A acerola é uma fruta de cor vermelha que possui um sabor ácido-azedo, seu cheiro é semelhante ao da maçã. Sua árvore se chama aceroleira e existem diversas espécies da fruta, que são: cabocla, cereja, apodi, frutacor, olivier, roxinha e rubra. É uma fruta de clima tropical, ciclo curto, entre floração e maturação.

Pode ser consumida tanto “in natura”, como industrializada, através da polpa congelada sob forma de sorvetes, geleias, xaropes, licores, doces em caldas e até como medicamento, pois é um remédio natural contra doenças como: alergias, aterosclerose, resfriados, diabetes, depressão e inflamação.

Benefícios

– Rica em vitamina A e C e fonte de minerais como o Cálcio, Ferro, Fósforo, Magnésio e Potássio. A acerola é capaz de aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

– Rica em antioxidantes que auxiliam a combater os radicais livres, prevenindo o estresse oxidativo, combatendo o envelhecimento e melhorando a elasticidade da pele através da síntese de colágeno.

– Contém uma grande quantidade de vitaminas do complexo B, que ajudam nosso organismo no processo de absorção de proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que o metabolismo funcione de forma mais eficaz.

– Por ser rica em ácido ascórbico (vitamina C), auxilia na prevenção e tratamento de anemias, principalmente em populações do grupo de risco como lactentes, crianças, gestantes, nutrizes e idosos.

– Pode prevenir o câncer do pulmão por ser capaz de impedir o crescimento e desenvolvimento anormal de células cancerígenas dos pulmões.

– Por ser rica em fibras, auxilia no bom funcionamento do intestino, podendo tratar diarreias, constipação e disenterias.

Geralmente a acerola é uma fruta que tem alta produtividade, então aqui vai uma dica para você conservar e aproveitar essa delícia durante o ano todo: colha as frutas, lave-as em água corrente e coloque-as em uma panela com água fervente e ferva por 10 minutos. Após isso, resfrie com água fria, seque com papel toalha, embale em sacos plásticos e congele.

Receita

Pudim de Acerola

Ingredientes:

– 1 lata de leite condensado;

– 4 ovos;

– 1 medida de leite (use a lata do leite condensado como medida);

– 1 medida de polpa de acerola;

Modo de Preparo:

– Primeiro, lave bem as acerolas maduras e retire os talos. Em seguida, com as mãos, amasse-as e retire todas as sementes. Quando terminar, use a lata de leite condensado como medida (1 lata cheia de polpa pura).

– Bata no liquidificador os ovos, o leite condensado e a polpa.

– Coloque numa forma de furo central e asse em banho-maria por 25 minutos ou até dar ponto.

– Retire do forno e deixe esfriar.

– Leve à geladeira, depois desenforme e se preferir decore o prato com geleia de acerola.

Suco de Acerola

Opção 1

– 2 copos de acerolas + 1 litro de água. Bata no liquidificador e beba após seu preparo.

Opção 2

– 2 copos de acerolas + 2 copos de suco de laranja, tangerina ou abacaxi. Bata no liquidificador e beba após seu preparo.

Geleia de Acerola

Ingredientes:

– 1 kg de acerola in natura ou 500g de polpa congelada;

– 2 copos de açúcar;

– 1 copo de água;

– ½ limão;

Modo de preparo:

Bata ligeiramente no liquidificador as acerolas com a água. Bata aos poucos, usando o próprio suco da fruta para bater todas as acerolas. Coe grosseiramente em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar e o limão. Leve ao fogo baixo e deixe apurar. De vez em quando, mexa com uma colher de pau. A geleia demora até chegar ao ponto e esse é o segredo para que fique mais gostosa. O doce estará pronto quando estiver com aspecto brilhante e, ao mexer, for possível ver o fundo da panela.

Dicas:

Não bata demais as acerolas no liquidificador, o bagaço da fruta pode criar um resíduo fininho e afetar o sabor da polpa.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *