A gente sabe que existe esse dilema: sopa é janta? E hoje vamos te contar como esse prato surgiu e qual sua história.

Como surgiu a sopa?

Como surgiu a sopa e o caldo?

É estimado que a sopa tenha aparecido na pré-história, antes mesmo até da descoberta do fogo, quando os homens deixavam as carnes e vegetais dentro da água para amaciar. É considerado também que o prato tenha aparecido em regiões vulcânicas, onde haviam poças de água quente.

Com o passar do tempo, a sopa foi sendo incrementada e ganhando ingredientes e especiarias de acordo com cada região, foi caindo no gosto do paladar de muita gente até entrar na alta gastronomia. Hoje também é uma ótima opção , quem também

Qual a diferença entre sopa e caldo?

Os dois são basicamente a mesma coisa, a diferença está na textura e nos ingredientes. A sopa costuma ser mais nutritiva por ter mais componentes em sua receita, incluindo carboidratos, e pode ser servida como prato principal. Já o caldo é mais leve, por ser preparado com menos elementos e ter uma textura mais grossa, e é perfeito para entrada e acompanhamento.

Receitas de sopa e caldo

Bônus: 4 receitas

Prepare a colher, o prato fundo e o pão, pode ser de qualquer tipo, que também não pode faltar na hora de degustar uma deliciosa sopa ou caldo, e se liga nas receitas!

  • Sopa de lentilha com frango

Ingredientes:
500g de peito de frango em cubos ou tiras pequenas
1/2 xícara de lentilha verde
1 cenoura grande em rodelas
1/2 cebola picada
1l de caldo de galinha quente
3 dentes de alho picados
1 colher de chá de cebola em pó
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 colher de chá de orégano
1/2 colher de chá de páprica doce
1/2 colher de chá de shoyu
2 e 1/2 colheres de sopa de extrato de tomate
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo:
Tempere o frango com cebola em pó, alho em pó, orégano, páprica, shoyu, sal e pimenta-do-reino. Frite o frango em um fio de azeite em uma panela até dourar todos os lados. Reserve. Na mesma panela, doure a cebola por 2 minutos em fogo médio. Acrescente a cenoura e mexa bem. Inclua o alho picado e refogue por 30 segundos. Adicione a lentilha, o extrato de tomate e 3 xícaras do caldo de galinha. Misture bem e cozinhe em fogo médio por 25 minutos ou até a lentilha ficar bem cozida. Vá acrescentando mais caldo à medida que a água for diminuindo. Cozinhe por mais 10 minutos e adicione o frango. Deixe em fogo baixo por mais 5 minutos e desligue. Finalize temperando com pimenta-do-reino e cebolinha picada. Sirva e bom apetite.

  • Caldo de batata-salsa com shimeji grelhado

Ingredientes do caldo:
700 gramas de batata-salsa cozida
1 cebola pequena picada
1 cm de gengibre
500 ml de água do cozimento da batata
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes do shimeji e montagem:
200 gramas de shimeji limpo
1 colher de sopa de shoyu
Queijo ralado a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Cheiro-verde a gosto

Modo de preparo do caldo:
Cozinhe a batata-salsa, coloque-a no liquidificador e adicione a água do cozimento gradualmente, batendo sempre, até obter uma textura cremosa. Tempere com sal, gengibre, pimenta-do-reino, cebola e bata até obter um líquido homogêneo. Reserve.

Modo de preparo do shimeji e montagem:
Refogue o shimeji com shoyu em um fio de azeite em uma frigideira junto com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde. Grelhe por alguns minutos até dourar. Sirva o caldo de batata quente em um recipiente e finalize com o shimeji e o queijo ralado. Bom apetite.

  • Sopa creme de grão-de-bico

Ingredientes:
1 lata de grão de bico
1 linguiça calabresa picada
1 cebola grande picada
3 colheres de sopa de azeite
1 unidade de alho-poró
2 litros de caldo de legumes (tabletes dissolvidos em água)
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
Noz-moscada a gosto

Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho-poró em azeite em uma panela média. Acrescente a linguiça, o grão-de-bico e o caldo de legumes. Tempere com sal, pimenta-do-reino e a noz-moscada. Cozinhe até o grão-de-bico ficar bem mole, desmanchando na panela. Bata a mistura no liquidificador até ficar uma textura creme e sirva ainda quente. Você pode finalizar o prato com azeite, pimenta-do-reino e amendoim!

  • Caldinho de feijão com bacon e calabresa

Ingredientes:
3 xícaras de chá de feijão cru
1 xícara de chá de calabresa picada
1 xícara de chá de bacon picado
1/2 cebola picada
2 folhas de louro
Azeite a gosto
1 dente de alho picado
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Páprica a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o feijão com duas folhas de louro. Em outra panela, esquente o azeite e frite o bacon e a calabresa. Acrescente o alho, o sal, a acebola, a pimenta, a páprica, refogue tudo e reserve. Depois que o feijão estiver cozido, descarte as folhas de louro, bata-o em um liquidificador aos poucos, até virar um caldo. Junte o caldo à panela com os refogados, misture e deixe ferver. Acerte o sal e acrescente a cebolinha e a salsinha, misture e sirva!

Uma boa sopa ou caldo combina muito com um bom vinho! E não se esqueça: todos os ingredientes você encontra aqui no Savegnago Supermercados. Clique aqui para comprar!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *