Apesar de prazeroso para algumas pessoas, cozinhar requer tempo. E não é todo dia, com a correria do dia a dia que você consegue investir um pouco mais de tempo para fazer o almoço ou o jantar, não é mesmo?  Por isso, receitas com ovos são uma excelente opção para dias corridos, ou simplesmente quando você está a fim de algo mais prático. 

Simples, mas, ao mesmo tempo, com diversas maneiras de preparo, o ovo é um ingrediente fundamental para se ter em casa. Seja como elemento principal ou acompanhamento, as boas receitas com ovos nunca te deixam na mão

Portanto, no artigo de hoje, vamos conhecer 8 receitas com ovos para você fazer aí na sua casa. Então acompanhe a leitura e mão na massa. 

8 receitas com ovos: praticidade e muito sabor

Na imagem uma omelete com tomates cortados e salsinha em um prato cinza para representar uma das receitas com ovos
Aproveite para conhecer 8 deliciosas receitas com ovos!

Das mais simples às mais elaboradas, as receitas com ovos a seguir são de dar água na boca. E o melhor: são muito simples de fazer, demandando pouco tempo e ingredientes. 

Então vamos lá!

1. Omelete

Talvez a receita com ovos mais comum seja o omelete. 

Assim, feito com ovos batidos, manteiga ou óleo, geralmente também leva outros ingredientes no preparo, como queijo, presunto, legumes e outras opções.

Ou seja, de acordo com o paladar de cada um

Preparar um omelete é muito simples: comece quebrando os ovos em uma tigela e com um garfo, mexa-os até misturar a clara com a gema. 

Tempere com sal e pimenta a gosto. Com a omeleteira ou frigideira em fogo baixo, coloque a manteiga e deixe derreter. 

Assim que já estiver derretida, acrescente a mistura dos ovos. Se quiser, como vimos acima, acrescente também legumes, queijo ou presunto. 

2. Abacate com ovo

Essa ousada receita com ovos vai te deixar com água na boca. 

Por isso, para prepará-la, você vai precisar de quatro ovos grandes, dois abacates maduros, azeite, sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto. 

Pré-aqueça o forno a 200 °C e corte o abacate pela metade, tirando o caroço. Retire duas 2 colheres da polpa do abacate para abrir espaço para o ovo. 

Feito isso, com cuidado, quebre o ovo na parte central do abacate, acrescente sal, pimenta e ervas a gosto e leve para o forno. 

Deixe assar por aproximadamente 15 minutos, até que o ovo alcance o ponto correto do cozimento. E aí, o que achou? Simples e delicioso!

3. Farofa com ovos

Quem não gosta de uma boa farofa? Com ovos então, o que já era uma delícia fica ainda mais irresistível. 

Para esta receita com ovos você vai utilizar os seguintes ingredientes: 

  • 6 ovos
  • 1 xícara de chá de farinha de mandioca torrada
  • 40 gramas de cheiro-verde
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola batida
  • 40 gramas de parmesão ralado

Dessa forma, inicie o preparo batendo os ovos e temperando com queijo, cheiro-verde picado, sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Em uma panela, doure a cebola na manteiga, adicione os ovos e refogue. Assim  que começar a endurecer, vá juntando a farinha, até formar uma farofa bem úmida e soltinha. 

Que tal essa receita com ovos? Dá tempo de fazer hoje mesmo! 

4. Ovos recheados

Se os ovos já são extremamente saborosos sozinhos, imagina se você recheá-los? Além disso, o conteúdo do recheio pode ser o que você quiser: maionese, atum, temperos e muito mais. 

Para isso, basta cozinhar os ovos e cortá-los um pouco acima do meio, o suficiente para que você consiga retirar as gemas, formando um copinho com a clara. 

Após isso, amasse as gemas e misture com maionese, atum e outros recheios da sua escolha e preencha a cavidade dos ovos com essa mistura. 

Pronto! Uma receita com ovos simples, mas que tem como resultado um prato totalmente novo para você servir para a sua família! 

Na imagem estão 6 ovos cozidos em uma panela de cabo verde vistos de cima com salsinhas para decorar representando uma das receitas com ovos
As receitas com ovos podem ser muito variadas!

5. Pimentão com ovos

Se você gosta de pimentão, vai adorar essa receita com ovos! 

Desse modo, os ingredientes necessários são muito simples: seis pimentões, do tipo que desejar, seis ovos, sal e pimenta a gosto para tempero. Comece pré aquecendo o forno a 200ºC e cortando os pimentões ao meio, retirando todas as sementes. 

Feito isso, cubra uma assadeira com papel manteiga e arrume os pimentões ali, um do lado do outro. Depois quebre um ovo em cada pimentão e tempere com sal e pimenta-do-reino. 

Leve para o forno por aproximadamente 20 minutos, até que todos os ovos estejam bem assados. 

Assim, sirva essa deliciosa mistura de sabores e prepare-se para repeti-la mais vezes porque o sucesso é garantido!

6. Cocotte

Essa receita com ovos é a prova de que esse ingrediente é fundamental em qualquer casa! 

Em 15 minutos você pode fazer um escondidinho de ovos e legumes de forma simples e saborosa. Anote os ingredientes (sinta-se livre para adaptar na falta de algum legume): 

  • 4 colheres de sopa de azeite 
  • 4 ovos
  • 8 colheres de sopa de creme de leite
  • Cenoura em cubinhos
  • Presunto em cubinhos
  • Abobrinha em cubinhos
  • Pimentão em cubinhos
  • Tomate em cubinhos
  • 1 colher de sopa de vinagre branco 
  • Sal, pimenta, orégano e outras ervas a gosto

Comece aquecendo o azeite em fogo alto e refogue os legumes, o tomate e o presunto por 5 minutos. Acrescente o vinagre e tempere a gosto. 

Distribua essa mistura em tigelas untadas com azeite e coloque duas colheres do creme de leite e um ovo sobre cada uma. Acomode as tigelas em uma assadeira com água, em banho-maria, e leve ao forno preaquecido a 200 °C por 20 minutos. 

Aproveite para saber mais sobre os tipos de creme de leite!

Sirva com torradinhas e delicie-se!

7. Ovos beneditinos

Essa receita com ovos é ideal para começar ou terminar o dia! 

Os ovos beneditinos nada mais são do que uma torrada com ovo e presunto ou peito de peru/frango. Apesar de simples, o sabor é sensacional. Os ingredientes são: 

  • 50 ml de vinagre de vinho tinto
  • 50 ml de água
  • Sal, açafrão e pimenta
  • 3 gemas batidas
  • 200g de manteiga derretida
  • 4 pães de hambúrguer abertos ao meio e tostados
  • 4 rodelas de peito de peru ou presunto tostadas
  • E 4 ovos poché

Para começar, ferva o vinagre com a água e pitadas de sal, açafrão e pimenta-do-reino até reduzir, o que dura em média 5 minutos. Assim, após esfriar, adicione as gemas e leve ao banho-maria, batendo com a ajuda de um fouet para emulsionar. 

Despeje em fio a manteiga e retire do fogo. Para servir, coloque as rodelas de peito de peru e os ovos poché sobre os os pães tostados, e despeje uma colher do creme de gema.

8. Ovos mollet

Por isso, a oitava da nossa série de receitas com ovos não podia ser outra além dos Ovos Mollet.

O truque para esta receita dar certo é deixar a gema bem molinha, e empanar o ovo com cuidado. Anote os ingredientes: 

  • 1 ovo
  • Farinha de trigo 
  • 1 ovo levemente batido para empanar
  • Farinha de rosca temperada com sal e pimenta-do-reino
  • Óleo

Então coloque água para ferver e, após a fervura, coloque o ovo para cozinhar por 5 minutos. Feito isso, escorra o ovo e coloque-o em uma tigela com água e gelo para interromper o cozimento. 

Agora, descasque com todo o cuidado do mundo, e empane, passando na farinha de trigo, depois no ovo batido e, por fim, na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente até dourar, cobrindo completamente o ovo. 

Assim, antes de servir, deixe escorrer em um papel-toalha. 

E aí, o que achou das receitas com ovos? Teste na sua casa e conta para a gente se elas fizeram sucesso entre a sua família! 

Então, que tal um pudim de microondas para a sobremesa?

Por isso, aproveite também para comprar ovos de qualidade em uma das lojas Savegnago, ou pelo nosso site. A entrega será feita com muito cuidado para que os seus ovos cheguem inteiros para as suas receitas! 

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *