Escolher entre as opções de tipos de fraldas para o seu bebê pode parecer uma missão complicada. E a gente entende, afinal, quando o assunto é a saúde e o bem-estar dos filhos, queremos sempre o melhor. Com tantas opções disponíveis no mercado, como saber qual é a melhor fralda, o tamanho ideal para o seu bebê e ainda conseguir o melhor custo-benefício? 

Para responder essas perguntas, alguns pontos devem ser levados em consideração ao escolher o tipo de fralda, tais como: a idade e o peso do bebê, a capacidade de absorção da fralda e os diferenciais de cada modelo. 

Neste artigo, preparamos um guia para te ajudar na escolha dos melhores tipos de fraldas para você e seu bebê. Confira!

Quais são os tipos de fraldas existentes? 

fraldas artesanais em uma cesta de madeira
Fralda de pano ou descartável? É importante colocar na balança pontos positivos e negativos de ambas, para descobrir qual se adapta melhor ao seu bebê.

Basicamente, existem dois tipos de fraldas: as de pano e as descartáveis. Apesar das descartáveis serem as mais utilizadas atualmente, as de pano um dia foram as únicas opções existentes. Ambas têm vantagens e desvantagens, e é isso que vamos conhecer agora. 

As fraldas do tipo descartáveis foram uma verdadeira revolução de praticidade nos produtos para bebês em um momento em que as máquinas de lavar roupas ainda não eram tão comuns nas casas brasileiras. 

As fraldas descartáveis facilitaram pois eram mais fáceis de vestir, de lavar e ainda ajudavam a manter os bebês sequinhos por mais tempo, dispensando a necessidade de trocas recorrentes graças às tecnologias de alta absorção. Tudo isso é um grande combo de praticidade, não é mesmo?

No entanto, a superfície plástica e a química da fralda descartável podem irritar peles mais sensíveis. Se o bebê for alérgico, os pais terão que testar várias marcas até encontrar um modelo em que o bebê se sinta confortável e sem alergias. 

Outra desvantagem desta fralda é o impacto no meio ambiente. Por não serem reaproveitáveis e os bebês precisarem de várias peças ao longo de seu crescimento, o descarte faz acumular muito lixo.

Ainda dentro do mundo de fraldas descartáveis, existem as fraldas à prova d’água e as calças plásticas. Esses dois modelos também geram muita dúvida nos pais, principalmente os de primeira viagem. A fralda à prova d’água é ideal para atividades aquáticas, já que elas não inflam e nem vazam na água. Mas lembrem-se, ela precisa ser trocada imediatamente após o uso, para que a umidade não cause a proliferação de fungos. 

Já as calças plásticas são mais fáceis de vestir, pois seu design lembra o de uma cuequinha. Elas são ideais para passar um dia na praia, já que o bebê pode vestir ela por mais tempo. Porém, a capacidade de proteção é um pouco menor em relação à fralda à prova d’água. 

As fraldas de pano, ainda são muito utilizadas pelas famílias. O principal motivo é a economia. Por ser reutilizável, o valor gasto é muito menor. 

Outro motivo que faz com que a fralda de pano seja escolhida, é o fato dela irritar menos a pele do bebê, já que não possui substâncias químicas, sendo feita apenas com tecido de algodão ou flanela. O tamanho ajustável também é uma facilidade: se adaptam facilmente ao corpo do bebê.

A contrapartida da fralda do tipo de pano é a necessidade de lavá-la sempre muito bem e a quantidade de panos sujos gerados. Além disso, ela é menos prática de vestir, necessitando um pouco de treino para fazer as dobras certas e evitar vazamentos.

O que avaliar na hora de escolher uma fralda?

mãe brincando com seu filho
Ao escolher a melhor fralda para seu filho, é preciso observar alguns pontos importantes: tempo de proteção, tamanho do bebê e alergias, por exemplo.

Agora que você já sabe quais são os tipos de fralda disponíveis, vamos te ajudar a escolher a que melhor se adapta às suas necessidades e às do seu filho. 

O primeiro ponto é considerar a sua rotina. Se optar pela fralda de pano, saiba que precisará lavá-la com frequência para não prejudicar a saúde do seu bebê. 

Agora, se você optar por fraldas descartáveis, as variedades de tamanho, horas de proteção, material e outras especificidades são muitas. De forma geral, os principais modelos de fraldas são dermatologicamente testados. No entanto, ainda será necessário avaliar alguns pontos importantes antes de comprar, pelo menos até você ter seu modelo preferido.

Primeiro, verifique para qual uso a fralda é indicada. Existem opções diurnas e noturnas, sendo a principal diferença entre elas a capacidade de absorção. Isso porque, na fralda noturna, existe uma camada extra de proteção já que a troca durante à noite é menos frequente. Além disso, a barreira das dobras é mais larga para proteger o bebê enquanto ele dorme de lado ou de bruços.

Outro fator importante a se considerar na escolha da fralda é o tempo de proteção. Algumas fraldas indicam na própria embalagem a quantidade de horas que a fralda é capaz de proteger o seu bebê contra vazamentos. Esse período, geralmente, varia de 10 a 12 horas, mas há modelos que prometem proteção de até 14 horas. A maioria dessas fraldas contam com um gel ultra absorvente, que não deixa a pele em contato com o xixi e as fezes. 

mãe trocando fralda de um bebê
É muito importante observar o tamanho das fraldas antes de comprá-las, pois seu tamanho pode variar de acordo com o fabricante.

Para escolher o tipo de fralda ideal, a idade e o peso do seu bebê são fatores fundamentais. Não basta seguir o tamanho indicado na embalagem (recém nascido – RN, P, M, G e XG), é preciso observar também o peso indicado. Essa informação muda de fabricante para fabricante, por isso é necessário atenção. Há marcas, por exemplo, que recomendam fraldas G para crianças de 11 kg, enquanto para outras o tamanho recomendado é o XG. 

Além do tamanho, verifique também o modelo da fralda. Existem algumas opções em formatos de shorts, com elástico na cintura, que facilitam bastante as trocas, mesmo naqueles dias em que o bebê não para de se mexer. É importante verificar se o tecido da fralda é respirável e permite que o ar circule livremente, o que reduz a chance do bebê desenvolver assaduras. 

E se você está atrás de custo-benefício, atente-se à quantidade de fraldas no pacote. É comum os pais sem tanta experiência comprarem fraldas com preços mais baratos pensando que fizeram um bom negócio, quando na verdade o pacote tinha menos unidades. Os pacotes de fraldas podem variar de 12 até 60 unidades. 

Apesar dessas considerações, saiba que por mais que você tome cuidado na hora de escolher o tipo de fralda descartável, apenas o uso recorrente fará com que você saiba se a decisão estava correta. Lembre-se de sempre observar a pele do bebê após cada troca, para constatar alergias e irritações. Se você perceber algo, entre em contato com o médico da família.

Gostou da nossa explicação sobre os tipos de fraldas disponíveis e as dicas para escolher a opção ideal para o seu bebê? 

Este artigo foi útil?

Sim Não

Tags

Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *