O morango é o principal representante no grupo das frutas vermelhas. É uma fruta de cor avermelhada, consistência carnuda, sabor ácido e ao mesmo tempo adocicado. E assim, ele pode ser usado na criação e preparação de diversas receitas, como sobremesas de morango, por exemplo. 

Mas também pode ser consumido sozinho, como uma opção de snack saudável. 

Assim, típico de clima temperado, como o do norte do Brasil, essa pequena fruta é delicada e precisa de cuidados específicos. Temperaturas mais altas, por exemplo, podem prejudicar seu desenvolvimento. 

Com inúmeros benefícios para a nossa saúde, o morango possui elevados níveis de antioxidantes, vitamina A, C, K e do complexo B, além de pectina e fibras. 

Então, se você é fã de morango, você está no lugar certo. No conteúdo de hoje vamos falar sobre os benefícios desta fruta de sabor único, além de te ensinar deliciosas receitas de sobremesas de morango para dividir com toda a família. 

Por isso, aproveite e acompanhe nossas dicas! 

Benefícios do morango

Morangos para as sobremesas de morango
Os benefícios do morango são inúmeros!

Composto por muitas fibras, vitaminas, cálcio, potássio, magnésio e zinco, o morango é uma fruta com inúmeros benefícios para o nosso organismo. Inclusive, ele é uma opção ideal para compor lanches ao longo do dia, inclusive para as crianças, graças à sua praticidade e sabor. 

Confira a seguir todos os benefícios do morango!

Reduz o colesterol

Por ser rico em antocianina, o morango consegue controlar e até mesmo reduzir a taxa de colesterol. 

Esse antioxidante impede a oxidação do colesterol ruim (LDL) e eleva as taxas do colesterol bom (HDL), diminuindo o nível de inflamação dos tecidos e os níveis de colesterol e triglicerídeos. 

Previne doenças cardiovasculares

O morango é uma fruta que contribui e muito para a saúde do coração. 

Além de reduzir o colesterol ruim, diminuindo a formação das placas de gordura nas artérias, o morango também é rico em flavonoides. Essa proteína, sintetizada no fígado, funciona como um marcador sensível de inflamação sendo considerada como uma das melhores ferramentas para detecção de risco cardiovascular. 

Diminui a pressão arterial

As frutas vermelhas em geral são poderosas aliadas ao combate contra a hipertensão. No entanto, o morango se destaca nessa lista, sendo uma das frutas que mais contribui para o controle da pressão arterial. 

Tudo isso tem relação com a sua capacidade de aumentar a concentração do colesterol bom. 

Reduz a glicemia

O morango é considerado um alimento de baixo índice glicêmico. Isso faz dele uma excelente opção para pessoas com diabetes, desde que consumido sem adição de açúcar. 

Por ser rico em polifenóis, o morango diminui a resposta glicêmica à sacarose. Além disso, as antocianinas presentes nos alimentos estão associadas a uma redução na produção de insulina após as refeições. 

Com isso, ele é capaz de reduzir os níveis de glicose no sangue. 

Aumenta a imunidade

O morango contém, em sua composição nutricional, vitamina E, betacaroteno, compostos bioativos e é uma excelente fonte de vitamina C. 

Tudo isso junto ajuda a reforçar a imunidade, auxiliando no processo de cicatrização de feridas e absorção do ferro presente nos alimentos. Demais, né?

Auxilia no controle do peso

Os morangos são naturalmente baixos em calorias e níveis de sódio e açúcar. Sua coloração vermelha ainda contém antocianinas, que estimulam a queima de gordura armazenada. 

Ou seja, optar por morangos como um lanche entre as refeições é muito mais saudável do que os lanches pré-embalados. Inclua não só na alimentação dos adultos, mas também das crianças! 

Sobremesa de morango: 5 receitas de dar água na boca!

Morango por si só já é uma delícia, a gente sabe! Mas as sobremesas de morango são simplesmente maravilhosas. 

Por isso, separamos cinco receitas para você fazer aí na sua casa e conquistar toda a família. 

Morango com chocolate para as sobremesas de morango
E o clássico: Morango com chocolate para não faltar nas suas sobremesas de morango

1. Sorvete de morango fit

Para essa sobremesa de morango, você vai precisar de: 

  • 1 banana grande
  • 1 xícara de morangos congelados
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural
  • Adoçante a gosto

Para começar, corte a banana e os morangos e coloque dentro do liquidificador. 

Assim, bata até que as frutas virem creme, e adicione o iogurte natural. Despeje o creme em uma tigela e leve ao congelador por aproximadamente uma hora. 

Pronto! Sirva este delicioso sorvete de morango fit para toda a família! 

2. Bolo de sorvete com suspiro e morangos

Bolo de sorvete com suspiros e morangos para as receitas de sobremesas de morango
Conheça o bolo de sorvete com suspiros e morangos: uma super combinação!

Para fazer essa sobremesa de morango, vamos separar os ingredientes que você vai usar para o bolo, e depois para a calda. Para o bolo, você vai precisar de:

  • 250 ml de creme de leite 
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 250 g de mascarpone
  • 1 e 1/2 xícara de suspiros quebrados em pedacinhos
  • 200 g de morangos picados
  • 3 colheres de sopa de geleia de morango

Para a calda do bolo você vai precisar de: 

  • 100g de morangos picados
  • 50g de açúcar

Para começar o preparo dessa deliciosa sobremesa de morango, forre uma fôrma de bolo inglês com filme plástico, deixando bastante sobra nas bordas (você usará essa sobra para cobrir o bolo depois). 

Bata o creme de leite com o mascarpone, a baunilha e o açúcar até ficar espesso, mas não duro. Junte os pedaços de suspiro à mistura depois, misture os morangos com a geleia e incorpore-os delicadamente à mistura.

Assim, com uma colher, transfira a mistura para a forma. Cubra com o filme plástico, sem deixar nenhum pedacinho descoberto e leve ao congelador por aproximadamente 4 horas (até endurecer). 

Então, para a calda, aqueça os morangos e o açúcar numa panela em fogo baixo, até que os morangos comecem a desmanchar. Deixe esfriar antes de servir.

Por fim, tire o bolo do congelador e deixe em temperatura ambiente por uns 5 minutos, para derreter um pouco de forma natural. Desenforme, tire o filme plástico, corte em fatias e sirva com a calda. 

É de arrancar suspiros de qualquer um!!!

3. Pavê de morango

O pavê é uma sobremesa bastante tradicional. Mas, você sabia que ele pode ser feito com morangos? É o que vamos te ensinar agora. A começar pelo creme, você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 xícaras de leite
  • 250 g de chocolate branco picado
  • 1 caixa de creme de leite
  • ¼ de xícara de amido de milho

Já para a montagem do pavê, os ingredientes são:

  • 1 pacote e meio de biscoitos champanhe
  • ¾ de xícara de leite 
  • 2 caixas de morango 
  • 80g de raspas de chocolate branco

Modo de Preparo

Comece o preparo colocando em uma panela, ainda fora do fogo, o leite condensado e o amido de milho. Misture bem, adicione o leite e mexa mais um pouco, levando a fogo médio sem parar de mexer. Assim que ferver, deixe cozinhar por mais três minutos e desligue o fogo. 

Então, acrescente o chocolate branco picado até que ele derreta, e junte o creme de leite. Transfira a mistura para um recipiente coberto por plástico filme e deixe esfriar em temperatura ambiente. 

Para a montagem do pavê, lave e pique os morangos, reservando algumas unidades da fruta para a decoração final. 

É importante que os morangos picados fiquem em um prato com papel toalha, para que o excesso de água seja absorvido. Retire o plástico da mistura feita anteriormente e misture os morangos. 

Em um recipiente próprio para a montagem da sobremesa de morango, coloque uma camada fina de creme de chocolate branco, molhe os biscoitos champanhe rapidamente no leite e arrume-os no recipiente preenchendo todos os espaços. 

Desse modo, para a próxima camada, cubra com morangos picados, cubra com o creme de chocolate branco, seguido por mais uma camada de biscoitos molhados. 

Por fim, finalize com mais uma camada de morangos picados com o restante do creme de chocolate branco. Leve para a geladeira por, pelo menos, duas horas. 

Na hora de servir, decore com raspas de chocolate branco e com as unidades de morango que você reservou. 

Uma caixa de morangos para as sobremesas de morango
Morangos de dar água na boca em qualquer sobremesa!

4. Verrine com morangos

Essa sobremesa de morango é super simples e gostosa e com certeza vai conquistar toda a família. Então você vai precisar de:

  • 300g de chocolate branco
  • 500g de creme de leite
  • 3 claras
  • 200g de suspiros
  • 600g de morangos picados
  • Amêndoas para finalizar

Para começar o preparo do verrine, derreta o chocolate em banho maria e misture o creme de leite. Bata as claras em neve até terem firmeza, e acrescente, delicadamente, à mistura de chocolate. 

Assim, em taças, coloque os suspiros quebradinhos e cubra com a mistura de chocolate. Logo depois, adicione os morangos e finalize com mais suspiros quebradinhos e amêndoas. 

Leve à geladeira e sirva essa sobremesa de morango gelada! 

5. Geleia de morango fit

Geleia de morango para as suas sobremesas de morango
Que tal uma geleia de morango?

Geleia de morango é uma delícia, não é mesmo? É possível fazer uma versão fit super simples aí mesmo na sua casa. Confira agora os ingredientes necessários:

  • 1/2 suco de limão
  • 1 xícara de chá de água
  • Adoçante a gosto
  • 1 caixa de morangos maduros picados

Então, dentro de uma panela, coloque os morangos picados e a água. Misture bem e deixe ferver, só desligue quando engrossar. 

Assim que estiver reduzido pela metade do que estava no início, acrescente ½ suco de limão e adoçante e continue mexendo até notar que começou a criar uma consistência de geleia. 

Desligue, aguarde esfriar e sirva no seu café da manhã ou lanche da tarde.

Essas sobremesas de morango deram água na boca, né? 

No Savegnago você encontra todos os ingredientes necessários para o preparo dessas receitas, com destaque para os morangos, sempre muito bem selecionados! 

Por isso, vá hoje mesmo até as nossas lojas ou compre pela internet e aproveite todos os benefícios que a fruta nos oferece através dessas deliciosas sobremesas de morango! 

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *