Nós amamos nossos pets, não é mesmo? Mas, às vezes, o cheirinho dos cachorros pode incomodar alguns olfatos. Por isso, trouxemos dicas infalíveis para tirar cheiro de cachorro de dentro de casa! 

Neste artigo, também iremos abordar cuidados necessários com a saúde do seu bichinho, já que essas coisas podem contribuir para um cheiro mais acentuado vindo dele ou dela. Vamos conferir?

O que causa o excesso de odor em cães?

Cheiros estranhos ou muito acentuados podem não ter uma única causa. Podem ser causadas a partir de necessidades especiais da raça, falta de higiene e, até mesmo, alguma infecção que seu bichinho possa ter desenvolvido.

Logo, o primeiro passo para tirar cheiro de cachorro da casa é entender se este é o sintoma de algum problema com seu bichinho.

Raças

Cachorros não são todos iguais, certo? Entretanto, alguns cães possuem uma certa tendência a desenvolver enfermidades específicas à raça. Entenda um pouco mais sobre elas abaixo:

Bulldog e shar-pei 

Cães dessas raças possuem diversas dobras em suas peles. Então, nesse caso, o primeiro passo para tirar cheiro de cachorro da casa é manter essas dobrinhas limpas e sempre secas, para que o animalzinho não desenvolva problemas dermatológicos, como fungos.

Shih-tzu e lhasa apso 

Essas raças também são propensas a desenvolver doenças de pele. Por isso, caso você note coceira, vermelhidão ou cheiros fortes vindo de animais dessa raça, é hora de buscar um veterinário para verificar o que está acontecendo. 

Golden Retriever, Cocker spaniel, Basset e Beagle

As orelhas desses cãezinhos precisam ser muito bem cuidadas, já que existe uma tendência maior dessas raças desenvolverem otite. A otite é uma inflamação no ouvido que desencadeia coceira e muito desconforto para o seu bichinho. 

Além da produção de cera de cheiro forte que, em casos mais avançados, pode até se tornar líquida e vazar pelo ouvido. 

Muitos donos dão banhos para tirar cheiro de cachorro e acabam deixando água entrar dentro do ouvido do cãozinho, o que agrava ainda mais o problema.

Para saber se a raça ou anatomia de seu cachorrinho necessita de algum cuidado especial, o ideal é procurar um veterinário de sua confiança. Dessa forma, ele pode examinar o seu companheiro e verificar qualquer problema que possa surgir!

Como saber se o cheiro está normal?

Leve em conta que, assim como acontece com os outros cheiros da nossa casa, nós também nos acostumamos com o cheiro de nossos bichinhos. 

Dessa forma, o ideal seria que você perguntasse a alguém de sua confiança se a sua casa está com um cheiro forte, a fim de que você possa adotar algumas medidas para tirar cheiro de cachorro da casa e dos móveis, se for o caso.

Às vezes, o cheiro é tão intenso que você mesmo irá perceber. Se assim for, não descarte que isso seja o sintoma de alguma doença ou consequência de algum problema de peso, já que a gordura de seu cachorrinho também influencia nessa questão. Em ambos os casos, você deve consultar o veterinário!

mulher beijando a cabeça de um cachorro.
Não é difícil tirar cheiro de cachorro da sua casa ou apartamento, basta investir em uma rotina de higiene e cuidado.

Dicas para tirar cheiro de cachorro do ambiente

Se você quer saber como tirar cheiro de cachorro de dentro de casa, apartamento ou até mesmo dos bancos de carro, siga as nossas dicas:

Prepare um banho

Na hora do banho, experimente misturar o xampu de seu animal de estimação com uma xícara de vinagre que, como você sabe, é ideal para limpezas em geral e, também, para ajudar a eliminar bactérias.

Ao final do banho, é melhor secar seu cãozinho no interior da casa, para que outros cheiros não fiquem impregnem os pelos. Repita o banho com essa mistura a cada 15 dias.

Cuidado com os dentes

Identificar de onde vem o cheiro desagradável é o primeiro passo para tirar cheiro de cachorro de um ambiente, já que o odor desagradável vindo do cão pode estar associado ao próprio hálito do animal. Por esta razão, é essencial cuidar dos dentes dos cachorrinhos.

Existem escovas especialmente adaptadas para a boca dos cães e é bom utilizá-las. Você também pode oferecer ao seu cão alguns tipos de alimentos que o ajudarão a ter um hálito fresco, como um pouco de aipo ou cenoura — que possuem a tarefa de limpar os dentes.

Higienize brinquedos

Todos os pertences do animal devem estar sempre bem limpinhos. É necessário lavar regularmente a caminha, o colchão, o cobertor e todos os brinquedos. Outra boa dica para tirar cheiro de cachorro é coincidir essa limpeza com o banho quinzenal do cachorrinho.

O vinagre de maçã é uma grande ajuda para remover odores do ambiente. Além de misturá-lo ao xampu, você também pode utilizá-lo para a limpeza da casa.

Para economizar, você pode coletar um pouco da água que sai da máquina de lavar, aplicar vinagre de maçã e lavar bem os pertences do seu companheiro. Certamente, isso ajudará a eliminar qualquer mau cheiro da sua casa!

Limpeza da casa

Mantenha a limpeza da casa em dia. Se o animal de estimação passa a maior parte do dia dentro de casa, o cheiro dele também vai estar em todos os lugares onde ele passa mais tempo.

E para tirar cheiro de cachorro — além da limpeza frequente — é importante aplicar produtos antiodor e purificadores de ar para que nenhum odor desagradável se instaure em sua casa. 

Lembre-se de escolher produtos específicos para quem possui animais de estimação, assim os componentes da fórmula não agridem a saúde do seu bichinho.

cachorro deitado em uma caminha.
Procure por produtos para tirar cheiro de cachorro que não sejam tóxicos à saúde do seu bichinho.

Como limpar um móvel com cheiro de cachorro?

Muitas vezes os cãezinhos têm costume de passar muito tempo em algum móvel e, por isso, o local fica com o cheiro do cachorro.

Nessa hora, um produto valioso para a limpeza para tirar cheiro de cachorro desses móveis é o bicarbonato de sódio

Aplique um pouco de bicarbonato nos lugares da casa onde seu cachorro costuma ficar e deixe este composto fazer efeito durante algumas horas. Depois disso, basta limpar ou lavar o local onde o pó foi aplicado. 

Atenção: não deixe bicarbonato de sódio ao alcance do cão, pois pode ser tóxico para ele!

Uma opção um pouco mais cara, mas que também pode ser de grande ajuda é colocar um purificador de ar em sua casa. Com um purificador, além de acabar com maus cheiros, você também se livra de substâncias no ambiente que podem contaminar o ar de sua casa.

Anotou essas dicas de como tirar cheiro de cachorro da sua casa? 

E que tal experimentar comprar esses produtos de limpeza sem sair de casa? Basta visitar nosso site!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *