O vinho de alguma forma sempre esteve presente na história do homem, isso porque é uma bebida de sabor próprio e que traz benefícios à saúde. O vinho tinto é uma bebida resultante da fermentação do suco extraído da casca de uvas pretas ou tintas – através de um processo chamado maceração, que se dá a intensidade na cor do vinho.

O vinho tinto passa por um processo de envelhecimento que pode ser feito em tanque de inox, em barrica de carvalho ou na garrafa. A forma de envelhecimento varia conforme a safra, a qualidade da uva ou o valor agregado que terá esse vinho.

Quando envelhecido na barrica de carvalho, o vinho ganha aromas como baunilha, chocolate, café, cravo, entre outros. Existem vários tipos de uva usadas na produção de vinhos: Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenere, Malbec, Pinot Noir, Syrah, Sangiovese, Tempranillo, entre outras.

Benefícios do Vinho

O consumo moderado de vinho tinto para pessoas que não tenham contra-indicação alcóolica, proporciona vários benefícios à saúde, no que diz respeito à prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, desenvolvimento da aterosclerose e redução do colesterol.

O resveratrol, um composto fenólico, é apontado como o principal fator de ação terapêutica e protetora à saúde. Um poderoso antioxidante, o resveratrol, atua contra os radicais livres, protegendo contra os diferentes tipos de câncer e o envelhecimento dos tecidos do corpo.

O vinho fornece energia na forma de açúcar, a frutose proveniente da uva, além disso é rico em potássio, cobre, zinco, magnésio, e vitaminas como vitaminas do complexo B e vitamina C.

Tipos de Vinho Tinto

A elevação alcoólica, a acidez, o tipo de uva, o amadurecimento em barris, entre outros fatores contribuem para o que denominamos de corpo do vinho. Os vinhos são classificados em 3 tipos básicos, são eles:

1. Vinho Tinto de Corpo Leve

Delicado, aveludado, mais ácido e com menor teor alcoólico. Na maioria das vezes apresentam aromas intensos de frutas vermelhas. Deve ser consumido em temperatura de 15°C a 16°C.

2. Vinho Tinto de Corpo Médio

Leve e encorpado, de acidez moderada. Assim como os de corpo Leve, seu aroma lembra frutas vermelhas. Deve ser consumido em temperatura de 16°C a 17°C.

Vinho Tinto Encorpado

Denso, consistente. Apresenta aroma primário de frutas negras e elevado teor alcoólico. Deve ser consumido em temperatura de 17°C a 18°C.

Harmonização do Vinho

O vinho é um ótimo acompanhamento para diversos pratos – que vão dos mais simples aos mais requintados. Alguns elementos como a acidez, o corpo e teor alcoólico dos vinhos influenciam na combinação com os pratos. Entenda como funciona a harmonização dos vinhos.

Vinho leve

– Pinot Noir e Pinotage: combinam com peixes, frutos do mar, massas e pizzas.

Vinho médio

– Carménère, Merlot e Sangiovese: combinam com queijos, carne branca, carne vermelha mais magra, massas e comida mexicana.

Vinho encorpado

– Malbec, Syrah e Cabernet Sauvignon: combinam com carne vermelha de cortes gordos, como a costela ou picanha.

Agora que você já sabe o básico dos vinhos tintos, acesse nossa página especial da Expovinho e aproveite todas as vantagens que temos para você.

Projeto NutriAção

Nutricionista: Yara (CRN: 33538)

Loja atendida: 37 – Ribeirão Preto

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *