Parece que os tipos de cerveja não param de crescer, não é mesmo? Com um mercado promissor e milhões de fãs da bebida, os processos de produção não param, resultando em cada vez mais opções de cerveja. 

Para os amantes da bebida, a boa notícia é que parece não faltar variedade para diferentes ocasiões e paladares

Das Pilsens clássicas a IPAs arrojadas, novas cervejas surgem no mercado a todo momento, cada uma com sua particularidade. Por isso, se você é um amante desta bebida, vai adorar saber mais sobre esse universo! 

Afinal, o que torna as cervejas diferentes entre si? Quais são os principais tipos de cerveja? Como os ingredientes contribuem para a origem de novos sabores?

Trouxemos a resposta dessas e muitas outras perguntas para você! Conheça agora sobre o mundo das cervejas, as principais escolas cervejeiras, as famílias existentes e os principais estilos.

Ingredientes e processo de produção

Não importa o tipo de cerveja, todas elas possuem quatro ingredientes principais, que são a base da bebida. Os ingredientes são: água, que representa de 85% a 95% da cerveja, cereais, que dão cor, sabor e aroma para a cerveja e podem ser maltados ou in natura, lúpulo, que traz o amargor e a levedura, responsável pela fermentação da bebida. 

A quantidade de cada um desses ingredientes impactam diretamente no resultado. Além disso, o cervejeiro ainda pode acrescentar outros ingredientes e alterar alguns processos de produção, dependendo dos tipos de cerveja que ele está fazendo. 

De forma geral, o processo de produção é dividido em algumas etapas:

  • Maltagem: os cereais são umedecidos, secados e torrados;
  • Brassagem: as enzimas do malte são ativadas na fervura, transformando o amido em açúcar;
  • Filtragem: separa-se o bagaço dos grãos de cereais do mosto;
  • Fervura: o bagaço é lavado e a água que sai desse processo é colocada junto ao mosto e fervida. Nessa etapa, também adiciona-se o lúpulo;
  • Resfriamento: é usado para deixar o mosto na temperatura exata para o fermento;
  • Fermentação: nessa etapa que o açúcar é transformado em álcool, éster, fenóis e aromas;
  • Maturação: esse processo ajuda no amadurecimento da bebida;
  • Envase e pasteurização (em alguns casos): finalizam a fabricação da cerveja. 

Para entender melhor como se dão os diferentes tipos de cerveja, é preciso ir além de ingredientes e processo de produção. 

Dentro do mundo cervejeiro existem 3 categorias importantes: escolas, famílias e estilos. Essas importantes classificações são fundamentais para entendermos as características de cada cerveja. Conheça a seguir cada uma delas: 

As escolas cervejeiras

Assim como acontece com o vinho, as escolas cervejeiras nada mais são do que as regiões onde os estilos de cerveja foram criados, sendo que cada país possui seus tipos de cerveja, com características e personalidades próprias. 

Atualmente, existem quatro principais escolas cervejeiras no mundo:

Escola Inglesa

Hábito de beber em pubs é tradição desde a época das cervejas em barril. A Escola Inglesa, que engloba Inglaterra, Escócia e Irlanda, é caracterizada por tipos de cervejas mais amargas e secas, com uma alta fermentação. 

Os principais estilos são Pale Ale, Porter, Stout, Barleywine, Bitter, Brown Ale e a famosa IPA

Copo de cerveja sendo enchido.
Você pode harmonizar cada um dos tipos de cerveja com outros ingredientes, como carnes, doces ou embutidos.

Escola Belga

A Escola Belga consegue se diferenciar com estilos próprios, mesmo em um território tão pequeno. 

Essa tradição, que se estende também pela Holanda e norte da França, se destaca pela criatividade, produzindo cervejas de alta fermentação, com ingredientes como semente de coentro, casca de laranja, anis e canela. 

O teor alcoólico desses tipos de cerveja é o mais elevado e os principais estilos são Blonde Ale, Witbier, Dark Ale, Golden Ale, Tripel, Dubbel e Quadruppel.

Escola Alemã

A Escola Alemã é, sem dúvida, a mais famosa mundialmente. Nesta escola, inclui-se também a República Tcheca, afinal, foi por lá que se inventou a cerveja Pilsen

As cervejas alemãs possuem uma eficiência e qualidade técnica, com pouco espaço para criatividade. 

Não se adiciona frutas ou especiarias e as leveduras utilizadas são de caráter límpido, sem deixar muitos resíduos aromáticos. De forma geral, os tipos de cervejas alemãs são mais maltadas, ou seja, mais adocicadas. 

A maioria dos estilos produzidos por lá são cervejas de baixa fermentação (Lagers), como Pilsen, Helles, Bock, Schwarzbier. Outra tradição alemã são as cervejas de trigo da Bavária e o consumo em grandes festas coletivas, como o conhecido Oktoberfest.

Escola Americana 

Apesar de recente em relação às demais, a Escola Americana se difundiu pelo mundo e ganhou muita popularidade. Uma das apostas dessa escola é a releitura de receitas tradicionais, de outras escolas cervejeiras, feita de maneira criativa. 

Alguns dos principais tipos de cerveja dessa escola são: American Lager, American Pale Ale, American IPA, Pumpkin ALE, American Porter, American Strong ALE e American Barleywine.

Quais são as famílias de cerveja?

Existem três famílias de cerveja. Cada tipo de cerveja faz parte de uma família e a diferença entre elas está no tipo de fermento usado no processo

A seguir, vamos conhecer cada uma das três famílias cervejeiras:

Família Ale

De alta fermentação, os tipos de cerveja dessa família têm aromas e sabores mais frutados. Durante o processo, o fermento tende a ficar mais na superfície do mosto dentro do tanque e atua em temperaturas mais elevadas. 

Alguns representantes desse grupo são: IPA, Pale Ale, Stout e Weiss.

Família Lager

Já a família Lager é de baixa fermentação. No processo de produção, o fermento tende a descer para o fundo do tanque e atua em temperaturas mais baixas. 

Os estilos mais comuns desses grupos são as cervejas tradicionais como a American Lager, Bock, Pilsen e Schwarzbier.

Família Espontânea

A fermentação nesses tipos de cerveja é conduzida de forma espontânea. Ou seja, o mosto entra em contato com ar natural do ambiente e é inoculado com leveduras e bactérias selvagens presentes. 

Possuem alta acidez e apresentam alta complexidade e aromas rústicos. Nessa família encontramos a Gueuze e Fruit Lambic, por exemplo. 

Pessoas brindando com copos de cerveja.
Experimente os diversos tipos de cerveja e descubra qual delas é ideal para o seu paladar.

Quais são os tipos de cerveja?

Há mais de 150 tipos de cerveja em todo o mundo! A seguir, confira as dez principais:

1. American Lager

As American Lagers são ideais para quem está começando a beber cerveja. Leve e refrescante, em geral, possuem notas maltadas e alta sensação de frescor.

2. Pale Ale 

De origem inglesa, este tipo de cerveja tem uma quantidade maior de lúpulo na sua receita, o que faz com que ela seja mais amarga. Com coloração cobre e aroma frutado e terroso, ela harmoniza muito bem com comidas condimentadas. 

3. IPA

Os tipos de cerveja Indians Pale Ale tem como características uma forte presença do lúpulo, dando um sabor amargo que harmoniza muito bem com comidas apimentadas e queijos fortes. Outro diferencial deste tipo de cerveja é seu alto teor alcoólico. 

4. Pilsen

Também conhecida como Pilsner, possuem um sabor suave, amargor baixo e uma coloração dourada e translúcida. 

No aroma, notas florais de lúpulos equilibram bem com o malte, combinando muito bem combina com pratos leves, como nozes, castanhas ou queijos leves.

5. Stout

Originária da escola inglesa, este tipo de cerveja possui aroma e sabor torrado, que lembra café

A sua intensidade varia de acordo com seus sub-estilos, sendo as mais adocicadas são conhecidas como Sweet Stouts, enquanto as mais secas são as Dry Stout. Stouts são ótimos tipos de cerveja para combinar com sobremesa à base de chocolate.

6. Vienna Lager

É uma cerveja com corpo médio, com um bom equilíbrio entre o lúpulo e o malte. Sua cor varia entre marrom acobreado e o avermelhado, e sua harmoniza se dá muito bem com hambúrguer.

7. Weiss

Com uma cor clara, turbidez e uma espuma cremosa, as cervejas de trigo são ideais para refrescar no calor

Com um sabor leve e refrescante e um aroma que lembra pão, banana e cravo, elas são, geralmente, a primeira opção para quem deseja migrar para opções mais artesanais

8. Porter

Da escola britânica, são cervejas escuras e de sabor torrado. Com alta fermentação e teor alcoólico moderado, seu sabor lembra café e chocolate. Esses tipos de cerveja harmonizam bem com cogumelos, queijos e sobremesas. 

9. Witbier

A Hoegaarden foi a primeira cerveja deste estilo no mundo, criada em 1945 na Bélgica. Este tipo de cerveja é produzido com uma porcentagem de trigo não-maltado e são condimentados com casca de laranja e semente de coentro. 

Tem como característica uma cor bem clara, turvas, de corpo baixo e amargor baixo, que harmonizam muito bem com frutos do mar

10. Tripel

Este tipo de cerveja costuma ser complexa e apresenta notas condimentadas bem suaves. Geralmente possui uma coloração clara e notas que harmonizam muito bem com molho branco ou molho pesto.

Depois dessa viagem pelo mundo cervejeiro você está pronto para escolher sua próxima cerveja! 

E não esqueça, aqui no Savegnago além de comprar online, você ainda encontra todos os tipos de cerveja que quiser, de acordo com a sua preferência. Até a próxima!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *