Colocar alguns tipos de flores dentro de casa pode ser a saída que você procura para dar aquele diferencial na decoração!

Neste post, você verá uma lista com 6 tipos de flores para se ter em casa. Também mostraremos as principais características de cada uma delas e os cuidados necessários para você ter flores bonitas por muito tempo. 

E então, ficou interessada em conferir o artigo com a gente? Continue com a leitura! 

Quais tipos de flores ter em casa?  

Antes de falarmos sobre os tipos de flores, é preciso que você saiba, que especialistas no assunto dizem que plantas em casa purificam o ar e melhoram a umidade dos ambientes. 

Além disso, elas trazem bem estar psicológico, pois reduzem o estresse e aumentam a produtividade nos ambientes de trabalho. 

Portanto, pensando em todos esses benefícios, confira alguns nomes de flores que você pode ter em sua casa.

1. Amor-perfeito 

Flores do tipo amor-perfeito nas cores roxas e amarelas
O Amor-perfeito é um tipo de flor encontrado nas cores negra, marrom, roxa, azul, branca e amarela

O Amor-perfeito é um tipo de flor fácil de plantar. Se desenvolve bem em vasos, canteiros de jardim e jardineiras. Ele não costuma ultrapassar os 30 cm de altura. 

Para cultivar o amor-perfeito o ideal é utilizar um solo rico em matéria orgânica, moderadamente ácido, com pH entre 5,5 e 6. O vaso precisa ter boa drenagem. Irrigue a planta com frequência, deixando o solo sempreúmido, mas sem encharcar. 

Deixe em um ambiente com alta luminosidade com sol direto ou sombra parcial.Esse é um dos tipos de flores mais conhecidos e pode ser encontrado nas cores negra, marrom, roxa, azul, branca e amarela. 

As flores florescem no outono e na primavera. Se o inverno for ameno, a floração pode continuar no período. 

2. Antúrio 

Flor do tipo Antúrio na cor vermelha
O Antúrio é mais um dos tipos de flores que você pode ter em casa

O Antúrio chama a atenção por sua variedade de porte e cores. Ela pode ser encontrada na cor vermelha, rosa, branca ou salmão. 

Para o cultivo você pode utilizar sementes, estaquias ou mudas. O desenvolvimento da planta pode ser no solo de jardins, vasos, canteiros ou jardineiras.

O solo precisa ser rico em matéria orgânica e ter um bom sistema de drenagem. Já a rega deve ser constante, deixando a terra úmida, mas não encharcada. 

É uma flor que gosta de locais claros, mas sem contato direto com locais iluminados. Recomenda-se não deixá-lo em ambientes com ar-condicionados. 

Para quem tem animais domésticos em casa ou filhos é importante tomar alguns cuidados, pois esse tipo de planta é tóxica. Por isso, neste caso, o ideal é mantê-la em locais onde apenas adultos terão acesso. 

Este tipo de planta pode chegar até 40 cm de altura. Sobre a época de florada, ela acontece todo o ano, mas é na primavera e no verão que a flor fica mais bonita.

3. Azaléia 

Flor do tipo Azaléia na cor branca
A Azaléia é um tipo de flor muito procurado para se ter em casa

A Azaléia é um tipo de flor que enfeita jardins e até paredes, se você colocá-la em vasos ou acessórios de decoração, como troncos rústicos. 

Sua floração é abundante e muito bonita! Suas flores são encontradas em vários tons como branco, rosa, vermelho ou mesclados. 

Elas podem variar de tamanho e as menores são indicadas para vasos e formação de maciços. Já as maiores são para enfeitar os jardins, formando cercas vivas. 

São plantas perfeitas para quem mora em regiões mais frias, pois elas adoram as baixas temperaturas. 

Esse tipo de planta precisa de luz solar plena para crescer bem. Ela precisa de, no mínimo, 4 horas por dia de sol. Aguar a planta quando perceber o solo seco, não encharque. 

Um cuidado que você precisa ter é com animais domésticos, pois são consideradas tóxicas. 

4. Beijo pintado ou beijinho

Flor do tipo Beijo Pintado na cor rosa
O Beijo Pintado é um tipo de flor capaz de florir o ano inteiro

O Beijo Pintado é um tipo de flor também conhecido como Beijinho ou Beijo de Frade. A planta tem origem no continente africano e pode ser encontrada em tons salmão, vermelho e branco. 

Considerada rústica, adequa-se ao plantio de bordaduras e canteiros, assim como jardineiras, vasos e cestas suspensas. Deve ser cultivado em meia sombra e regado com frequência, não deixando o solo seco.

O tamanho deste tipo de planta pode ir até 50 cm, mas fica bem menor se cultivado em vasos. É de fácil manutenção, sendo uma ótima opção de cultivo para iniciantes. 

Flore o ano inteiro e a maioria das variedades se dá bem em qualquer temperatura. A exceção é para a variedade Sunpatiens que é capaz de crescer apenas com o sol.


5. Boca-de-leão

Canteiro de flor do tipo Boca de Leão na cor rosa
A Boca de Leão é um dos tipos de flores preferidos das donas de casa

Muito apreciada e comum entre as donas de casa, A boca-de-leão é mais um dos tipos de flores que indicamos. Ela tem esse nome porque suas flores, quando abertas, parecem com uma boca grande.

É indicada para canteiros e maciços, mas pode ser utilizada em vasos e jardineiras, assim como a flor de corte. Esse tipo de flor pode ser vermelha, rosa, roxo, branca, laranja ou em tons intermediários. 

O solo precisa ser bem drenado, sempre úmido, fértil e rico em matéria orgânica, com preferência para solos calcários. 

É uma planta que gosta de temperaturas amenas ou moderadamente elevadas. Não gosta de geadas ou de altas temperaturas. Além disso, precisa de luz solar direta. 

A Boca-de-leão floresce 3 meses após sua germinação.

6. Bromélia-Imperial 

Flor do tipo Bromélia-Imperial na frente de um prédio residencial
A Bromélia-Imperial é muito utilizada em jardins de prédios ou frente das casas

A Bromélia-Imperial é o tipo de flor que o ambiente “chique”. Tem flores longas e largas, além de uma superfície cerosa, disposta em roseta, formando assim um vaso no centro da planta. Este vaso o qual acumula água e nutrientes. 

Leva cerca de 10 anos para florescer e por isso tem um crescimento moderado. Possui flores delicadas nas cores creme, amarela, tons vermelho, arroxeado e verde.

São tipos de flores que se dão muito bem em jardins. Mas, você também pode cultivá-las direto no chão ou em vasos. 

A Bromélia-Imperial precisa de um solo leve, enriquecido com matéria orgânica e com irrigação constante. 

A planta é tropical e aprecia a umidade e o calor. Mas, existem exemplares que toleram geadas leves e resistem ao vento. Além disso, a Bromélia tem necessidade de sol pleno.

A flor possui uma altura de 1,5 metros e 3 metros de haste floral. Ela floresce uma vez, no final da sua vida.

Quais cuidados para manter as flores sempre bonitas? 

Veja o que é preciso fazer para manter as flores sempre bonitas: 

Coloque pouca água no vaso

Para os tipos de flores que são cultivados dentro do vaso, você deve colocar pouca água. Dessa forma, nutrirá a planta da maneira adequada e evitará fungos, bactérias e apodrecimento da raiz. 

Evite flores em locais abafados 

Outra dica para os tipos de flores em vasos é evitar colocá-las em locais abafados. Assim, as plantas não respiram direito e, consequentemente, não mantêm a saúde em dia.

Fique de olho nas folhas e nas pétalas estragadas

Você deve retirar folhas e pétalas que estiverem estragadas. Essas devem ser retiradas do vaso para evitar a proliferação de bactérias e destruir o restante da flor. 

Assim que perceber qualquer problema no vaso ou na planta, retire imediatamente a que estiver danificada. Com isso, você possibilita o desenvolvimento de novas flores que vão substituir as que foram danificadas. 

Faça a manutenção do caule 

Em plantas maiores, como as que estão no jardim, faça a manutenção do caule. Para isso, corte uma pequena ponta do talo da flor cada vez que trocar a água ou regar. 

É importante cortar pelo menos 0,5cm, diagonalmente e com uma faca afiada e sem serrinha. Isso ajudará na absorção de água e no crescimento das flores. 

Como você pode ver, há vários tipos de flores para ter em casa!

Para escolher flores lindas que se encaixam em sua residência, analise o tipo de flor que faz mais sentido para sua rotina e estética da casa. Sempre confira os cuidados necessários para tê-las sempre bonitas. 

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *