Macarrão é o nome que damos a todas as massas tipicamente italianas que se originaram na Sicília e se espalharam pela Itália a fora e, com o tempo, para diferentes partes do mundo. A macarronada, e os diferentes tipos de macarrão, é o almoço de domingo apreciado por muitos dos brasileiros de norte a sul e de leste a oeste.

Paixão nacional (e internacional!), existem tipos de macarrão, classificados de duas maneiras. 

A primeira divisão é pelo tipo de massa, que pode ser industrializada (macarrão comum) ou fresca (caseira). Já a segunda divisão se dá pelo formato, reunidos em dois tipos: curto ou longo. 

Neste conteúdo, trataremos dos diferentes tipos de macarrão de acordo com o seu formato, trazendo dicas de usos e de como servi-los. Assim, você conhecerá os diferentes tipos de macarrão e poderá diversificar no dia a dia. 

Afinal, macarrão é tudo de bom independente do tipo! Vamos lá? Acompanhe a leitura que está de dar água na boca!

Tipos de macarrão curtos

Vamos começar falando do primeiro grupo, o macarrão curto. Para ser considerado “curto” a massa deve possuir menos de 10 centímetros de comprimento. Conheça a seguir os principais tipos de macarrão curto: 

Penne

É a mais popular das massas curtas. Tem esse nome, pois seu formato imita uma pena. O penne pode ser penne rigate, com ranhuras ou sulcos ao longo da massa, o que faz o molho aderir mais ao macarrão, ou penne liso ou comum, que não apresenta esses sulcos.

Ele combina com todos os molhos, especialmente os bem encorpados e fortes, como bolonhesa, pesto, queijo, branco e rose. Outra dica é servir o penne com molho de tomates apimentado, o penne all’arrabbiatta, ou com o molho alla Norma, com tomates, berinjela e ricota fresca. 

Penne ao alho e óleo também é uma simples e deliciosa opção de macarronada!

Fusilli (parafuso)

Esse tipo de macarrão é uma massa em formato espiral. Isso a torna uma excelente pedida com qualquer molho, pois ele adere com muito mais facilidade ao macarrão. 

O macarrão parafuso, como é popularmente chamado, fica excelente quando servido com molho a bolonhesa ou sugo, ou ainda com vegetais, bastante utilizado em salada de macarrão.

Elbow (cotovelo)

O nome justifica o formato. Essa massa é um tubo curvado, que pode ter ranhuras ou não. Não é muito consumido no Brasil, e seu maior consumo é nos Estados Unidos, no preparo do Mac and Cheese (macarrão com queijo) e na Itália. 

Além do molho de queijo, esse tipo de macarrão pode ser utilizado em saladas e sopas, como o minestrone.

Gravata (farfalle)

Esse tipo de macarrão tem o formato de uma gravata borboleta, porque os quadrados da massa são unidos no meio. 

Pode ser de massa caseira ou industrializada, servida com molho de tomate, ou com molho à base de creme de leite, presunto e ervilhas. O macarrão gravata também pode ser utilizado em saladas de macarrão, uma ótima opção para os dias quentes de verão.

Concha 

Esse macarrão tem o formato de uma concha e apresenta-se em dois tamanhos, concha pequena, conchinha (conchiglliette) ou a conche grande, Conchiglioni. 

Utilize a conchinha para as sopas e o Conchiglioni recheado com ricota e espinafre, molho de tomates e assando no forno. Simplesmente uma delícia!

Rigatoni

Esse macarrão também tem formato de tubo, assim como o penne, e apresenta ranhuras, O que os diferencia é que, ao contrário do penne, suas extremidades são retas. Outro detalhe é que, por ser mais largo e comprido, o rigatoni pode ser recheado. 

Este tipo de macarrão pode ser servido apenas com um molho de tomates ou recheado com presunto e queijo, molho branco e gratinado no forno com muito queijo parmesão. Já está dando água na boca, não é mesmo? 

Tipos de macarrão longo

Agora, chegou a hora de conhecer os tipos de macarrão longos. Essas são as massas mais populares e comuns e podem ser cilíndricas ou tubulares, como o espaguete ou fitas ou tiras (massas chatas), como o fettuccine. Continue a leitura para conhecer as principais massas desse tipo.

Espaguete

É o tipo de macarrão mais longo e fino. Na Itália, originalmente em Nápoles, os fios eram de 40 a 50 cm de comprimento mas, atualmente, possuem de 20 a 25 cm. 

Esse tipo de macarrão faz a tradicional macarronada, e combina com diferentes tipos de molhos. Entre eles podemos citar o carbonara, pesto, sugo, putanesca, bolonhesa, frutos do mar e ao alho e óleo.

Cabelo de anjo (fidelini)

É um “espaguete” bem fininho, com cerca de 1 mm de diâmetro. Deve-se ter cuidado no cozimento para que não fique uma papa. 

A melhor forma de servi-lo, por causa de sua delicadeza, é com molhos com poucos ingredientes, como frutos do mar ou somente tomates (marinara). 

Fettuccine

É feito com massa de ovos, e cortado em fitas. São vendidos em ninhos ou em tiras, e é uma das massas mais comuns de se fazer em casa, devido a simplicidade da receita. 

Você pode servir o fettuccine com molho com carne, alfredo ou carbonara, embora esse tipo de macarrão também combine muito com o tradicional molho ao sugo.

Tagliatelle

Esse tipo de macarrão é feito a partir de uma folha de massa cortada em tiras de 5 mm. O industrializado é vendido em ninhos, e você pode encontrar os famosos ninhos coloridos palha e feno. 

Na hora de servir o tagliatelle aposte nos seguintes molhos: ragú de carne, tomate, frutos do mar, pesto, molho de cogumelos ou bolonhesa.

Linguine

O linguine, ou linguinha, é a massa que se parece com o espaguete, mas seu formato é mais fino e achatado e ligeiramente abaulado. 

Esse tipo de macarrão combina mais com molhos líquidos e encorpados a base de tomates, azeite ou peixe e frutos do mar. Outra boa pedida é o linguine com molho pesto de manjericão.

Lasanha

São pedaços grandes de massa usados para preparo da massa no forno. A lasanha caseira, que tem textura maleável, pode ser transformada também em canelone, por exemplo.  

A lasanha tradicionalmente é utilizada entremeando-a com molho bolonhesa, molho branco e queijo. Porém, você pode variar o recheio de acordo com seu paladar. 

Há lasanhas de frango, molho e queijo, molho bolonhesa, presunto e queijo, molho branco. Aproveite a versatilidade deste tipo de macarrão e teste receitas!

Massas para sopas 

É um tipo de macarrão bem pequeno, que cozinham rapidamente e são feitos para a utilização em sopa, ou caldos. Na Itália, existem muitos tipos de macarrão para sopa. Vamos conhecer aqui no Brasil, quais são os mais populares:

  • Letrinha: As crianças adoram esse tipo de macarrão que transforma em letras dentro da sopa e fazem da refeição uma diversão.
  • Conchinha: como falamos anteriormente, é o tipo adequado para sopas e caldos, pois o formato de conchinha guarda dentro de si um pouquinho do caldo e de outros legumes da sopa.
  • Gravatinha: A versão bem pequena do farfalle também guarda nas dobrinhas das gravatinhas as delícias da sopa.
  • Risoni: em formato de arroz, este tipo de macarrão dá um excelente aspecto ao caldo ou à sopa.

Pronto, agora você já pode organizar uma bela macarronada de domingo e fazer sucesso com toda a família. Escolha qual o tipo de macarrão que mais lhe agradou e corra para o Supermercado Savegnago para comprar todos os ingredientes necessários. 

Por aqui você encontra não só diferentes tipos de macarrão, mas também molhos e misturas que mais combinam com o seu prato!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Comentários

  • Victor disse:

    Gostaria de saber como são as seguintes massas: Redondito, Sorrentini, Cocolino, Lunette, Pansotti e Fagottino.
    Não inventei estes nomes. Uma loja perto de casa vende todas estas massas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *