Você já deve ter ouvido falar sobre Glúten e a doença celíaca, se não ouviu, hoje o assunto é esse.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo e em outros cereais – e está presente em muitos dos alimentos que consumimos diariamente. Ele confere elasticidade, maciez e resistência, como é o caso dos pães, bolos, massas de pizza e outros alimentos.

Já a doença celíaca é a patologia que acomete pessoas que não toleram nenhuma quantidade de glúten e pode se manifestar em qualquer idade e ambos os sexos.

O organismo do celíaco reage de uma forma “exagerada” ao glúten e essa reação acaba ocasionando uma inflamação na mucosa intestinal. Como consequência surgem alguns sintomas como: dores abdominais, inchaço, gases e irritação no intestino.

É preciso ficar atento, pois, com o passar do tempo, essa irritação intestinal pode ocasionar a má absorção de vitaminas e minerais. Ou seja, para quem tem a doença celíaca, uma dieta sem glúten é de extrema importância.

Para o diagnóstico é necessário realizar exames específicos. Depois de diagnosticado o acompanhamento com o médico e o nutricionista é imprescindível, isso porque esses te auxiliarão com sua dieta, já que o tratamento está na alimentação!

Sabemos também que existem os adeptos da dieta sem glúten que visam o emagrecimento. No entanto, apesar de estar na moda, o resultado não é garantido; afinal, dietas que eliminam um grupo inteiro de alimentos, são dietas restritivas e, por isso, difíceis de ser seguidas por longos períodos.

Apesar dos dois cenários relacionados ao glúten que mencionamos acima, ainda é possível se alimentar muito bem sem ele. Existem uma infinidade de receitas deliciosas, saudáveis e práticas!

Agora que você já sabe um pouco sobre a doença celíaca e o sobre o glúten, que tal testar novas receitas?

Bolo de chocolate

Ingredientes: massa

5 gemas

3 colheres (sopa) bem cheias de margarina

2 ½ (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de leite

2 xícaras (chá) de creme de arroz

½ xícara (chá) de fécula de batata ou amido de milho

½ xícara (chá) de polvilho doce

1 xícara (chá) de chocolate em pó

1 colher (sopa) fermento em pó

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

5 claras em neve

Modo de preparo

Bata as gemas com a manteiga e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.Acrescente o creme de arroz, a fécula de batata, o polvilho e o chocolate – alternando com o leite.Bata as claras em neve e misture delicadamente.Adicione o fermento e o bicarbonato. Despeje em uma forma untada e asse em forno quente.

Ingredientes: Recheio e Cobertura

600 gr de chocolate ao leite ralado

2 caixinhas de creme de leite

Modo de fazer: recheio e cobertura

Aqueça o creme de leite e acrescente o chocolate ralado.Espere um pouco para ficar com consistência firme.Abra o bolo ao meio e regue com licor ou calda doce.Recheie com a metade do creme e cubra com o restante. Decore com chocolate ralado, granulado, cerejas ou framboesa.

Pizza rápida de atum

Ingredientes

Bater no liquidificador:

2 ovos

½ xícara (chá) de leite

1 xícara (chá) creme de arroz

½ xícara (chá) de amido de milho

½ xícara (chá) de polvilho doce

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de queijo ralado

Sal a gosto

Modo de preparo

Despejar a massa em uma forma untada com óleo e polvilhada com fubá (ou creme de arroz).Esfarelar 2 latas de atum, misturar com 10 colheres de molho de tomate e espalhar delicadamente sobre a massa. Espalhar fatias de cebola.Polvilhar com orégano e cobrir com queijo muçarela ralado ou fatiado e levar para assar.

Pão integral sem glúten

Ingredientes

3 colheres (sopa) de farinha de arroz

3 colheres (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de fermento químico

1 colher (sopa) leite desnatado em pó

1 colher (sopa) de linhaça dourada

¼ xícara (chá) de nozes e castanha do pará trituradas

1 clara de ovo

100 ml de iogurte desnatado sem açúcar/ adoçante

100 ml de água mineral

1 colher de óleo de coco

Modo de preparo

Misture tudo em uma tigela, menos as castanhas, nozes e linhaça.

Quando a massa ficar com a consistência elástica (como puxa-puxa), adicione os demais ingredientes e misture.

Coloque em uma forma de silicone ou untada com óleo de coco e leve ao forno preaquecido por 25 a 30 minutos a 180 graus.

Agora que você já conhece mais sobre o glúten, acesse o nosso site (ou corra para o savegnago mais próximo) e adquira todos os produtos para tornar a sua dieta ainda mais rica.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *