Somos todos loucos por queijo! E se formos pensar nos motivos disso acontecer, provavelmente é porque os diferentes tipos de queijo estão presentes em tudo, desde o prato mais simples, como uma bela macarronada de domingo, quanto no fast food, como na pizza ou no hambúrguer, até em pratos que costumamos ver como mais requintados, como um fondue.

Pensando nisso, resolvemos buscar um jeito de tornar ainda melhor a experiência de cozinhar e de se alimentar. E qual a forma melhor do que conhecendo todos os diferentes tipos de queijo? 

Cada um dos queijos têm diversas particularidades, diferindo muito na forma como seus sabores únicos podem soar ao nosso paladar.

Conheça os diferentes tipos de queijo

Então, sem mais delongas, vamos conhecer os tipos de queijo e falar sobre como cada um deles pode ficar ainda gostoso:

Queijo tipo brie

Começamos com um dos tipos de queijo que muita gente já ouviu falar, mas sem saber muito bem qual é. 

O queijo tipo brie leva esse nome por ser originário da França, de uma cidade homônima, e é feito com o leite cru da vaca. Sua característica mais marcante é uma espécie de casca que parece aveludada. Isso acontece pela ação de um fungo, que promove a maturação de fora para dentro.

O queijo brie carrega um sabor suave. Na própria França, ele é escolhido principalmente para acompanhar geleias e mel, ou também com pães e torradas. Alimentos de sabor muito forte fazem o sutil sabor do queijo tipo brie desaparecer.

Queijo tipo camembert

O queijo camembert é muito confundido com o queijo brie. Ambos são os famosos queijos finos, e ambos vieram da França e de regiões muito próximas. A textura e o aspecto visual também são bem semelhantes. 

Então, o que diferencia o queijo tipo camembert? A resposta é que ele é um pouco mais salgado e com uma textura mais amanteigada.

Por ser um pouco mais salgado, o queijo tipo camembert difere do queijo tipo brie na forma de harmonização. Pois ele não combina tanto com alimentos doces, sendo mais utilizado em pães e massas.

Queijo tipo minas

Como o próprio nome diz, é um queijo que vem de Minas Gerais! Não à toa, o estado virou um sinônimo nacional de onde encontrar um queijo delicioso! O queijo tipo minas pode ser encontrado como frescal, padrão ou canastra. Mas o tradicional e famoso mesmo é o tipo frescal, e é sobre ele que vamos falar um pouco mais.

Dentre os tipos de queijo, o frescal é considerado um dos mais saudáveis e costuma ser o mais recomendado nas dietas, por ter menos gordura, colesterol e sódio. O queijo tipo minas frescal faz muito sucesso quando consumido grelhado!

Queijo tipo emmental

O Emmental também faz parte dos famosos tipos de queijos finos. Você deve conhecer ele como o queijo suíço, super comentado em filmes e desenhos! 

o melhor dos tipos de queijo para fondue é o emmental
Ideal para os fondues, o emmental é um dos tipos de queijo finos mais leves e adocicados.

Ele é, basicamente, o favorito no mundo. O emmental é um tipo de queijo mais doce e mais leve e é o original para ser utilizado para preparar um excelente fondue. Se você se interessa por esse prato, leia este conteúdo até o fim, pois separamos uma receita especial para você!

Queijo tipo quark

Ainda não tão popular no Brasil, o queijo tipo quark fez muito sucesso na Europa, principalmente por substituir o famoso iogurte grego. O quark é um creme de queijo leve, cremoso e com textura aveludada, com menos gorduras e rico em proteínas. Na Europa, ele é muito consumido no café da manhã, substituindo outros alimentos mais pesados.

Basicamente, em sua formação, ele é um tipo de queijo fresco, com um sabor realmente leve, e que é acompanhado muitas vezes por frutas como pêssego, damasco, morango ou amora, para reforçar o café da manhã.

Queijo tipo gouda

Vindo da Holanda, e derivado do leite de vaca pasteurizado, este queijo possui uma massa semi cozida, consistência macia e aroma doce e frutado. Esse é um tipo de queijo suave e fácil de trabalhar, então pode ser ralado, fatiado em cubos, cortado e até derretido. Pelo seu sabor suave, é um queijo recomendado para servir para as crianças.

O queijo tipo gouda combina com recheios de tortas e aperitivos. Funciona muito bem em cubos para saladas e fatiados para sanduíches. O interessante desse queijo é que ele realmente funciona para quase tudo e tem um sabor fácil de agradar todos os tipos de paladar.

Queijo tipo gorgonzola

Dentre todos os tipos de queijo, o gorgonzola é conhecido principalmente pela coloração (branca com linhas escuras) e pelo sabor salgado e intenso. Vindo da Itália onde é consumido principalmente com vinho, aqui no Brasil ele ficou famoso como o queijo mais forte na pizza de quatro queijos.

um dos tipos de queijo é o gorgonzola
O gorgonzola é um dos tipos de queijo que compõem a famosa pizza de quatro queijos, mas também vai muito bem com frutas ou mel.

Por ter um sabor tão forte, esse é um tipo de queijo que muita gente costuma evitar. Pouca gente sabe que fica muito bem com frutas doces como maçãs ou uvas

Aliás, na Itália, se popularizou muito o queijo gorgonzola com um pouco de mel. Essa mistura é um pouco incomum por aqui, mas pode se tornar uma experiência gastronômica imbatível!

Queijo tipo parmesão

Granuloso, duro, consistente, adocicado e levemente picante, esse é o nosso famoso queijo ralado. Muito usado para acompanhar massas ou gratinar os pratos, o parmesão é conhecido como o ‘rei dos queijos’. Ele é um dos tipos de queijo mais utilizados em receitas, além de ser um dos mais apreciados e famosos do mundo. Ajuda também o fato de ter um preço sempre acessível!

No fim deste conteúdo, separamos uma dica bem diferente e crocante para experimentar com o queijo tipo parmesão. 

Queijo tipo reino ou edam

Esse queijo pode ser conhecido por um desses 2 nomes. Edam é o nome original, vindo da Holanda, mas por passar 3 meses em navio para chegar de Portugal até aqui, foi apelidado de Queijo do Reino. Já que, na época, Portugal ainda era chamado de “reinado”.

Na Europa, principalmente na Itália, esse tipo de queijo é consumido quase que exclusivamente com vinho e em tábuas de frios. Aliás, para os amantes de vinho branco, um queijo tipo reino, acompanhado de frutas, como a uva ou a maçã, pode ser uma ótima pedida para depois do jantar!

Queijo tipo grana

O queijo grana padano é um dos mais famosos queijos da Itália, sendo consumido e vendido no mundo todo. O nome ‘grana’ vem de granuloso, que é uma das suas principais características. Seu famoso sabor característico é muito utilizado para fazer risoto, mais uma das receitas que você pode encontrar abaixo!

Receitas com diferentes tipos de queijo

Agora que você já conhece os tipos de queijo, que tal aprender algumas receitas?

Receita de foundue com queijo tipo emmental

O foundue é um clássico para as noites frias, não é mesmo? Então separa o seu queijo tipo emmental e o seu vinho para se deliciar com essa receita!

Ingredientes

  • 500 gramas de queijo emmental (ou suíço) ralado;
  • 1 dente de alho;
  • 1 colher (sopa) de amido de milho;
  • 20 mililitros de conhaque;
  • 180 mililitros de vinho branco seco;
  • 1 pão italiano filão ou baguete;
  • noz-moscada a gosto.

Modo de preparo

Passe o alho no fundo e nas laterais de uma panela de fondue. Dissolva o amido de milho no vinho branco e, em seguida, junte o conhaque e a noz-moscada. Coloque o queijo e o líquido na panela e leve ao fogo baixo (160°C). Misture suavemente até o queijo fundir e a mistura adquirir uma consistência homogênea

Leve à mesa e coloque a panela sobre a fonte de fogo indireto do conjunto de fondue. Sirva com o pão cortado em cubos.

Petisco crocante com queijo tipo parmesão

Com essa receita, você vai preparar um crocante de queijo muito parecido com um salgadinho, que fica ainda mais gostoso e especial com sopa ou macarrão.

queijo parmesão ralado
Nesta receita, o parmesão ralado, um dos tipos de queijo mais acessíveis, é o único ingrediente.

Ingredientes

  • parmesão ralado fino

Modo de preparo

Leve uma frigideira pequena antiaderente ao fogo médio. Polvilhe ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado até cobrir todo o fundo da frigideira, formando uma camada uniforme. Acerte as bordas com uma espátula de silicone e deixe derreter, sem mexer, por cerca de 5 minutos, até a base começar a dourar – o queijo vai derreter, borbulhar e formar uma placa única.

Vire a placa de uma só vez sobre um prato e deixe esfriar – ela endurece e fica crocante depois de fria. Retire a frigideira do fogo, espalhe o restante do queijo e prepare outra placa de parmesão – atenção, a segunda leva fica pronta em menos tempo porque a frigideira já está quente.

Quebre a placa de parmesão em pedaços pequenos ou médios e monte como você preferir.

Risoto com queijo tipo grana

O grana é um dos tipos de queijo mais utilizados nos risotos! Confira essa receita de dar água na boca:

Ingredientes

  • 1/2 cebola picada;
  • 2 colheres (sopa) cheias de manteiga (uma para refogar e uma para adicionar ao fim);
  • 1 xícara (chá) de arroz arbório ou carnaroli;
  • 1/2 colher (café) de açafrão-da-terra ou cúrcuma;
  • 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco;
  • 4 xícaras (chá) de caldo de legumes fervente (caseiro ou industrializado);
  • 1 xícara (chá) de queijo Grana ralado.

Modo de preparo

Coloque o caldo de legumes para ferver. Depois que ferver, desligue e mantenha ao lado da panela em que fará o risoto. Aqueça a manteiga e refogue a cebola em fogo baixo até ficar transparente. Junte o arroz, a cúrcuma e misture bem. Some o vinho branco, mexa e mantenha no fogo baixo até que ele quase seque.

Pegue uma concha do caldo de legumes e junte ao arroz. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo, quando estiver quase secando, repita a operação (sempre em fogo baixo), até que o arroz fique macio. Desligue o fogo, junte o queijo ralado e a manteiga, mexa bem.

A variedade entre os tipos de queijo é fascinante e de encher os olhos! Experimente todos que tiver a oportunidade para também criar a sua opinião e se atente às nossas dicas, para encontrar uma forma bacana de degustar cada um desses tipos.

Para mais dicas e receitas deliciosas como essas, fique de olho em nosso blog!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *