Quando se fala em usar vinho para cozinhar, muita gente se assusta, achando que é um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Mas a única coisa que precisamos ter em mente para escolher o vinho mais adequado é pensar na junção dos sabores

Na hora de escolher qual vinho usar, é necessário conhecer bem seus ingredientes e perceber como realçar ou diferenciar o que eles têm a oferecer. Mas não se preocupe que nós vamos te ajudar nisso!

Como escolher vinho para cozinhar?

A dica mais importante na escolha do vinho para cozinhar é simples: utilize um vinho que você goste. Não faz sentido algum colocar na comida um vinho que você não beberia, não é? Então, pense no seu vinho favorito e nós vamos te ajudar a cozinhar com ele.

Vinho branco ou vinho tinto?

Se você nunca cozinhou usando vinhos e não sabe absolutamente nada do que estamos falando, vamos começar com dicas bem gerais.

Para te ajudar a começar a pensar em receitas daqui pra frente: geralmente o vinho branco é usado como tempero em carnes brancas, como peixe ou aves; já as carnes vermelhas, como a carne bovina, harmonizam-se melhor com o vinho tinto.

Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada um deles:

Vinho branco para cozinhar

Ao utilizar o vinho branco para cozinhar, o ideal é pensar em pratos mais leves, como frutos do mar, vegetais ou carnes menos gordurosas. 

O vinho branco tem uma acidez agradável, sendo ideal como vinho para cozinhar e harmonizar com sabores mais doces, tornando a receita única ao nosso paladar.

Vinho tinto para cozinhar

Quando pensarmos no vinho tinto para cozinhar, é mais adequado combiná-lo com pratos mais pesados, como cortes bovinos, embutidos, sobremesas e risotos de sabor mais intenso. 

O vinho tinto harmoniza com os sabores mais fortes, e é nisso que devemos pensar quando formos utilizá-lo.

Outros tipos de vinho para cozinhar

Existem diversos tipos de vinho para resumirmos apenas em tinto ou branco. Por exemplo, o vinho madeira para cozinhar é uma excelente opção, assim como, em caso de dúvidas, o vinho rosê é um ótimo meio termo

Também existem os diferentes tipos de vinho branco e vinho tinto, e falaremos sobre eles agora:

Vinho doce ou vinho seco?

Quando olhamos receitas, geralmente um dos mais procurados para cozinhar é o vinho branco seco. Acontece que os vinhos doces são recomendados apenas em pratos mais específicos, porque o açúcar presente na bebida acaba interferindo no sabor. Então, os mais indicados de forma geral, são os vinhos secos, seja branco, tinto ou rosê.

Como utilizar o vinho para cozinhar

carne vermelha paa harmonizar com vinho para cozinhar
Para escolher o melhor vinho para cozinhar seus pratos, é necessário pensar no tipo de sabor que você pretende dar ao está preparando.

Em receitas, geralmente o vinho é utilizado em uma dessas 3 etapas: na marinada, na panela com o ingrediente ou na redução com o molho. 

Cada um desses momentos têm suas particularidades e necessidades, e merecem bastante atenção. Além de que, seja lá qual for a forma que você pretende usar o vinho para cozinhar, vai influenciar bastante no sabor final.

Carne marinada com vinho tinto

A marinada é o pré-preparo, aquele momento em que a carne fica temperando por um tempo para realçar os sabores. Geralmente utilizamos ingredientes como alho, cebola, pimenta-do-reino, louro e, claro, o vinho. Nessa técnica, o vinho vai umedecer a carne, deixando-a com aroma muito mais saboroso.

Ingredientes

  • 1 peça de paleta (mais ou menos 1 e 1/2 kg);
  • 200 gramas de cenoura em cubos;
  • 200 gramas de salsão em cubos;
  • 400 gramas de cebola picada;
  • 1 sachê de ervas (alecrim, louro, tomilho);
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino moída a gosto;
  • 2 garrafas de vinho tinto;
  • 1 litro de caldo de carne (1 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 litro de água);
  • 100 gramas de manteiga;
  • 100 ml de azeite de oliva.

Modo de preparo

Coloque a paleta numa tigela junto com a pimenta, o sal, a cenoura, o salsão, a cebola e o sachê de ervas. Despeje as duas garrafas de vinho tinto. Cubra com papel filme e deixe marinando por um ou dois dias na geladeira. 

Depois desse tempo tire a carne da marinada e separe o líquido e os legumes, cada um numa tigela.

Aqueça o azeite de oliva e a manteiga numa panela em fogo médio e sele a carne por 10 minutos dos dois lados. Fazemos isso para o líquido permanecer dentro da carne, pois assim ela ficará mais macia. Tire a carne e reserve. 

Na mesma panela, coloque os legumes para dourar por cerca de 15 minutos. Quando os legumes estiverem dourados, volte a carne para a panela, junte o líquido da marinada e também o caldo de carne. 

Assim que que o líquido ferver, abaixe o fogo, deixe a panela semi-tampada cozinhando de 4 a 5 horas. Depois desse tempo, tire a carne da panela e coe o molho. Coloque-o de volta na panela, levando ao fogo médio por mais ou menos 10 minutos até engrossar.

Vinho madeira para cozinhar

Provavelmente você já viu alguma receita feita com molho madeira. Por mais que existam muitas formas diferentes de fazer esse molho, a receita original, feita pelos britânicos, é preparada com o vinho madeira

Falaremos como fazer esse famoso molho em casa para acabarmos com todos os mistérios e dificuldades de utilizar este vinho para cozinhar.

Ingredientes do molho madeira caseiro

  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 dente de alho ralado;
  • 500 ml de caldo de carne;
  • 100 ml de vinho madeira;
  • 1 colher (chá) de mostarda;
  • Champignon fatiado a gosto;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo

Em uma panela grande, derreta a manteiga e acrescente a cebola picada e o dente de alho ralado. Refogue em fogo médio até que fiquem levemente dourados. 

Adicione a farinha de trigo de uma vez e, com uma espátula, misture bem. Acrescente o vinho madeira e misture bastante.

Despeje o caldo de carne na panela e continue mexendo até que a mistura de farinha e manteiga tenha sido completamente dissolvida. Coloque a mostarda, acerte o sal e adicione pimenta-do-reino. Misture bem. 

Desligue o fogo e passe o molho por uma peneira, para retirar os pedaços de cebola e alho. Em seguida, volte com ele para panela e, por último, acrescente o champignon fatiado.

risoto sendo preparado em uma panela
Pensando em um bom vinho para cozinhar risotos? Essa é uma receita que aceita diversas opções de vinhos em seu preparo.

Vinho para risoto

A nossa escolha de vinho para risoto, será o vinho branco. Mas isso não é uma regra!

Existem diversas receitas que usam diferentes tipos de vinho para cozinhar com o risoto. Inclusive, uma das mais famosas é feita com o molho madeira que acabamos de ver. 

Então, tudo vai depender da sua escolha e de quais serão os outros ingredientes utilizados na preparação. Vale lembrar uma das nossas primeiras dicas de como usar vinho para cozinhar: vinho tinto para comidas mais pesadas e vinho branco para as mais leves.

Risoto de parmesão e vinho branco

Ingredientes

  • 1 cubo de caldo de galinha;
  • 1 colher (sopa) de azeite;
  • 50 g de cebola, picada;
  • 140 g de arroz para risoto;
  • 60 ml de vinho branco seco;
  • 3 colheres (sopa) de manteiga gelada;
  • 1/2 xícara (40g) de queijo parmesão ralado;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

Misture 600ml de água com o cubo de caldo de galinha em uma panela e deixe ferver, mantendo em fogo baixo. Adicione uma colher de sopa de azeite numa frigideira e acrescente a cebola. 

Cozinhe em fogo médio até dourar e depois junte o arroz, cozinhando por 3 minutos ou até o líquido ficar transparente. Adicione o vinho branco e espere até que o arroz tenha absorvido todo o líquido da frigideira. Adicione uma concha de caldo e mexa até que o arroz tenha absorvido o caldo totalmente. 

Repita esse processo até usar todo o caldo ou até o arroz ficar al dente. Quando o arroz estiver cozido, adicione a manteiga, o parmesão e tempere com sal e pimenta.

Redução do vinho como molho

Nossa última dica de como utilizar vinho para cozinhar é na sua redução para virar molho. Geralmente é feito dessa forma para acompanhar carnes ou doces. 

A receita que vamos ensinar fica excelente com massas e queijos. Aliás, a redução de vinho tinto com macarrão quatro queijos é imperdível!

Ingredientes

  • 1 taça de vinho tinto seco;
  • 2 colheres de açúcar;
  • 2 colheres de aceto balsâmico;
  • 1 sachê de tempero pronto (do tipo sazón, por exemplo).

Modo de preparo

Misture os ingredientes em uma panela e deixe no fogo baixo até ficar uma calda (ponto de caramelo). Essa calda reduz 1/3 dos ingredientes, por isso, aumente a quantidade se for usar em mais pratos.

Outras dicas para te ajudar a cozinhar com vinho

Utilizar vinho para cozinhar te dá uma ampla variedade de opções! Existem diversas receitas de doces, ensopados e até mesmo fondue. Cada um deles têm suas particularidades. 

No fondue, por exemplo, o vinho branco seria mais um acompanhamento para harmonizar; no ensopado, o vinho tinto entra direto no molho e pesa bastante no sabor. Já em sobremesas, é sempre mais sutil, como em uma geleia ou calda.

O importante mesmo é pensar no sabor e em como fazer com que os ingredientes combinem bem. Por isso, segue outra dica importante: lembre-se da evaporação do álcool. 

Vamos explicar: o álcool leva um tempo para evaporar. Cozinhando por 15 minutos, por exemplo, ainda resta cerca de 40% dele. Já por 2 horas essa quantidade cai para menos de 10%. Em algumas receitas, o sabor alcoólico pode acabar estragando a experiência. Mas é só prestar atenção na receita, que geralmente já é feita pensando nisso.

Por fim, lembre-se de utilizar um vinho que você goste. O mais importante sempre é pensar no seu paladar e em como utilizar o vinho para cozinhar pode ajudar na sua experiência. 

Cozinhar é mais bacana quando é um momento prazeroso! E fica ainda melhor quando é um momento compartilhado com pessoas que você gosta, fazendo uma comida que vocês possam apreciar juntos!
Gostou de aprender novas receitas que usam vinho para cozinhar? Para conferir mais dicas como essa, acesse o nosso blog!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *