Tipos de creme de leite: aprenda como diferenciar e quando usar cada tipo
admin | 18.04.2021
O creme de leite é um ingrediente essencial na cozinha. Com um sabor leve e ao mesmo tempo marcante, ele é muito versátil e pode ser utilizado no preparo de pratos salgados e doces, dando mais cremosidade e suculência. Você sabe quais são os tipos de creme de leite existentes, e para que serve cada um?
Há quem desconheça a existência de mais de um tipo de creme de leite, ou até mesmo faça a substituição de um tipo pelo outro. Se você é uma dessas pessoas, saiba que nem sempre isso dará certo. Por isso, é tão importante conhecer suas variações disponíveis no mercado e usar aquele mais apropriado para a sua receita.
De forma geral, todos os cremes de leite são uma porção de leite enriquecida em gordura que sobe ou é forçada a subir por centrifugação até a superfície do leite. O que muda em cada tipo é a quantidade de gordura, a presença de lactose e a indicação de uso nas receitas do dia-a-dia.
Se você tem dúvidas relacionadas a esse ingrediente e qual tipo usar nas suas receitas, preparamos esse artigo para você. Acompanhe e aprenda os tipos de creme de leite existentes e as diferenças entre cada um deles. Boa leitura!
Tipos de creme de leite
Em linhas gerais, podemos separar o creme de leite em três tipos: em caixinha, em lata e o fresco – também chamado de “nata” em algumas regiões do país. A seguir, vamos conhecer as principais diferenças entre cada um deles e conhecer algumas dicas de uso para acertar no preparo da sua receita.
Creme de leite em caixinha
Muito fácil de ser encontrado, este tipo de creme de leite possui entre 18% e 25% de gordura em sua composição e já vem com o soro misturado. Ele é ideal para preparo de ganaches, caldas, pudins, molhos e sobremesas.
Ao contrário do que dizem, o creme de leite em caixinha não talha quando fervido para o preparo de doces ou salgados. O que faz este tipo de creme de leite talhar é a mistura com ingredientes ácidos, como o molho de tomate, por exemplo.
Creme de leite em lata
O creme de leite em lata possui a mesma quantidade de gordura do que a opção em caixinha, entre 18% e 25%, porém o soro vem separado. Isso facilita o uso em receitas que pedem a separação do creme de leite com o soro.
Caso a receita que você está preparando não precise dessa separação, basta misturar o conteúdo da lata com uma colher, e utilizar por completo no seu preparo.
Creme de leite fresco ou nata fresca
O creme de leite fresco ou nata, pode ser encontrado tanto em lata, como em potes. Isso acaba gerando dúvidas nas pessoas, mas saiba que trata-se do mesmo tipo de creme de leite.
Esse tipo de creme não passa por nenhum processo industrial, por isso sua validade é muito menor do que a dos dois tipos anteriores e é conservado, mesmo antes de aberto, na geladeira (no mercado, você o encontra no setor refrigerado de laticínios).
Este tipo de creme de leite é o que apresenta mais gordura, com cerca de 35% na sua composição. Bem branquinho, com muita gordura e pouco soro, é o creme de leite ideal para preparação do chantilly. O preparo nada mais é do que o creme fresco batido até ficar bem espesso, acrescido de açúcar. Mas tome cuidado que se bater demais, pode virar manteiga.
Outros tipos de creme de leite
Além dos tipos de creme de leite que vimos anteriormente, existem algumas outras opções, menos comuns, disponíveis para receitas específicas, ou para quem tem algum tipo de restrição alimentar. Vamos conhecer essas versões a seguir:
Creme de leite leve
Você já deve ter reparado que alguns creme de leite em caixinha possuem a indicação “leve”. Isso significa que o produto é light – contém menos teor de gordura: cerca de 15% apenas em sua composição. Ele pode ser usado em receitas doces e salgadas, tendo as mesmas indicações de uso que o da caixinha tradicional.
A única diferença nesse tipo de creme de leite é consistência. Ou seja, apesar de não perder em sabor, se a sua receita precisa da consistência do creme de leite, a opção “leve” não é a ideal.
Creme de leite duplo
O creme de leite duplo é preparado da mesma forma que o creme de leite fresco, mas possui um teor de gordura ainda maior, que varia entre 30% e 50%. Este tipo de creme de leite é encontrado somente em embalagens plásticas e precisa ser refrigerado, já que contém estabilizantes.
Por apresentar um alto teor de gordura, a aparência do creme de leite duplo é amarelada e ele não deve ser usado para a preparação de chantilly, pois ficará excessivamente espesso.
Creme de leite homogeneizados
O creme de leite homogeneizado é comercializado em embalagens longa vida de 1 litro, e são uma excelente opção para fazer chantilly. Com 25% de teor de gordura, ele não contém aromatizantes e é zero açúcar, sendo muito usado em preparos de receitas diets.
Muito versátil, além do chantilly, esse creme pode ser utilizado na preparação de recheios, tortas, frutas, sorvetes, mousses, e também no preparo de receitas salgadas. Como não precisa de refrigeração antes de aberto, você o encontra em gôndolas próximas às misturas para bolo e fermentos.
Creme de leite sem lactose
Tem sido cada vez mais frequente encontrar pessoas intolerantes à lactose, uma proteína presente no leite. Mas para esse problema já existe uma solução, que é o creme de leite sem lactose. Para que ele vire zero lactose, durante a sua produção é adicionado uma enzima que quebra a lactose para que o organismo intolerante possa digerir.
Assim como os tipos de creme de leite em lata ou caixinha, o sem lactose pode ser usado para compor diferentes receitas, mantendo o sabor e a consistência de um creme de leite tradicional.
Creme de leite de soja
Existe um tipo de creme de leite para quem não consome leite, seja por ter optado pelo veganismo, por algum tipo de intolerância alimentar ou preferência quanto ao gosto.
Com as mesmas características do creme de leite à base de leite, o de soja é um substituto à altura. No entanto, dependendo da receita, o sabor da soja pode ficar um pouco acentuado. Por isso, recomenda-se o uso em receitas que terão outro ingrediente com sabor marcante como o principal.
Clotted Cream
O clotted cream ou, no português, creme coagulado, possui o teor de gordura mais alto dessa lista, alcançando 60% de gordura na composição. Por conta disso, sua coloração é amarelada, muito semelhante à manteiga amolecida. O clotted cream é consumido sem nenhum preparo, apenas acompanhado de morangos e pães.
Receitas de tipos de creme de leite para fazer em casa
Uma pergunta muito comum é se é possível e como fazer creme de leite em casa. A receita para fazer um creme de leite tradicional é:
Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga
1 copo de leite
1 colher de sopa de maizena (amido de milho)
Modo de preparo
Leve ao fogo o leite e a maizena até virar um mingau. Deixe esfriar na geladeira por 5 minutos, e depois bata no liquidificador com a manteiga por mais 5 minutos.
Pronto! Está feito o seu creme de leite caseiro.
Mas além do creme de leite do tipo tradicional, é possível fazer diferentes tipos de creme de leite. Veja a seguir:
Buttermilk ou leitelho
Encontrar este tipo de creme de leite industrializado no Brasil é difícil. Para fazer esse soro coalhado, meio ácido, basta misturar uma xícara de leite desnatado a uma colher de sopa de suco de limão. Misture e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos, até talhar. Caso não consuma toda a porção, conserve em geladeira em um pote com tampa.
Sour cream ou creme de leite azedo
Este tipo de creme de leite parece um iogurte, mas não possui versão industrializada aqui no Brasil. Ele é ideal para ser consumido como uma pastinha junto com aperitivos, ou como recheios de tortas e bolos, trazendo mais cremosidade.
Se deseja fazer em casa, basta misturar uma xícara de creme de leite fresco com uma colher de sopa de suco de limão. Deixe descansar por 30 minutos em temperatura ambiente e pronto! Guarde na geladeira se não consumir todo o produto, em um recipiente tampado.
Creme fraîche
Este creme azedo francês não é comumente industrializado no Brasil, apesar de ser muito comum em países como França, Romênia, Bélgica e Holanda. Ele é usado para receitas doces e salgadas, e também como um molho para saladas.
Para fazer aí na sua casa, coloque 500ml de creme de leite fresco e 250 ml de sour cream em uma panela a fogo baixo, e deixe até amornar. Transfira a mistura para uma tigela e cubra, deixando uma fresta. Repouse entre 6 e 8 horas até engrossar e ficar ácido.
Pronto! Agora que você já conhece os diferentes tipos de creme de leite e ainda aprendeu como fazê-los em casa, suas receitas ficarão ainda mais deliciosas! Aqui no blog da Savegnago você tem acesso a muitas dicas e ainda encontra todos os produtos que precisa no nosso site. Aproveite nossas ofertas!
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário