Os temperos naturais vêm tomando cada vez mais espaço na mesa do brasileiro. Além de serem mais baratos, também é relativamente fácil de cultivá-los em uma pequena horta em casa! 

Eles são mais saudáveis, aromáticos e muito gostosos. É por isso que viemos aqui para ajudar a desvendar tudo que você precisa saber sobre esses temperos, para que eles comecem a fazer parte da sua vida.

Antes de tudo, é importante salientarmos sobre o quanto eles contribuem com a nossa saúde. O sal de cozinha, quando usado em demasia, é prejudicial e pode causar problemas renais, dificultando o bom funcionamento do nosso organismo. Em tempos de comidas industrializadas, pensar em temperos naturais é pensar em você mesmo.

Saiba mais sobre os temperos naturais

As características dos temperos naturais são diversas: existe do adocicado até o mais picante. Vamos falar sobre qual usar para cada momento, pensando em cada prato e diferentes paladares. Saber utilizá-los é simples e faz do seu prato uma obra de arte.

Tipos de temperos naturais

Geralmente, esses temperos são classificados como ervas, flores e folhas: é o caso da salsa e do louro. Há também as especiarias, que são as sementes e as cascas, como o cominho e a pimenta do reino.

Entende-se também como tempero natural a junção de dois ou mais tipos que, quando misturados, salientam o sabor e o aroma, fazendo do seu prato uma experiência única.

Venha com a gente conferir alguns dos principais tipos de temperos naturais:

Especiarias

São mais comuns de serem encontradas em pó no supermercado ou nas lojas de granel. 

Dentre os mais populares existe a canela, o cravo, a noz moscada e o famosíssimo e super utilizado por nós brasileiros: o alho. A variedade é extensa e aqui você vai encontrar muitas dicas de como usá-los em cada momento.

Ervas

Dentre os tipos de temperos naturais, aqueles conhecidos como ervas são alguns dos mais populares. O interessante é que muitos deles a gente já utiliza sem nem dar conta. 

É o caso da cebolinha e da salsa, do hortelã, do orégano ou até mesmo de alguns tipos de pimenta. As ervas são mais simples de termos em casa e muitas pessoas fazem pequenos vasinhos e as colocam, por exemplo, na varanda.

Aliás, existem algumas formas de termos tempero natural sempre em mãos. A primeira, como dissemos, seria cultivar a sua própria hortinha, mas sabemos que isso nem sempre é possível. Uma outra dica é comprar seus temperos e mantê-los em um pote de vidro na geladeira, com o caule sempre dentro da água. 

Mas se nada disso for possível, você também pode comprar temperos desidratados.

Alguns temperos naturais: cravo, canela e cogumelos desidratados
Especiarias, ervas e folhas desidratadas são alguns dos principais tipos de temperos naturais que você pode combinar com suas receitas.

Temperos naturais desidratados

Os temperos desidratados são uma ótima opção caso você não tenha espaço para uma hortinha ou não use tantos temperos no seu dia a dia e precisa que eles durem mais tempo. É uma ótima escolha, já que as propriedades do tempero permanecem as mesmas!

Os temperos naturais desidratados passam por um processo onde perdem toda a água. Essa é a grande diferença deles. Assim, quando utilizados para cozinhar, acabam absorvendo a água do alimento, dando um sabor diferente do comum. 

Separamos abaixo algumas opções de temperos desidratados que podem ser interessantes para a rotina da sua cozinha:

  • Alho: quando desidratado, não é necessário fritar, sendo perfeito para diversos tipos de pratos;
  • Orégano: além de ser o favorito dos pizzaiolos, o uso do orégano desidratado já é bastante comum nas cozinhas;
  • Ervas finas: mistura de diversas ervas e combina com molhos e massas;
  • Pimenta calabresa: obtida através da desidratação de pimenta vermelha, a pimenta calabresa é um tipo de tempero coringa que pode ser usada em saladas, carnes, molhos, massas etc;
  • Salsa: utilizada em diferentes tipos de pratos, é comprada assim pela praticidade;
  • Coentro: muito utilizado em para temperar feijão e sopas;
  • Hortelã: o favorito para chás, principalmente para o alívio da tosse.

Melhores temperos naturais

Agora que sabemos mais sobre temperos e seus tipos, vamos falar sobre os favoritos das pessoas! Dizer quais são os melhores temperos é muito relativo, pois depende do paladar de cada um. Mas, mesmo assim, podemos fazer uma listinha com aqueles mais utilizados e mais procurados, principalmente para te ajudar caso precise de umas dicas:

Alho

Ótimo para saúde e combina com praticamente todos os alimentos.

Cebola

Possui vitaminas A e C, preparada crua, refogada ou cozida.

Louro

Folha aromática popular com o feijão, em caldos e carnes.

Salsinha

É utilizada fresca ou desidratada em legumes cozidos e frangos.

Pimenta

Além da ardência característica, ajuda a reduzir o colesterol.

Coentro

Cheio de vitaminas, é usado principalmente na finalização dos pratos.

Manjericão

Utilizado principalmente com massas e molhos de tomate.

Canela

Utilizada em doces e bebidas quentes, possui um aroma único.

Páprica (doce ou picante)

Combina com carnes, trazendo picância ao prato.

Cravo

Seu sabor e aroma são fortes. Utilizado principalmente em doces.

Melhores temperos naturais para cada tipo de comida

Vai cozinhar e ainda não sabe muito bem quais são os melhores temperos naturais para o seu prato? Não tem problema, vamos conversar sobre isso e você vai sair entendendo tudo! 

Fizemos uma lista bacana de pratos que podem ficar ainda melhor com o tempero natural e que vai te ajudar na hora de experimentar diferentes formas de cozinhar.

Bife de carne preparado com temperos naturais
Há temperos mais característicos para cada tipo de carne, mas o importante é escolher os temperos naturais que harmonizam com seu paladar.

Temperos naturais para carne vermelha

Os temperos naturais para carne vermelha precisam conversar diretamente com o sabor da carne. Eles não devem sobrepondo o sabor e o segredo é encontrar uma forma de deixar o prato final ainda mais saboroso.

Para ensopados, recomendamos o curry. Popular na cozinha indiana, ele possui um sabor marcante e levemente picante. O curry é uma mistura de diferentes especiarias, o que o torna tão único. 

Geralmente, você vai encontrar dois tipos de curry: o tailandês e o indiano. O segredo é experimentar e encontrar o que combine melhor com o seu paladar e que deixe a carne do jeitinho que você gosta de saboreá-la.

Para o churrasco, vamos dar duas dicas. A primeira é o chimichurri, que também é uma combinação de diferentes especiarias. O chimichurri foi criado como uma espécie de vinagrete já sendo pensado para churrasco. Também é possível encontrá-lo desidratado.

A segunda dica é o alecrim. O sabor é leve e vai diferenciar muito a sua carne. Se exagerar na quantidade, pode acontecer do gosto dele ficar mais forte do que o da carne. 

Por ser uma recomendação para churrascos, você pode ir testando aos poucos para ver como funciona melhor para o seu paladar.

Temperos naturais para peixes

Se você é fã de peixes, chegou a hora de aprender um tempero natural bem legal que vai fazer muita diferença no sabor do seu prato! O segredo para fazer um peixe bacana é entender que os sabores precisam conversar entre si. Essa carne é mais leve, então uma boa pedida é temperar com algo mais forte.

Por isso começamos com o grão de mostarda, que além de ser a parte mais nutritiva da planta e muito saudável, o sabor é muito característico e combina com a leveza do peixe. 

Mas se você quiser algo mais leve e mais simples, tente manjericão com azeite de oliva. É rápido, simples e com certeza não vai te decepcionar.

Temperos naturais para frangos

Na hora de decidir que tipo de tempero é ideal para o frango, pense antes na forma como você vai prepará-lo e servi-lo. Por exemplo, frango grelhado, defumado ou cozido, combinam com ervas que apenas acentuam o sabor, como manjericão, folhas de louro, coentro ou alecrim. Aliás, essas ervas, aliadas com alho e cebola, darão um sabor de muito destaque.

Podemos pensar também no açafrão ou na páprica, dando à sua receita um sabor mais picante e permitindo que você utilize o frango em uma preparação mais típica, como em pratos da cozinha mexicana

O orégano, por sua vez, é ótimo para ensopados, pois o seu aroma e sabor permitirão uma degustação prazerosa e inesquecível.

Por fim, o alho granulado é um dos mais tradicionais e uma das dicas mais seguras e certeiras. Combina muito bem com o azeite de oliva e acaba sendo uma escolha garantida caso você não queira arriscar na hora de escolher o tempero natural para o frango.

Prato de macarrão com frango prepara com temperos naturais
Temperos naturais são uma excelente forma de você explorar novos sabores em seus pratos.

Temperos naturais para feijão

Saber cozinhar um feijão realmente gostoso é uma questão de orgulho para nós brasileiros, pois o prato é parte fundamental da nossa alimentação diária. Então, vamos dar algumas dicas de temperos naturais para deixar seu feijão ainda melhor!

A primeira é para depois de finalizar o preparo: você acrescenta algumas pitadas de alho e cebola em pó – dessas que você encontra em feiras livres e lojas de produtos naturais. Esses temperos têm o gosto mais intenso e você nunca mais vai querer usar aqueles pozinhos industrializados. 

Outro tempero natural para o feijão é a páprica. A páprica combina muito bem com feijão, em todas as suas versões. Se você prefere um sabor mais suave, use a doce; se quer um sabor de pimentinha, use a picante. 

Já a páprica defumada substitui um pouco o sabor da linguiça. O importante é acrescentar aos poucos e ao final do preparo, para também ir provando e vendo como funciona melhor para você ou para seus convidados.

Temperos naturais para saladas

Às vezes a gente enjoa de só temperar a salada com sal, limão ou vinagre. Por isso, existem diversas opções gostosas e saudáveis!

Vamos começar falando do hortelã. Tanto em folha natural, como em molho, ele fica delicioso na salada. Ao mesmo tempo em que parece tão diferente, o hortelã acaba complementando de forma única o prato. 

Você pode pensar também em usar pimenta malagueta. Tente ir colocando aos poucos, em pitadinhas, para entender o sabor e sentir como você gosta. Vale muito a pena!

A grande variedade de diferentes tipos de temperos naturais faz com que a escolha, muitas vezes, seja difícil. Mas experimente! A maioria dos temperos é bem barato, trazem benefícios para a saúde e você vai descobrir muito mais sobre a arte de cozinhar. 

Quer aprender receitas incríveis, além de outras dicas para o dia a dia? Acompanhe nosso blog e não perca nenhuma novidade!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *