Você provavelmente já teve que lidar com algum tipo de inseticida, certo? Isso porque todas as casas estão sujeitas a invasão de insetos indesejados. E apesar do incômodo que esses invasores trazem, existem algumas maneiras simples de acabar com este problema, seja através do uso de repelentes ou de algum inseticida. 

No entanto, para manusear esses produtos com segurança e escolher o tipo ideal para proteger a sua casa, é preciso levar algumas questões em consideração. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você. Por aqui, vamos te explicar como funciona o repelente, quais são os tipos de inseticidas existentes e qual a diferença entre eles. 

Assim, você estará preparado para escolher o melhor tipo de inseticida para a sua casa, garantindo toda a proteção que a sua família merece! Vamos lá?

Tipos de repelentes e seus usos

Os repelentes têm a função de afastar os mosquitos do ambiente ou das partes do corpo expostas. Eles não exterminam os mosquitos, apenas os mantém longe através de um composto químico tóxico para os insetos chamado piretróide

Esse produto é eficaz principalmente contra mosquitos, moscas e pernilongos, podendo ser encontrados em diversos formatos, sendo os mais comuns líquido ou elétrico. 

Diferente de qualquer tipo de inseticida, os repelentes líquidos de uso tópico são aplicados na pele exposta, mas também podem ser passados sobre a roupa. A região dos olhos e boca devem ser evitadas, já que se trata de um composto tóxico. 

Já o repelente elétrico, que pode ser encontrado em versões de pastilhas ou líquido, normalmente é um pequeno aparelho que fica na tomada, provocando evaporação de um composto químico tóxico, responsável por afastar os insetos daquele ambiente.

Os repelentes elétricos funcionam em áreas de até 10m². Em locais maiores, os especialistas recomendam usar mais de um repelente. Para o funcionamento do dispositivo, também é importante ter uma corrente de ar para dissipar o produto. Por isso, ele nunca deve ser ligado em tomadas através de móveis ou acima da altura da cama. 

Uma vez na tomada, o repelente elétrico evapora o piretróide e penetra no organismo do inseto através de orifícios respiratórios. 

Ao chegar no sistema nervoso, a intoxicação se inicia e possui quatro níveis: excitação, convulsões, paralisia e morte. Se não conseguir fugir antes de ficar totalmente paralisado, o inseto morre — o que geralmente não acontece, já que ao menor sinal do piretróide, o mosquito se dissipa.  

Tipos de inseticidas e seus usos

A função do inseticida é exterminar mosquitos, pernilongos, baratas, aranhas e formigas do ambiente. Os principais tipos de inseticidas são os em aerossol ou spray, que devem ser aplicados diretamente no local onde o inseto foi avistado.

O tipo de inseticida aerossol é o mais procurado para uso doméstico, já que o seu uso é muito simples. Ele atua no sistema nervoso dos insetos e os mata em questão de minutos. 

Sua fórmula possui duas substâncias: o próprio inseticida líquido e outra substância que se torna gás, chamada de propelente. Com a mistura dos dois, ocorre pressão dentro da embalagem e, ao apertar a válvula, o jato é disparado no ar ou no inseto. 

Por possuir uma série de produtos químicos na sua composição, o ideal é que as janelas permaneçam abertas após a aplicação. Apesar de toda segurança da embalagem, é importante tomar cuidado no manuseio e lavar bem as mãos após a aplicação

Mesmo assim, esse tipo de inseticida pode provocar sensibilidade na pele e problemas respiratórios em algumas pessoas alérgicas. 

Diferente dos aerossóis, o tipo de inseticida em spray não possui substância gaseificada dentro de sua embalagem. Isso faz com que o jato seja mais suave e o produto é disparado na forma líquida. 

Outra diferença importante é que os inseticidas em spray não são recomendados para uso direto no inseto: o ideal é apenas pulverizá-los no ambiente.

tipo de inseticida: pessoa passando repelente
Seja utilizando repelentes ou algum tipo de inseticida, é importante sempre estar atento ao modo de uso do produto.

O que é melhor: inseticida ou repelente?

Agora que você já sabe como funciona o repelente e o inseticida, percebeu que há diferença entre eles. Você deve estar se perguntando: qual eu devo ter na minha casa? 

Bem, se você deseja uma ação eficaz contra os insetos, escolha um tipo de inseticida. No entanto, o ideal é que você tenha ambos disponíveis. 

Isso porque, enquanto o repelente tem a função de repelir os mosquitos, o inseticida os extermina, o que faz com que ambos os produtos sejam necessários, de acordo com a situação.

Por exemplo, para noites tranquilas e livres de pernilongo, o repelente elétrico pode ser a melhor solução, mantendo os insetos longe de você e da sua família. 

Outro exemplo muito comum do uso de repelentes é em viagens ou trilhas na natureza. Aplicando repelentes líquidos de uso tópico, você ficará livre da picada de insetos. 

Entretanto, se ao chegar em sua casa, você encontrar um inseto na sua sala, um repelente não irá te ajudar. Nesse caso, você vai precisar de um tipo de inseticida aerossol, que será aplicado diretamente no inseto para matá-lo. 

Para ambos os produtos, é importante lembrar: repelentes e inseticidas geram resistência nos insetos. Ou seja, com o tempo, eles podem ficar imunes. Por isso, varie entre eles e utilize com moderação. 

Como escolher o tipo de inseticida ideal para a sua casa?

Vamos entender como selecionar o melhor tipo de inseticida de acordo com a situação e ver alguns exemplos de uso de acordo com cada tipo de inseto. Os inseticidas mais comuns são os aerossóis, automáticos e em spray. 

Vamos ver como cada um deles funciona: 

Inseticida aerossol

O aerossol é o tipo de inseticida mais procurado para o uso doméstico. Seu uso é pontual e diretamente no inseto, já que eles atuam no sistema nervoso ocasionando a morte em questão de minutos. 

São opções práticas e, com um toque, a substância se dispersa no ar ou diretamente no inseto, eliminando principalmente baratas e insetos maiores. 

A maioria dos inseticidas aerossóis tem fórmula leve e não apresentam cheiro forte. Sendo assim, quase sempre dá pra aplicar na presença de plantas, família ou de animais de estimação, mas evite deixar crianças pequenas e animais no cômodo por alguns minutos.

Inseticida automáticos

Práticos e com proteção contínua, esse tipo de inseticida é eficaz apenas contra mosquitos e moscas. O aparelho funciona com pilhas e sem a necessidade de energia elétrica.

Possuem um pequeno espaço interno que acomoda o inseticida líquido e um orifício para o disparo no ar, como se fosse um spray, que libera o conteúdo de forma automática.

Geralmente, estes aparelhos contam com uma regulagem de intensidade e podem durar por até 45 dias. Devem ficar em ambientes ventilados, sem correntes de ar e de preferência em lugares altos.

Inseticida spray

Diferente do tipo de inseticida em aerossol, o spray não é liberado em forma de jato. Então ele é recomendado para pulverizar os ambientes da casa de tempos em tempos. 

Eles são uma ótima solução e servem mais como prevenção contra o aparecimento de insetos, mantendo-os longe ou eliminando-os antes mesmo que você os veja. 

Por fim, se o seu problema for causado especificamente por um tipo de inseto, vale ir atrás do melhor tipo de inseticida para o seu problema. 

Por exemplo, os inseticidas em forma de iscas são excelentes para eliminar baratas, fazendo com que você as ache morta ou extremamente tontas. 

Agora, se você está sofrendo com a presença de formigas, existe um tipo de inseticida em gel, que você aplica com uma seringa em todos os cantinhos e rachaduras, e faz com que as formigas desapareçam em poucos dias. 

Ufa! Agora você já sabe como manter os insetos longe da sua casa. E lembre-se: aqui no Savegnago você encontra diversos tipos de inseticida. Faça seu pedido hoje mesmo pelo nosso site ou visite uma de nossas lojas físicas!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *