O cafezinho não é só uma paixão nacional. Ele ultrapassa fronteiras sendo uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Além disso, são diversos os tipos de cafés existentes no mundo. 

A complexidade e variedade de drinks feitos com a bebida ao longo dos anos criaram novas nuances para o ingrediente. Hoje, são infinitas opções de preparos e tipos de cafés, cada uma com características específicas para agradar todos os gostos. 

Se você é amante desta bebida, esse post é para você. Por aqui você vai descobrir um pouco mais sobre a história do café, quais tipos de cafés existem, os tipos de grãos e quais são os melhores para você experimentar. 

Continue a leitura e depois conte para a gente qual o seu favorito!

Um breve resumo sobre a história do café

Se hoje o café é paixão mundial, saiba que nem sempre foi assim. Mas antes de te contar essa história, vamos começar do início: qual a origem do café? 

Não há registros sobre a origem do café. Sabe-se apenas que é uma planta da Etiópia. Diz a lenda que um pastor etíope reparou que suas cabras ficavam com mais energia após consumir o fruto e, intrigado, ele levou uma amostra para um monge do local. A partir daí, o uso da planta passou a ser feito como uma forma de “energizar” as pessoas. 

Se a lenda é verdade ou não, não sabemos. O que temos certeza é que o primeiro registro oficial de consumo de café é de 575 d.C. No entanto, foi na Turquia, em 1475, que a primeira cafeteria foi aberta, espalhando a bebida por todo o mundo.

A vinda para o Ocidente

O sucesso do café no Oriente despertou o interesse do Ocidente. Tratada como especiaria de luxo, em 1615 o café chegou em Veneza, mas os desafios até sua popularização eram grandes. 

Muito associado a encontros sociais e música, a nova bebida, considerada “a droga do Oriente”, não era bem vista pelos religiosos da época. Além disso, os comerciantes de vinho também achavam que a bebida era uma concorrente e atrapalharia suas negociações. 

Foi por volta do século XVII, juntamente com o Iluminismo e as preparações para a Revolução Francesa que as cafeterias começaram a se desenvolver na Europa. Foi assim que a trajetória do café tomou um rumo diferente, fazendo com que ele se tornasse o sucesso que é hoje. 

mesa com uma xícara de café preto. Ao lado um notebook e uma caderneta marrom de anotações.
Um cafezinho dá aquela energia para começar o dia.

Quais tipos de cafés existem?

Os tipos de cafés diferem não apenas no seu modo de preparo, mas principalmente nos tipos de grãos. Não existe grão certo ou errado. Assim como nos vinhos, tudo depende do seu paladar. O local de cultivo e a torra dos grãos vão dizer muito sobre os tipos de cafés e suas nuances de aroma e sabor. 

Os três tipos de grãos mais famosos são o Arábica, Robusta e Kopi Luwak. Vamos descobrir um pouco mais sobre cada um deles? Acompanhe!

Arábica

O café em grãos mais comum é o arábica e muito provavelmente é ele que você degusta quando pede um cafezinho em alguma cafeteria. Com origem nas montanhas da Etiópia, esses grãos são cultivados acima de 1.000 metros de altitude.

O café arábica possui um aroma muito rico e um sabor profundo e suave. Apesar de ter 50% menos cafeína, seu teor de açúcar é maior. Os cafés finos ao redor do mundo, como mundo novo, catuaí amarelo e vermelho e bourbon, por exemplo, são variedades dessa espécie. 

Robusta

Com uma concentração de cafeína bem maior, ele é a opção certa para quem gosta de sabores amargos. Com facilidade de cultivo em regiões com clima quente e úmido e altitudes mais baixas, essa espécie é bastante cultivada aqui no Brasil. Por ser um café forte e encorpado, um de seus usos mais comuns é em cafés instantâneos. 

Kopi Luwak

Se o que você busca é uma experiência incomum, este é o grão ideal. O tipo de café especial mais caro e raro do mundo tem origem na Indonésia e é extraído das fezes da civeta, um gato selvagem indonésio. O animal come os frutos mais doces e maduros do café e excreta os grãos junto com suas fezes. 

Como você pode imaginar, a produção deste tipo de café especial é limitada, somando menos de 230 quilos por ano. Ao mesmo tempo que isso garante um sabor inigualável, descrito por alguns como uma mistura de chocolate e suco de uva, causa também uma alta no preço, que chega a cerca de mil dólares, por quilo. 

mulher mexendo um copo com cappuccino.
Existe uma grande variedade de tipos de cafés. Você pode escolher o que melhor agradar seu paladar.

Tipos de cafés: modo de preparo e maneiras de servi-los

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a variedade de café em grãos, vamos para a próxima etapa. Conhecer diferentes modos de preparo para os diversos tipos de cafés e as formas de servi-los é fundamental para abrir novos horizontes. 

Os tipos de cafés vão bem além do tradicional cafezinho e isso fica claro quando você entra em uma cafeteria e se depara com inúmeras opções no cardápio feitas com a bebida. 

Vamos conhecer algumas dessas deliciosas opções agora.

Café Expresso

De origem italiana, esse é o tipo de café mais popular entre os cafezinhos de restaurantes e cafeterias. O café expresso é feito em máquina, em poucos segundos, adicionando água com alta pressão já na temperatura de consumo. É um tipo de café que concentra o máximo do sabor e aroma do grão.

Apesar de simples, existem vários tipos de cafés expressos, mas todos muito concentrados, cheio de intensidade e sabor. Por vezes, devido à pressão da água, é normal que a bebida também apresente uma espuma cremosa. 

No Brasil estamos acostumados a consumir bastante café, então nossa porção mais comum de café expresso é de 50ml. No entanto, pelo mundi, a quantidade padrão é de apenas 30ml. Por aqui, também é normal servir a bebida acompanhada de um pequeno doce ou biscoito, para contrastar com o sabor intenso do café. 

Outras possibilidades de tipos de cafés expressos são: curto, médio e longo. Essas opções tem a ver com a quantidade de bebida em ml. Enquanto o curto possui uma quantidade menor, mas é mais concentrado, o longo é mais fraco e em maior quantidade, pois é diluído em mais água. 

Café Coado

Preparado na hora, este tipo de café é o mais comum nas casas brasileiras. Ele é preparado em coador de pano ou de papel, manualmente ou através de uma cafeteira simples. 

O café coado pode ser ou não adoçado antes de servido, e diferentemente do expresso, apresenta uma textura menos cremosa e um sabor menos concentrado. Geralmente ele é feito com pó de café que encontramos nos mercados, com uma moagem bem fina. 

Café Macchiato

Café com leite típico da Itália, este tipo de café adiciona leite vaporizado em cima do café, deixando o drink mais sofisticado. O leite vaporizado tem textura de espuma e seu principal objetivo é suavizar o sabor intenso do café expresso. Na hora de servir, usa-se a mesma xícara do café expresso, com proporção de meio a meio de café e leite. 

No Brasil, o tradicional café com leite é um clássico e possui diferentes nomes ao redor do país: pingado, média ou cortado, são alguns deles. Cada receita tem uma quantidade de leite diferente, sendo o pingado com menor concentração de café, o médio com uma quantidade exata de café e leite, e o cortado apenas um pouco de leite em uma concentração grande de café. 

Cappuccino

Este é um dos tipos de cafés mais apreciados no mundo. Existem diferentes versões de cappuccino, mas a clássica é a receita italiana de 180ml feita com 1/3 de café espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite. Algumas cafeterias adicionam chocolate ou canela à bebida, que tem uma consistência bem cremosa. 

Aqui no Brasil, o cappuccino em pó é a sensação. A mistura instantânea une café, leite, canela, baunilha e chocolate que é facilmente misturada em água quente ou leite.

Mocha

O mocha vem ganhando espaço nas cafeterias. Conhecido também como mochaccino, é uma versão achocolatada do cappuccino. Esse tipo de café é originalmente preparado a partir de uma uma mistura de calda de chocolate e café espresso, coberta com leite e espuma de leite. Para finalizar e refinar a bebida, geralmente acrescenta-se chocolate em pó em cima da bebida. 

Como falamos anteriormente, alguns preparos aqui no Brasil de cappuccino já levam chocolate, por isso às vezes você pode pedir um cappuccino, mas na verdade está bebendo um mocha. 

café triturado sendo pesado. Ao lado grãos de cafés enfeitando a mesa.
São diversos os tipos de grãos e formas de preparo. Explore!

Tipos de cafés gelados

O café gelado faz sucesso no mundo todo, e aqui no Brasil não seria diferente! Não tem nada melhor do que juntar o café a uma bebida refrescante no calor de um país tropical. A seguir você vai conhecer alguns tipos de cafés gelados.

Café Gelado Clássico

Para preparar um café gelado clássico não tem muito segredo. Prepare uma xícara de café, espere até ela estar na temperatura ambiente e adicione gelo. Adoce a gosto. 

Café Gelado com chocolate

Esse tipo de café gelado também é fácil de preparar. Faça um café, despeje na forma de gelo e leve ao congelador por 4 horas. Retire os cubos de café e bata com leite, açúcar e chocolate em pó. Sirva em uma taça e acrescente chantilly e calda de chocolate para dar um sabor especial. 

Milkshake de café

Podendo ser servido até como uma sobremesa, o milkshake de café vai te surpreender! Em um liquidificador, bata café, leite, sorvete de creme ou chocolate e calda de chocolate ou caramelo. Feito isso, sirva o milkshake em um copo alto, colocando calda no fundos e chantilly em cima. 

pessoa entregando uma xícara de café para outra.
Nas lojas Savegnago você pode explorar vários tipos de cafés!

Experimente todos os tipos de cafés

Se você é apaixonado pelo tema, você precisa experimentar todos os tipos de cafés que listamos aqui e muitos outros pelo mundo afora. 

Quer comprar café agora mesmo sem sair de casa? Entre no site da Savegnago e encontre muitos tipos de cafés!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *