Com um peso histórico imenso, os temperos e azeites foram um dos principais motivadores para as grandes navegações durante o século XV e o início do século XVI. Eles eram essenciais não só pelo sabor, mas também na conservação de alimentos em uma época em que não havia métodos adequados de conservação. 

Chamado até mesmo de “ouro líquido”, tanto o azeite como os temperos estão presentes nas cozinhas de todo mundo até hoje, em diferentes pratos e culinárias. E para você aproveitar ao máximo esses verdadeiros presentes da natureza, preparamos esse conteúdo especialmente sobre temperos e azeites. 

Por aqui, você vai aprender a fazer um delicioso azeite de oliva aromatizado, tirar suas dúvidas de como e onde usar cada um dos temperos na cozinha, e quais são os benefícios desses alimentos para a saúde. Acompanhe! 

Temperos e azeites: Conheça os principais

Imbatíveis para temperar alimentos e pratos, tanto doces quanto salgados, os temperos e azeites são parte importante de um cardápio de alimentação equilibrada. O azeite, por exemplo, pode ser incluído não só em saladas, mas no preparo de diversos pratos, sendo até mesmo um substituto muito mais saudável do óleo de cozinha ou margarina. 

Muito comum na alimentação do brasileiro, os principais temperos usados são ervas, como a salsinha, a cebolinha, o manjericão, o coentro, o alecrim, o tomilho, o louro, o orégano, a hortelã e a sálvia. Outras opções de temperos são a páprica, pimenta do reino, noz moscada, mostarda, gengibre e açafrão da terra. 

Vamos conhecer os principais benefícios e como usar cada um dos ingredientes mencionados acima? Então continue com a gente!

Como usar cada tempero e quais os seus benefícios

A cebola, o alho e o sal formam um trio utilizado para temperar quase tudo o que fazemos no dia a dia da cozinha. Mas podemos ir além, transformando pratos comuns com novos sabores, aromas e cores quando usamos outros temperos. Veja a seguir como fazer isso, e quais os benefícios de introduzir temperos e azeites na sua alimentação.

Azeite

tudo sobre temperos e azeites: pessoa despejando azeite em uma tijela
Conhecido pelo mundo todo, o azeite – além de delicioso – é um tempero versátil, que combina com diversos tipos e preparações de alimentos.

O azeite de oliva é fabricado a partir das azeitonas e é rico em gorduras monoinsaturadas, vitamina E e antioxidantes. Quando consumido em pequenas quantidades durante o dia garante diversos benefícios para a saúde, como ajudar a controlar o colesterol, prevenir doenças cardíacas, diminuir a inflamação do organismo e diminuir o risco de câncer e doenças inflamatórias crônicas. 

Os tipos mais famosos são o extra-virgem (acidez menor ou igual a 0,8%) e o virgem (acidez entre 0,8% e 2,0%). Recomenda-se o consumo de 15 m (ou uma colher de sopa) todos os dias, como tempero de saladas ou na finalização dos pratos ou ainda em refogados simples, peixes, carnes, legumes, tortas, sopas, entre outros.

Salsinha

Com sabor suave e fresco, a salsinha pode ser usada em saladas, molhos, sopas, peixes e para decorar pratos. Além de deliciosa, essa erva ajuda na circulação, evitando a formação de coágulos e problemas cardiovasculares. Legal, né?

Cebolinha

Bulbo, folhas e talos. Todas as partes da cebolinha reúnem substâncias antioxidantes que auxiliam no processo digestivo. Ela pode ser usada no arroz, batata, ovos, omeletes, molhos, sopas e queijos. A dica é usá-la para finalizar os pratos! 

Manjericão

O manjericão é o tempero indispensável para molhos, pizzas e massas. Também pode ser usada em carnes, mas recomenda-se sempre usar a folha fresca, já que a seca perde o aroma. A folha do manjericão contém eugenol, composto de altíssimo valor antioxidante, contribuindo para a limpeza e manutenção da nossa saúde. 

Coentro 

O coentro tem um sabor muito forte, por isso deve ser usado com cuidado. É ótimo para peixes, frutos do mar e saladas, pois traz frescor à comida. Com substâncias altamente antioxidantes, o coentro contribui na proteção contra danos celulares. 

Alecrim

Com folhas pontiagudas e finas, tem um sabor muito forte e deve ser usado com cautela. É ideal para carne vermelha, carne de frango, carne suína, e legumes assados, especialmente batatas. O alecrim, além de saboroso, também estimula a digestão e ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, sendo uma carta na manga para controle da hipertensão. 

Louro

O louro tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, fazendo sua refeição mais saborosa e saudável.

A folha de louro seca marca presença em molhos, carnes, aves, ensopados e, claro, no feijão. Seu diferencial, ao contrário de outras ervas, é que o louro pode ser cozinhado por longos períodos sem perder as suas propriedades, que possuem capacidades anti–inflamatória e antioxidante e abaixam a glicemia e o colesterol total em diabéticos

Tomilho

Usar o tomilho é um tempero tanto em pratos salgados, como doces é uma das possibilidades do tempero. Ele combina muito com carnes de sabor forte, mas seu uso também está liberado para queijos, verduras, peixes, feijão e sopas. Assim, o tomilho é conhecido por suas propriedades antifúngica, bactericida e cicatrizante. Demais, né?

Orégano

O orégano é um dos ingredientes mais tradicionais da pizza, muito usado no molho de tomate. Dessa forma, usá-lo em massas, carnes brancas (como frango), tomate e abobrinha é sempre uma ótima pedida. Com mais de 200 compostos antioxidantes, essa erva tem entre outros benefícios, o poder de impedir o envelhecimento precoce. 

Hortelã

A hortelã é uma excelente pedida se você busca frescor. Sua folha é na medida certa para acompanhar carne de cordeiro e enfeitar sobremesas e bebidas de verão. Além disso, é possível servi-la única e exclusivamente como chá. A hortelã possui ação benéfica no sistema respiratório e facilita a digestão. 

Páprica

A páprica é um tempero interessante para usar em molhos, ovos e na finalização de aves e carnes. A quantidade depende da picância desejada. No condimento podemos encontrar substâncias que ajudam no sistema cardiovascular, reduzindo a pressão arterial e inibindo o entupimento dos vasos sanguíneos. 

Pimenta do Reino

A pimenta do reino é muito usada em pratos salgados, como sopas, saladas, carnes, cremes, caldos e marinadas.

Consumida em sopas, saladas, carnes, cremes, caldos e marinadas, a pimenta do reino é conhecida no mundo todo. A piperina presente na pimenta, substância responsável pelo ardor, ajuda na redução do ganho de peso, além de possuir propriedades digestivas e diuréticas. 

Açafrão da terra

O uso mais tradicional do açafrão da terra é no curry, uma mistura indiana de especiarias. No entanto, ele serve muito bem para levantar o sabor de molhos, frango, peixe, arroz e purês. A curcumina presente no tempero, que dá a cor alaranjada, tem poder antioxidante e anti-inflamatório, além de prevenir câncer e depressão. 

Como fazer azeite de oliva aromatizado

Temperos e azeite juntos se tornam ainda mais saborosos. Por isso, vamos te ensinar duas receitas de azeite aromatizado: a primeira especialmente para servir com peixes e massas e a segunda, para temperar saladas. Vamos lá?

Azeite temperado para peixes e massas

Você vai precisar de 200ml de azeite extra virgem, 1 punhado de manjericão, 2 folhas de louro, 2 ramos de alecrim, 3 grãos de pimenta-do-reino, 2 dentes de alho descascados inteiros. Para o preparo, comece lavando bem as ervas e refogue o alho com um pouco de azeite. Aqueça o azeite até 40ºC e despeje em um recipiente de vidro, adicionando as ervas. Deixe descansar por 1 semana, retire as ervas e armazene o azeite temperado na geladeira.

Azeite temperado para saladas

Adicione orégano e salsa ao azeite, em temperatura ambiente, em um frasco de vidro esterilizado. Tampe o frasco e deixe descansar por 1 semana para apurar todo o aroma e  sabor. Se quiser, você também pode adicionar outras ervas desidratadas.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre temperos e azeites e, com certeza, vai conseguir aproveitar o que tem de melhor em cada um dos ingredientes. Aqui no Savegnago você encontra muitas opções de temperos e azeites, e consegue fazer a compra completa para a sua casa em um só lugar, seja na loja ou no site. Aproveite! 

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *