Seja utilizando vinho tinto, rosé ou algum dos tipos de vinho branco, qualquer ocasião fica muito mais especial na presença de um bom vinho, não é mesmo? 

Entretanto, na hora de elaborar o cardápio, pode bater aquela dúvida do que combina ou não com o tipo de vinho escolhido. Por isso, este conteúdo traz as principais dicas de harmonização para os tipos de vinho branco, além de curiosidades importantes sobre essa bebida.

Não deixe de conferir!

O sabor do vinho branco

O vinho branco é muito apreciado por sua leveza e frescor característico. A maioria dos tipos de vinho branco possui uma elevada e marcante acidez, principalmente aqueles que são mais secos e jovens.

Geralmente, são vinhos produzidos a partir de uvas brancas e sua coloração varia do mais pálido amarelo esverdeado até o dourado-âmbar. Isso depende tanto da variedade da uva, quanto do tipo de fermentação ou tempo de envelhecimento.

Tipos de uvas para vinho branco

Alguns dos principais nomes quando falamos de uvas e tipos de vinho branco são: Chardonnay, Gewürztraminer, Muscat ou Moscato Branco, Pinot Grigio, Prosecco, Riesling, Sauvignon Blanc, Sémillon e Torrontés. 

Dentre essas, selecionamos alguns dos tipos de uvas que se destacam por seu sabor e peculiaridades

Chardonnay 

Originária da região da Borgonha, na França, a uva que produz o vinho Chardonnay é uma uva bastante versátil, que apresenta características distintas de acordo com o tipo de solo onde é cultivada. 

Seu vinho pode ser frutado e de médio envelhecimento, é um dos poucos que se beneficia da fermentação em barris de carvalho.

Sauvignon Blanc 

O vinho Sauvignon Blanc utiliza uvas francesas, nativas de Bordeaux e do Vale do Loire — mas elas também podem ser encontradas na Nova Zelândia. 

Mais ácida, essa uva produz os tipos de vinho branco mais leves, ótimos para serem degustados no verão e ideais para harmonização. Seus aromas são herbáceos e de frutas cítricas com toques minerais.

Moscato ou Muscat

A uva italiana, proveniente da bacia do Mediterrâneo, é muito frutada e aromática. Produz o vinho Moscato, uma bebida de consumo breve, leve e com boa acidez.

duas mulheres tomando uma taça de vinho
Os diferentes tipos de vinho branco harmonizam com pratos mais leves ou entradas, sendo ideais para qualquer ocasião.

Tipos de vinho branco

Atualmente, há diversos tipos de vinho branco sendo comercializados — seja para a degustação da bebida ou como ingrediente na preparação de um prato. 

Separamos para você alguns dos principais tipos:

Leves e Refrescantes

São vinhos jovens, de pouco corpo e acidez acentuada. Suas principais características são: leveza, frescor e, em alguns casos, a mineralidade do paladar. 

A temperatura para servi-los varia entre 8º e 10°C.

Aromáticos

São vinhos que possuem intenso perfume de flores e frutas. Podem ser doces, o que os tornam a melhor opção para paladares mais sensíveis, de pessoas que estão começando a degustar a bebida. 

Temperatura ideal: entre 8º e 10°C.

Encorpados

São vinhos mais ricos e densos, de menor acidez. Geralmente amadurecidos em barris de carvalho, esse é um dos tipos de vinho branco de aroma e sabor complexo, adquirindo um maior potencial de envelhecimento em garrafa.

Temperatura ideal: entre 10º e 12°C.

Dica: vinhos encorpados devem descansar abertos por cerca de 20 minutos, antes do consumo. Isso serve para abrir o seu floral e a mineralidade do paladar.

taça de vinho branco sobre a mesa ao lado de uma refeição
As uvas brancas nativas da França, Nova Zelândia e Itália são responsáveis por alguns dos melhores tipos de vinho branco

O que harmoniza com vinho branco?

Os diferentes tipos de vinho branco podem ser utilizados para acompanhar refeições ou como um dos ingredientes mais importantes do prato

Portanto, quando utilizados para a harmonização de receitas, eles podem ser bastante flexíveis, já que você pode servi-los com petiscos, massas, aves, frutos do mar e sobremesas. 

Aqui estão algumas sugestões:

Vinhos leves e refrescantes

Os tipos de vinho branco leves e refrescantes combinam com saladas, antepastos e canapés, principalmente se houver a presença de algum ingrediente de considerável acidez, como o tomate, por exemplo. 

Também harmonizam bem com queijos frescos e curados, frutos do mar e massas de molho simples.

Dois bons exemplos de vinhos leves e refrescantes são Antico Ducato e Cella.

Vinhos aromáticos

Os tipos de vinho aromáticos são excelentes para uma harmonização com queijos semimoles, como edam, taleggio ou gouda. 

Além de petiscos, você também pode servi-lo junto de pratos principais, acompanhando pizzas com queijo, molhos que tenham base de tomate e carnes brancas.

Dica de rótulo: sugerimos as marcas Quinta da Archeira e Arpeggio Terre.

Vinhos encorpados

Os vinhos encorpados são perfeitos para acompanhar massas que levam manteiga, resultando uma combinação maravilhosa entre molhos mais untuosos , que possuem uma textura mais firme e a acidez do vinho.

Esses são tipos de vinho branco que você pode servir com aves e queijos brancos moles, como brie, camembert e coulommiers. Sabores que envolvam frango e catupiry — como uma pizza — também harmonizam muito bem com ele.

Sugestão de rótulo: Gran Tarapacá e Marques Casa Concha.

Por fim, é importante lembrar que o vinho é uma bebida delicada e, portanto, devemos consumi-lo rapidamente.

Por isso, consuma vinho branco logo após a sua abertura, para aproveitar todo o seu frescor. Se você precisar de mais tempo, mantenha a bebida em geladeira e utilize em até 3 dias.

Gostou de aprender sobre os diferentes tipos de vinho branco? Não deixe de acessar a página especial da Expovinho para saber mais. Aproveite toda a variedade que o Savegnago oferece para você!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *