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 1 hora.

INGREDIENTES – Montagem

6 ovosSal e pimenta-do-reino moída na horaFarinha de trigo para polvilhar1 colher (chá) de água

MODO DE PREPARO – Montagem

Preaqueça o forno. Separe uma forma com fundo removível.Polvilhe farinha de trigo sobre a bancada. Com uma faca, corte ⅓ da massa e reserve. Abra a porção maior de massa formando um círculo. Transfira a massa para a assadeira.Preencha a massa com o recheio de espinafre. Com uma colher, faça 5 cavidades no recheio. Numa tigelinha, quebre um ovo de cada vez e coloque um em cada cavidade. Tempere os ovos com sal e pimenta do reino.Abra o restante da massa formando um círculo menor e cubra a torta fazendo pregas na parte de cima, de forma a selar a torta. Quebre o último ovo numa tigela, junte 1 colher (chá) de água e pincele sobre a massa.Leve a torta ao forno para assar por 45 minutos. Retire do forno e sirva a seguir.

Agora que você já sabe como complementar o almoço da sua Sexta Feira Santa, acesse o nosso site (ou corra para o Savegnago mais próximo) e adquira todos os ingredientes para fazer essa torta de-li-ci-o-sa! Boa Páscoa!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *