Os sucos de fruta são uma forma bastante prática de ingerir diversos nutrientes essenciais para o nosso corpo. Sabemos que, na correria do dia a dia, manter uma alimentação saudável pode parecer um grande desafio — mas acredite, não é

Uma boa alimentação é a soma de boas escolhas de ingredientes e dedicação para realizar cada uma das refeições. Simples e completos, os sucos de fruta ainda são pouco consumidos nos cardápios dos brasileiros. 

Além de aliadas importantes no bom funcionamento da saúde, as frutas são fontes importantes de vitaminas e nutrientes que abastecem o nosso corpo na correria diária. E aí, que tal incluir o consumo de sucos de fruta no seu próximo lanche da tarde?

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre os benefícios dos sucos, trazendo dicas de como preparar lanches da tarde com a partir de frutas amarelas, vermelhas e outras combinações de frutas próprias para o suco

Aprenda como reunir muito sabor e saúde em um único copo!

Benefícios do consumo de sucos de fruta 

Os sucos naturais trazem benefícios incontáveis para o nosso organismo. A começar pela capacidade de hidratação de maneira saborosa e saudável. Além de ricos em água, eles também são fontes importantes de vitaminas, fibras e minerais. 

Por isso, principalmente em dias quentes ou em estações como o verão e a primavera, o consumo de sucos de frutas é uma prática incentivada pelos profissionais de saúde. 

Assim, outros benefícios garantidos através do hábito de tomar sucos de frutas regularmente é o bom funcionamento do intestino, níveis controlados de glicemia e colesterol, além de pele, unhas e cabelos mais bonitos e fortalecidos

Aposto que você nem imaginava o poder que um copo de suco de fruta natural tinha no seu corpo, não é mesmo? 

Para somar a longa lista de benefícios, os sucos também apresentam uma grande presença de minerais e vitaminas que auxiliam no transporte de oxigênio, na regeneração de células e no metabolismo

Com isso, o sistema imunológico consegue se fortalecer, evitando doenças e retardando o envelhecimento. 

Além das vantagens a longo prazo, consumir sucos de fruta melhora, em pouco tempo, o desempenho físico, diminui a pressão arterial, produz um sono mais qualidade e te dá mais energia no dia a dia

E aí, o que acha de organizar um lanche da tarde acompanhado de um delicioso suco de frutas?

Dicas para preparação de um bom suco de frutas

Ao preparar um suco natural, qualquer fruta é válida! Porém, apostar na combinação de duas ou mais frutas faz com que você traga benefícios duplicados ou triplicados, uma vez que cada fruta possui uma fonte diferente de vitaminas e minerais. 

Além de combinar frutas, você também pode adicionar outros ingredientes, como ervas, sementes, legumes, folhas e água de coco

Outra dica importante é sobre adoçar o suco. Por isso, durante a preparação, evite adicionar açúcar. As frutas já possuem açúcar em sua composição, então o ideal é consumi-lo puro. Caso não consiga, use açúcar mascavo ou magro e evite, a todo custo, o refinado. 

Que tal agora anotar algumas receitas deliciosas de sucos de frutas para você incluir nas suas refeições? Vamos te mostrar algumas opções tradicionais, até misturas inusitadas que trazem muito sabor e refrescância. Acompanhe!

sucos de fruta: mãe e filha tomam um copo de suco no café da manhã
Os sucos de fruta são ideais para acompanhar qualquer tipo de refeição!

15 opções deliciosas de sucos de frutas 

Desde os sucos mais simples, como laranja, limão e uva, até as combinações mais ousadas, apresentam benefícios extremamente importantes para a nossa saúde. 

Então, vamos conhecer 15 deliciosas opções de sucos de fruta para complementar o seu lanche da tarde e conhecer um pouco das vantagens do consumo de cada um deles: 

Suco de laranja

O tradicional suco de laranja é um dos mais pedidos pelos brasileiros e o primeiro que vem à cabeça quando existe uma preocupação com a saúde. 

Rico em vitamina C e fibras, ele é uma excelente opção para começar o dia bem, trazendo a energia que você precisa para completar as tarefas do dia. 

Suco de limão 

O suco de limão também é um dos mais pedidos, principalmente em dias quentes, já que é uma bebida leve e refrescante. Com baixo teor calórico e alta concentração de vitamina C em apenas um copo, ele é a pedida ideal de suco de frutas natural. 

Suco de maçã

A maçã é um alimento rico em vitaminas do complexo B, além de vitamina C, E e muitos antioxidantes. Os sucos de fruta que levem maçã devem ser preparados em conjunto com a casca, que é onde se encontra a maior parte dos seus nutrientes.

Suco de uva

A uva é uma fruta rica em compostos chamados de polifenóis que melhoram o funcionamento do coração e até mesmo da memória. Por isso, esta é uma opção ideal para quem precisa cuidar do sistema cardiovascular e deseja manter a mente sempre jovem. 

Suco de mamão 

Para quem precisa cuidar da visão ou quer reforçar o bronze no verão, os sucos de fruta que levam mamão são a pedida ideal. Ele oferece a dose de betacaroteno certa para lhe ajudar, além de contar com uma ótima concentração de fibras alimentares em sua composição.

Suco de laranja com maçã

Se individualmente os benefícios já são grandes, imagina juntar em um único copo os sucos da laranja e da maçã? Além de saboroso, você aumenta terá uma opção repleta de vitamina C e antioxidantes que ajudarão o seu organismo a funcionar muito melhor! 

Suco de maracujá com manga

Essa deliciosa opção de suco de frutas amarelas reúne, além de muito sabor, benefícios super interessantes. Os sucos de fruta com maracujá ajudam a combater o estresse e a ansiedade, auxilia no controle da glicose no sangue e favorece o funcionamento do intestino. 

Já a manga ajuda na imunidade, no coração, na visão e ainda tem um poderoso poder aumentar a absorção de ferro. Que tal um copo de suco de maracujá com manga no lanche da tarde?

Suco de laranja com morango

Essa combinação de frutas é simplesmente deliciosa. Os benefícios da laranja você já conhece e, somados ao poder do morango em reduzir o colesterol, a pressão arterial e a glicemia. Assim, consumindo esse suco de frutas você estará com o sistema imunológico a todo vapor, e prevenindo doenças cardiovasculares.

Suco de amora com limão 

Com propriedades diuréticas, antioxidante, reguladora intestinal e cicatrizante, os sucos de fruta que levam amora trazem benefícios incomparáveis ao organismo. Aproveite toda refrescância e a baixa caloria desse suco!

sucos de fruta: mesa com amoras e morangos
Combine sabores na hora de preparar seus sucos de fruta e dê origem a bebidas incríveis!

Suco de frutas vermelhas 

Os sucos de frutas vermelhas são ótimas opções e vêm ganhando cada vez mais popularidade. Essa opção de suco previne contra as doenças do coração e câncer. 

Além disso, a vitamina C presente nessas frutas ajuda a proteger o corpo contra os radicais livres e auxilia no bom funcionamento do intestino. As opções mais famosas de sucos de frutas vermelhas incluem: morango, amora, blueberry e framboesa. 

Suco de laranja, manga e pêssego

Aqui está mais uma opção de suco de frutas amarelas. Essa é uma deliciosa opção que garante aumento de imunidade, proteção contra doenças cardiovasculares e um bom funcionamento intestinal. 

Assim, a grande diferença desses sucos de frutas está no pêssego: ele aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que essa seja uma excelente opção de suco para o lanche da tarde. 

Suco de melancia com gengibre

O gengibre aliado à melancia resulta em uma combinação poderosa, principalmente para as mulheres na TPM. Isso porque eles auxiliam no combate às cólicas menstruais, além de terem um importante papel diurético, diminuindo a retenção de líquido. 

Suco de melancia com kiwi

O kiwi é uma fruta com importantes poderes contra prisão de ventre, atuando como um laxante natural. Além disso, ele auxilia na melhora da função respiratória. 

Aliado às funções diuréticas da melancia, a bebida também tem a capacidade de diminuir riscos de doenças cardiovasculares. Por isso, os sucos dessas frutas são excelentes para você incluir no seu cardápio.

Suco de melão com abacaxi

Essa é outra combinação de suco de frutas amarelas bastante poderosa. Isso porque o melão auxilia no emagrecimento, previne o envelhecimento da pele e fortalece ossos e dentes. 

Já o abacaxi cumpre um papel importante no aumento da imunidade, no fortalecimento do organismo após os exercícios e na diminuição dos sintomas de artrite. Que tal reunir tudo isso em um único copo de suco?

Suco de melancia com kiwi e maracujá

Potente no sabor e nos benefícios para o organismo, esse suco garante um bom funcionamento do intestino, tem funções diuréticas e ainda combate o estresse e a ansiedade. 

A opção ideal para você adicionar no seu cardápio de sucos naturais, não é mesmo?

Como fazer salada de frutas com suco de laranja?

Os sucos de frutas são tão versáteis que eles podem ser usados até como acompanhamento na salada de frutas. Então, que tal aprender como fazer salada de frutas com suco de laranja? 

A gente garante para você que o sabor das frutas picadas com uma caldinha de suco de laranja é algo de arrancar suspiros! Por isso, para esta receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 

  • 1 manga cortada em cubos;
  • Uvas a gosto;
  • 1 abacaxi cortado em cubos;
  • 1 mamão cortado em cubos;
  • 4 bananas cortadas;
  • 3 maçãs cortadas;
  • 300 ml de suco de laranja.

Então, comece lavando e cortando as frutas em cubos e rodelas. Junte-as dentro de um pote grande. Após, adicione o suco de laranja e misture bem. Distribua em potes, adicione um pouco de água para “quase” cobrir as frutas, tampe e leve para a geladeira. Dessa forma, quando estiver bem geladinha, já pode servir!

Assim, o azedinho do suco de laranja vai contrastar com o doce das frutas. Portanto, entregando muito sabor e uma sobremesa cheia de saúde, com os benefícios de sete frutas em um único lugar! 

Agora que você já conhece os benefícios dos sucos de fruta e anotou várias dicas de combinações, a gente te espera em uma de nossas lojas! E com uma enorme variedade de frutas para você preparar deliciosos sucos para o seu lanche da tarde!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *