Cuidar da saúde bucal é essencial para manter a higiene e evitar problemas futuros. Para uma boa higienização e escovação, três itens são fundamentais: fio dental, escova e pasta de dente. Mas como escolher entre os tipos de creme dental? Como saber qual é o melhor para você?

Existem diferentes tipos de pasta de dente. Atualmente, são tantas opções que acabamos nem prestando atenção. No entanto, escolher o creme dental ideal faz parte do cuidado com a sua saúde bucal.

E os tipos de creme dental podem ir mudando conforme o tempo, de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, você já sentiu que tem épocas que a gengiva parece um pouco mais irritada? Ou então, ao tomar algo gelado, você sente um arrepio nos dentes? 

Para essas e muitas outras condições, existem um tipo de creme dental indicado. Quer entender sobre a importância da pasta de dente na limpeza dos dentes e aprender a escolher o melhor para você e sua família? Confira nosso conteúdo!

O papel da pasta de dente na saúde bucal

O cuidado com o sorriso pede diariamente por escovação. Para isso, o creme dental, acompanhado de uma escova de dentes adequada, é o grande responsável pela limpeza dos dentes e da língua. 

Além de remover resíduos, o creme dental também promove a eliminação da placa bacteriana que, com o tempo, invade a superfície dentária. 

Através de componentes químicos previamente testados, os cremes dentais agem contra a formação de placas, manchas e ainda envolvem nossos dentes com flúor, um importante aliado na prevenção de cáries dentárias. 

A maioria dos tipos de creme dental possui essas funções básicas e podem, ainda, auxiliar em outras condições bucais que veremos a seguir. 

Como escolher a pasta de dente?

Por mais que a função principal das pastas de dente sejam limpar os dentes, como vimos acima, alguns tipos de cremes dentais podem ajudar a combater outros problemas bucais, ou até mesmo ajudar no clareamento dos dentes, por exemplo. 

No entanto, antes de decidir entre um dos tipos de creme dental, é imprescindível passar por uma consulta no odontologista. Só o dentista saberá avaliar as condições dos seus dentes e indicar a pasta mais adequada. 

A seguir, vamos conhecer alguns tipos de pastas de dente e para que cada uma delas é indicada. É importante ressaltar que a pasta de dente, seja em creme ou gel, promove uma boa higiene bucal, então, escolha aquela de sua preferência. Na dúvida, converse com o seu dentista!

imagem com fundo amarelo, folha de menta e pasta de dente ao lado
Caso você tenha algum problema bucal, escolha um dos tipos de creme dental adequados à sua condição.

Cuidados com a gengiva

Ao contrário do que pensamos, muitas doenças bucais começam pela gengiva. A gengivite é uma doença oral causada por bactérias que causam sangramento, inchaço e inflamação nas gengivas, com a possibilidade de doenças mais graves, como a periodontite. 

Sua evolução pode, entre outras complicações, levar inclusive à perda dentária

Para combater problemas de gengiva, existem alguns tipos de creme dental específicos, que ajudam a eliminar as placas bacterianas que se acumulam ao longo da linha da gengiva. 

A pasta de dente com flúor e antisséptico interrompe o ciclo da gengivite, impedindo que esse problema se torne crônico.

Contra o mau hálito

O mau hálito pode prejudicar o convívio social, causando desconforto não só para quem sofre com essa doença, mas também para os outros ao seu redor. Causado por bactérias e uma higiene oral incompleta, o mau hálito pode ser resolvido com um tipo de creme dental antibacteriano e com flúor

Esses tipos de creme dental dão a sensação de refrescância por mais tempo e, quando associada a uma escovação mais frequente, utilizando fio dental e enxaguante bucal, o resultado é muito mais completo.

Alívio da sensibilidade

É bem comum que as pessoas tenham problemas de sensibilidade dental. Seja com bebidas ou alimentos bem gelados ou bem quentes, aquele arrepio acompanhado de dor não é normal. 

A sensibilidade é desencadeada pelo desgaste do esmalte dos dentes e se intensifica com o contato com líquidos e alimentos quentes, frios ou que contenham muito açúcar. 

A pasta de dente mais indicada para o tratamento da sensibilidade nos dentes contém Fluoreto de Estanho (SnF2) e algumas outras substâncias que servem para tampar os canais ligados aos nervos dos dentes. 

Isso impede que as bebidas e comidas ativem a dor, mesmo com a mudança de temperatura. Além disso, existem outros tipos de creme dental que previnem dentes sensíveis, utilizando compostos de flúor e Cristais Active Clean em sua fórmula.

Mas lembre-se: em caso de dores e sensibilidades que não melhoram, procure um dentista. Algumas pessoas confundem sensibilidade com outros problemas bucais. 

Além disso, dependendo do nível de sensibilidade, apenas um tratamento no consultório odontológico poderá te ajudar. 

criança em uma banheira segurando escova de dente com pasta
Antes de escolher o melhor tipo de creme dental, é importante visitar um dentista de sua confiança.

Branqueadores

Em busca de um sorriso cada vez mais brilhante, sem aspecto amarelado, foram criadas as pastas de dente com ação whitening .Esse tipo de creme dental remove em até 90% das manchas superficiais dos dentes, sem prejudicar o esmalte dental e ainda combate problemas como a cárie e a placa. 

Geralmente, os profissionais dentistas recomendam esses tipos de creme dental para pessoas que realizaram algum tipo de clareamento no consultório odontológico, a fim de complementar o tratamento e prolongar o efeito de dentes mais brancos. 

É importante ressaltar que as pastas de dente whitening não entregam os mesmos resultados que os clareamentos profissionais, já que só fazem efeito até certo ponto. 

Também é importante não confundir esses tipos de creme dental com as famosas soluções clareadoras feitas com ativos de carvão mineral. Esses produtos têm seu uso repreendido pelos profissionais dentistas e até mesmo pela Anvisa

Combate às cáries

Todos os tipos de creme dental tem como premissa eliminar resíduos e, consequentemente, te proteger das cáries. 

No entanto, para garantir esse resultado, além de fazer sua parte, escovando os dentes com frequência e usando o fio dental, é essencial que a pasta de dente tenha uma quantidade superior a 1000 partes por milhão (ppm) de fluoreto

Quantidades abaixo de 1000 ppm não são eficazes no combate à placa e restauração do esmalte dos dentes, deixando o caminho livre para o surgimento de cáries. 

Por isso, quando estiver no supermercado, atente-se às informações nas embalagens. Esse pode ser um fator decisivo na escolha da sua próxima pasta de dente! 

Como utilizar o creme dental corretamente?

Não basta apenas escolher o tipo de creme dental correto. É preciso também saber como usá-lo no dia a dia. Na hora da escovação, não é necessário uma grande quantidade de pasta de dente. Inclusive, o excesso de espuma pode acabar atrapalhando o processo de limpeza dos dentes, dando uma falsa sensação de limpeza

A recomendação dos dentistas é que a quantidade de creme dental aplicada nas escovas deve ser do tamanho de uma ervilha. Já o processo de escovação como um todo deve levar, em média, dois minutos. Além de economizar o produto, seguindo essa dica você ainda garante uma boa higiene bucal de toda família. 

E aí, gostou das nossas dicas sobre os tipos de creme dental? No Savegnago você encontra todas essas opções disponíveis para escolher a melhor para você e sua família. 

E não esqueça de conversar com o seu dentista, ok? Compartilhe nossas dicas com seus amigos e familiares!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.