Você sabe escolher frutas, verduras e legumes do jeito certo? Sabe selecionar se estão maduros, no ponto de serem consumidos? Às vezes, não é tão simples. Por isso, o Blog do Savegnago separou dicas para você aprender direitinho. Confira, abaixo!

1. Legumes e verduras: Os legumes devem ter uma textura mais lisa, sem partes moles e sem machucados. Já as verduras precisam ter uma cor bem viva, sem folhas queimadas nas bordas ou amareladas.

2. Raízes (Batata, cenoura, mandioca): prefira as com casca íntegra e consistência firme. O formato não faz diferença. Evite as que possuem manchas esverdeadas ou casca murcha e muito enrugada.

3. Maçã: escolha pelo peso e aparência. As mais pesadas têm mais chances de estarem suculentas e também nunca leve uma fruta com machucados ou com partes moles.

4. Banana: dê preferência às bananas em que os primeiros pontinhos marrons começaram a aparecer.

5. Melancia: basta um dar uma leve palmada no nó dela (a pontinha) e observar: se sair um som meio abafado, ela está madura, se não, é porque pode estar verde. Também evite se não estiver com a casca firme e sem manchas escuras.

6. Cenouras: escolha as que ainda possuem os talos, pois terão mais sabores. Certifique-se que a coloração dos talos seja um verde vivo e não amarelado, o que indicaria que já não está mais tão fresca.

7. Batatas: dê preferência a batatas que estão firmes, sem pontos macios ou murchos e que não tenham muitos pontos escuros. Evite as que começaram a germinar. Isso indica que já estão velhas.