Entre as tarefas domésticas, uma das menos populares, com certeza, é limpar o fogão. A parte de cima é até um pouco mais simples, um bom desengordurante ou detergente faz o trabalho muito bem e é só esfregar com jeito que tudo se resolve. Mas, embora seja um pouco mais difícil, saber como limpar o forno do fogão é imprescindível!

Além de a higienização ser naturalmente importante, ao limpar sempre o forno do fogão, você evita que os resíduos de comida atraiam insetos, como baratas e formigas, e ainda elimina odores indesejados. A limpeza regular do forno é importante para a sua saúde e de quem mora com você, além de ajudar a aumentar a vida útil do eletrodoméstico.

Por isso vamos dar ideias, dicas de produto e outras formas de facilitar esta atividade, para que limpar o forno do fogão não seja sempre uma dor de cabeça!

Falaremos tanto sobre o fogão convencional, quanto sobre os autolimpantes – que também precisam de cuidados. Além de explicar como limpar o forno do fogão, também traremos algumas dicas de manutenção que podem ser úteis!

Preparação para limpar o forno do fogão

Antes de começar a limpar, é legal se atentar a alguns pontos, para sua segurança e para depois não precisar fazer outros serviços. Então, primeiro espere o forno esfriar e desligue-o da tomada. Depois feche o registro de gás e remova os resíduos que forem possíveis, como restos de comida que estejam grudados.

Lembre-se de usar itens de proteção, pelo menos uma luva é muito importante. Se possível, mantenha as crianças e os animais fora da cozinha. Abra as janelas para arejar o ambiente e proteja o piso, para você não precisar limpar todo o chão caso caia alguma coisa. Então, retire as grades e as bandejas.

Tudo feito? Ótimo. Agora estamos prontos para ver como limpar o forno do fogão. Então, vamos escolher o produto.

Produto para limpar forno: qual usar?

Existem diversas opções de produtos para limpar o forno do fogão, desde um simples detergente, ou até mesmo bicarbonato ou vinagre. Existem até mesmo produtos específicos que são próprios para essa limpeza.

Mas, por aqui, vamos ensinar de uma forma mais caseira, com bicarbonato!

Afinal, como limpar o forno do fogão?

Depois de tomar todos os cuidados necessários e escolher o produto que vai usar para a limpeza, é só retirar os detritos de comida e deixar o detergente ou bicarbonato agir. Para tirar os produtos, utilize uma esponja.

Não se esqueça de utilizar uma luva, principalmente se optar pelo bicarbonato. Produtos de limpeza pesada podem ser bastante corrosivos e até queimar sua pele.

As luvas são um item essencial para garantir sua segurança em algumas tarefas domésticas, como limpar o forno do fogão.

Veja o passo a passo com mais detalhes:

Como limpar o forno com bicarbonato?

Misture ½ xícara de bicarbonato com 3 colheres de água;Espalhe pelo interior do forno e deixe por 12 horas;Se não puder, aguarde pelo menos 1 hora para ter efeito;Esfregue com um pano umedecido em água quente;Pulverize vinagre e use um pano limpo para remover tudo.

Limpar o forno com bicarbonato é uma opção interessante, pois, além de ser barato, consegue ajudar muito na limpeza da casa em geral, porque é uma substância capaz de neutralizar odores, gorduras e sujeiras difíceis.

Essa mistura pode ser muito útil quem quer saber como limpar o forno do fogão. Mas, caso esteja um pouco mais trabalhoso, também temos uma boa dica, que pode acabar sendo realmente útil para tirar a gordura do forno:

Como tirar gordura do forno?

Misture: ¼ água quente, ¾ bicarbonato e ½ copo de vinagre;Use uma esponja para passar por todo o forno;Encha um recipiente médio de água e coloque-o no forno;Deixe ligado por 45 minutos, com a temperatura em 100 graus;Quando acabar, passe uma esponja ou um pano limpo.

Agora que você sabe como tirar a gordura do forno, lembre-se que a segurança é muito importante. Então deixe o forno esfriar antes de fazer a última etapa e sempre use luvas. Veja também se a vasilha que você vai utilizar é própria para o forno, para que não aconteça nenhum acidente.

Como limpar o forno do fogão autolimpante?

O forno autolimpante é mais simples do que o convencional, pois ele já tem essa função que é uma mão na roda. Mesmo assim, é importante tomarmos alguns cuidados: esse tipo de fogão tem uma trava no forno, então primeiro, tenha certeza que ela está funcionando, por segurança. Caso ela não esteja travando bem (o que pode acontecer com bastante tempo de uso), utilize fita isolante para que não tenha riscos.

Em seguida, lembre-se de avisar todo mundo de casa de que o forno do fogão não poderá ser utilizado e nem aberto pelas próximas horas. A temperatura durante a limpeza é algo entre 420 e 490 graus, então é muito importante que não seja aberto por nada. E, logo depois, do que pode durar umas 3 horas em média, deixe-o esfriar por um tempo antes de finalizar o processo.

Por fim, o fogão autolimpante deixa cinzas depois de feito o serviço. Uma pá e uma escova pequena são o bastante para recolher tudo. E se quiser pode passar um pano molhado só para finalizar e dar uma boa caprichada.

Limpeza das bandejas e das grelhas

A limpeza das bandejas não é tão trabalhosa como limpar o forno do fogão. Elas podem ser lavadas na pia da cozinha ou no tanque, sendo necessário apenas uma esponja e um detergente.

As grades são feitas de material antiaderente, então você pode usar a parte mais grossa da esponja. Já no caso das bandejas, aposte na parte macia da esponja.

Deixe o sabão agir por alguns minutos e então lave em água corrente. Caso a sujeira esteja muito grudada e difícil de ser retirada, faça todo o processo outra vez, só que utilizando água morna. Tome cuidado para não se queimar.

Limpeza do vidro interno do forno do fogão

Agora já sabemos como limpar o forno do fogão praticamente inteiro! Falta apenas uma parte fundamental: o vidro.

É importante limparmos essa parte pois, além de ajudar a manter o controle do que estamos cozinhando, também previne que a gordura afete a qualidade e a higiene dos alimentos.

Alguns fornos tem uma forma simples de retirar esse vidro e fazer a limpeza no tanque, por exemplo. De qualquer jeito, a forma como vamos limpar é a mesma.

Detergente pode resolver praticamente tudo! Esfregue com cuidado e tire com água morna o que tiver mais dificuldade. Se mesmo assim não resolver, utilize a mistura de bicarbonato com água e deixe uns 15 minutos para reagir, antes de tirar com um pano macio e úmido.

Cuidados e manutenção

Agora que você já sabe como limpar o forno do fogão, alguns cuidados podem te ajudar muito!

Inclusive, algumas coisas que fazemos antes, podem tornar a limpeza muito mais simples, pois teremos menos resíduos grudados na parede. Então fizemos essa lista com umas dicas bem bacanas que podem facilitar a sua vida:

Pense no tamanho da travessa ou da assadeira

Às vezes a maior parte da sujeira no forno acontece por algum descuido ou por causa daqueles erros bobos (que até nos dão raiva). Um dos casos mais frequentes é errar o tamanho da assadeira do bolo e parte da massa acabar caindo para fora.

Dobrar a atenção nesses momentos e se esforçar para não errar na medida, pode ser muito útil!

Uma dica que costumamos usar, é garantir que a massa sempre esteja ocupando metade de todo o recipiente que vai para o forno. Se estiver ocupando mais do que essa medida, é melhor pensar em outra alternativa.

Remova os resíduos o quanto antes

Entendemos que nem sempre é possível limpar o forno sempre que usar. A vida é bem mais corrida do que isso.

Mas, se perceber que caiu alguma coisa, vai te ajudar muito se você começar a se preocupar em tirar assim que possível (com a ajuda de uma luva e esperando uns minutos para esfriar). Afinal, sabemos como limpar o forno do fogão pode ser difícil se ele está cheio de resíduos!

Quando cozinhar, algumas práticas pode te ajudar na manutenção de sua cozinha, como limpar o forno do fogão sempre que cair algum resto de comida.

Se os resíduos forem ficando no forno, quanto mais o tempo passar, mais difícil pode ser na hora de limpar, aumentando muito o trabalho depois. Então é melhor perder alguns minutinhos agora e manter o forno mais limpo.

Proteja alimentos que possam espirrar gordura

Quando for cozinhar algo que pode acabar espirrando gordura, proteja o prato com papel alumínio. Esse material pode ser levado ao forno sem maiores problemas e ainda garante um ótimo cozimento para os alimentos!

Só lembre-se de retirar o papel alumínio nos minutos finais, para que a receita fique douradinha do jeito que todo mundo tanto gosta.

Cuidado com a gordura

Além do papel alumínio, vamos repensar também a quantidade de óleo que colocamos antes de cozinhar. Muitos dos alimentos, como as carnes, já soltam gordura quando são levados ao forno. Então, quanto menos óleo tiver, além de ser mais saudável, existe muito menos chance de espirrar por todo o forno.

Limpe o forno periodicamente

Geralmente, temos a mania de limpar o forno apenas uma vez por mês. E tudo bem se só for possível dessa forma. Mas, agora que você sabe como limpar o forno do fogão facilmente, caso dê para encaixar na sua agenda, uma limpeza semanal seria ótima!

Como o processo acaba se tornando mais corriqueiro, a chance de se encontrar resíduos difíceis de remover é bem menor. Ou seja, limpar o forno se torna uma tarefa mais fácil e prática.

Saber como limpar o forno do fogão é muito importante para a segurança e saúde da sua família. Faça essa limpeza com calma, tendo bastante cuidado com cada um dos passos. Repita algum se precisar, porque algumas sujeiras realmente acabam sendo um pouco mais difíceis, e siga as nossas dicas, para que este acabe sendo um trabalho cada vez mais simples e menos demorado.

Para mais dicas de como manter o ambiente doméstico organizado com praticidade, acompanhe o nosso blog!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *