Você sabia que na verdade existe uma combinação certa de tipos de molhos para massas? Algumas massas combinam melhor com molhos mais líquidos, outros com molhos mais encorpados. O formato da massa influencia muito sobre essa questão, existem vários tipos de massas para diferentes formas de preparo.
Os molhos podem ser mais naturais como o tradicional molho de tomate, ou mais gordurosos como o molho branco ou molho de queijos.
Molho de tomate
O molho de tomate, muito popular na cozinha brasileira pode se apresentar de várias formas.
Ao sugo: Que é feito com purê do tomate, deixando com uma textura mais lisa e liquida ideal para massas de consistência mais al dente como espaguete e linguini, pois não afeta a integridade da massa; Passata rústica: Como o nome já diz, trata-se de um purê (passata) só que feito de forma rústica, sendo assim, possui a textura irregular. Ideal para massas curtas como penne e fusili (parafuso) pois suas formas possuem ranhuras;
Pomodoro: Feito com os tomates em pedaços, traz um molho mais denso e “pedaçudo”.
Molho bechamel ou molho branco
A base do bechamel é constituída por leite, creme de leite, farinha de trigo e manteiga. Embora seja um molho mais cremoso, não interfere na integridade da massa, sendo, portanto, uma boa escolha para pontos al dente. Também é uma excelente opção para massas recheadas que são gratinadas.
Molho pesto
Assim como o bechamel, o molho pesto combina muito bem com massas longas de ponto al dente. Sua consistência é encorpada e sua base é feita principalmente por manjericão fresco e azeite. O molho de origem italiana traz consigo frescor e delicadeza aos pratos.
Molho à bolonhesa
O ingrediente central desse molho é a carne bovina moída. Trata-se de um molho de tomate bem condimentado com o acréscimo de uma boa quantidade de carne moída para compor. Esse molho é ideal para acompanhar lasanha, papardelle, tagliatelle e fettuccine. Com exceção da lasanha, essas massas são longas e achatadas. Combinam muito bem com molhos que recebem carnes, como ragus.
Molho 4 queijos
O molho 4 queijos geralmente é feito com queijo prato ralado, parmesão ralado, gorgonzola amassado e provolone ralado. Todos os queijos são acrescentados a uma base semelhante ao bechamel. Resulta em um molho super cremoso que combina muito bem com massas de formatos diferenciados, com ranhuras e furos, pois aderem melhor ao molho.
Molho carbonara
O carbonara é um molho difícil de ser preparado, já que sua base é feita com ovos. E para atingir a consistência correta, é preciso ter muita atenção para não talhar! A maior parte é formada pela gema do ovo. Para dar um toque, a receita original recebe queijo pecorino e bacon frito em cubos. O carbonara geralmente é servido com talharim, uma massa longa e achatada.
De forma geral, massas que contém ranhuras ou furos possuem uma aderência melhor ao molho. Massas longas e lisas não podem receber molhos que possam interferir em sua consistência al dente. Essas dicas de combinação são pensadas para trazer a melhor experiência, mas gosto é algo muito pessoal.
O Savegnago Supermercados dispõe de vários tipos de massas e molhos, além de ingredientes selecionados para fazer aquele molho especial. E para um jantar comemorativo inesquecível, nada com um bom vinho e lindas taças para acompanhar!
A vida é feita de momentos, aproveite!
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário