A Quaresma é o período de quarenta dias que vai da quarta-feira de cinzas até a quinta-feira santa (que antecede o fim de semana da Páscoa). O período, que é destaque para os católicos e outros cristãos, é marcado pela época de preparação para a Páscoa.
A expressão Quaresma vem do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). O adjetivo referente a esse período é o dito quaresmal. Esse período se refere a um momento de reconciliação com Deus, através da oração. Uma prática muito comum entre os fiéis é o jejum de carnes vermelhas durante o período.
Por isso, se você é um desses fiéis e está procurando receitas que não levam carne vermelha, veja só o que separamos para você.
Patê de peixe
O patê de peixe é uma excelente receita para comer com um pãozinho ou torradinha no fim da tarde. Além de ser saboroso, é super fácil de fazer. Veja só!
Informações importantes
Rendimento: 2 xícaras
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes
1/2 xícara (chá) de sobras de peixe assado1/2 xícara (chá) de maionese1 caixa de creme de leite (200ml)Suco de 1 limão2 colheres (sopa) de cebolinha picada1 pacote de creme sabor cebola (68g)Torradinhas e/ou pão em fatias
Modo de preparo
Em uma tigela, desfie o peixe com um garfo, adicione a maionese, o creme de leite, o suco de limão, a cebolinha e a sopa de cebola e misture bem até homogeneizar. Mantenha na geladeira até o momento de servir.
Sirva acompanhado de pão ou torrada.
Bacalhoada
A bacalhoada é uma receita muito tradicional durante o período da páscoa e por isso não podíamos deixá-la de fora. Olha só!
Informações importantes
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1h30m
Ingredientes
3 lombos de bacalhau dessalgados4 batatas em rodelas com 1 dedo de espessura2 colheres (sopa) de azeite1 cebola em rodelas finas1 pimentão verde em rodelas finas4 dentes de alho amassadosSal e cheiro-verde picado a gosto1 tomate em rodelas finasAzeite para untar e regar2 ovos cozidos em rodelas1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas fatiadas
Modo de preparo
Cozinhe o bacalhau em água fervente por 3 minutos. Retire com uma escumadeira e deixe esfriar.
Na mesma água do bacalhau, cozinhe as batatas por 3 minutos. Escorra e deixe esfriar.
Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e refogue a cebola, o pimentão, o alho e o sal por 3 minutos. Reserve.
Desfaça os lombos de bacalhau em lascas grandes, retirando as espinhas e a pele.
Em um pote de vidro untado, faça uma camada de batatas, espalhe o bacalhau, intercalando com as batatas restantes.
Cubra com o refogado de cebola e o tomate.
Polvilhe com sal, regue com azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos.
Retire o papel, decore com os ovos, as azeitonas, regue com mais azeites, polvilhe com cheiro-verde e sirva.
Dica da Nutriação: cuidado com os peixes
Para que você possa desfrutar do melhor de todas essas receitas, a Nutriação separou algumas dicas e cuidados que é preciso ter com os peixes. Se liga!
Vai comprar alimentos perecíveis? Deixe-os para pegar no final da compra, para não perder a temperatura.
Para transportar, o ideal é sempre armazená-los em bolsas ou caixas térmicas – desta forma é possível manter a temperatura baixa por muito mais tempo.
Vai descongelar? Então sempre opte pelo degelo na geladeira. Se não puder (ou não tiver tempo suficiente), aposte no micro-ondas, na função de descongelamento em baixa potência.
Evite também recongelar o peixe, para não perder a qualidade.
Fique ligado aqui no Blog do Savegnago, pois teremos diversas dicas durante o período da quaresma.
Tudo para a sua quaresma
Aqui no Savegnago temos diversas sugestões de pratos para você arrasar nas suas preparações. Acesse o nosso site ou vá até o Savegnago mais próximo e veja toda a variedade que temos para você.
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário