Tomar vinho, para algumas pessoas, é mais do que um momento, é uma experiência, uma expressão. A começar pela taça, cada rótulo tem a sua taça específica e certa para degustar a bebida. E cada rótulo tem sua história. Os vinhos chilenos começaram a ser produzidos lá pelos anos de 1550, as videiras eram plantadas pelos espanhóis com técnicas arcaicas. A produção da bebida no Chile deslanchou mesmo após sua independência, no ano de 1818, com o início da indústria vinícola. Com o passar dos anos, os produtores aperfeiçoavam as técnicas e, consequentemente, melhoravam o sabor e a qualidade dos vinhos.

Conheças as uvas cultivadas no Chile

Uvas produzidas no Chile

De castas internacionais, as uvas dos vinhos chilenos têm características únicas por conta do terroir que se encontra na região. Confira quais são as cultivadas no Chile:

• Cabernet Sauvignon: uva tinta, uma das mais cultivadas no país, que na produção de vinhos chilenos possui características específicas por conta do clima, são mais leves e menos tânicos, com sabores de especiarias, tipo a pimenta, e frutas negras.

• Sauvignon Blanc: uma das maiores produções desta uva está no Chile. O vinho vindo dela possui aromas de frutas tropicais e cítricas.

• Carménère: mais uma uva tinta popular entre os vinhos chilenos, precisou entrar no país para ser valorizada, pois na França não recebeu o crédito que merece. Possui taninos delicados e aromas sutis, referindo-se a cereja, mirtilos e um toque de pimenta.

• Chardonnay: essa uva produz vinhos com notas frutadas e um sabor bem marcante. É uma tradição que o Chardonnay estagie em barricas de carvalho, para proporcionar uma estrutura e complexidade maiores ao produto.

• Syrah: é uma das uvas mais antigas do mundo. Os vinhos chilenos produzidos por ela têm nuances apimentadas e são complexos. Esse sabor, nos últimos anos, caiu no gosto dos amantes de vinho, dobrando sua produção.

• Pinot Noir: tem coloração sutil nos vinhos chilenos, com sabor leve, refrescante e elegante, aromas que se referem a nuances de cereja, morango e cranberry.

• Merlot: é uma cepa equilibrada, preferida de muitos amantes de vinhos chilenos. Tem sabor encorpado, com estrutura, mas ao mesmo tempo é leve e gentil.

Saiba um pouco sobre as regiões que produzem vinhos chilenos

Regiões produtoras de vinhos chilenos

Depois de conhecer as uvas, chegou a hora de conhecer as áreas produtoras de vinhos chilenos.

• Aconcágua: é uma área que vai desde a costa do Chile até o interior, bem ensolarada, mas com temperaturas baixas durante a noite. É por isso que os vinhos chilenos dessa região possuem mais concentração de compostos fenólicos, o que torna a bebida mais longeva e equilibrada. Além disso, as uvas produzidas nesse local são mais rústicas e tem um toque de frutas secas e especiarias.

• Maipo: é próximo de Santiago, a capital, e é a região onde tudo começou, onde os espanhóis iniciaram a plantação de uvas. A uva Cabernet Sauvignon é a peça-chave dessa área, pois o clima é perfeito para o seu cultivo.

• Vale Rapel: é a região que produz quase ¼ de todo o vinho chileno. Também é bem extensa e corre pela cadeia montanhosa do Chile. A especialidade dessa área é a uva tinta.

• Vale de Colchagua: é localizada mais ao sul do Chile e possui clima quente e seco, variando bem entre as altitudes das videiras. O solo possui uma mistura de granito, argila vulcânica e xisto. As uvas que mais se destacam nessa área são a Syrah e a Cabernet Sauvignon.

• Cachapoal: é a região que produz vinhos chilenos mais elegantes, pois as uvas de Bordeaux se unem perfeitamente com a uva Carménère. A uva Carbernet Sauvignon também possui uma produção importante nessa região.

• Curicó: é uma área de cadeias montanhosas, por isso tem um clima bem diferenciado, com variações nas temperaturas durante o dia e a noite, isso faz com que as uvas cultivadas nessa região tenham propriedades únicas. Curicó é a maior produtora de Sauvignon Blanc, com aromas singulares.

• Vale do Maule: é a maior região vinícola de todo o país e possui uma grande variedade de uvas cultivadas por conta do clima quente. Encontramos uvas Merlot, Cabernet Sauvignon, Malbec, Carignan, Pinot Noir, Chardonnay e Carménère.

• Casablanca: é uma área próxima do oceano, por isso as vinícolas são envoltas de uma névoa branca que deixa tudo mais interessante. Nessa região as uvas cultivadas são Syrah, Savignon Blanc, Pinot Noir e Chardonnay.

• Limari: o clima dessa região reflete um pouco o do deserto do Atacama, por conta da proximidade. As uvas são resistentes devido à brisa oceânica que chega até o local. O ponto forte dessa área é a produção da uva Chardonnay.

• San Antonio Valley: esse vale é uma das áreas mais frias e chuvosas do Chile, o que também faz com que as uvas cultivadas, Pinot Noir e Chardonnay, tenham particularidades, produzindo vinhos frescos e equilibrados.

Como são os vinhos chilenos?

Características dos vinhos chilenos

Percebemos que os vinhos chilenos são muito bem-produzidos e possuem aromas e sabores diferenciados, até entre si, é por isso que a qualidade é única.

O Chile é um país que produz vinhos sustentáveis, isso tem se tornado um tema essencial por lá, seja pela propriedade do solo, pela geografia ou pela própria produção. Além disso, os produtores chilenos estão sempre investindo em novas tecnologias e modernizando os processos.

O clima do Chile é singular e isso reflete muito nas propriedades das uvas cultivadas, é por isso que afirmamos que os vinhos chilenos são singulares em todo o mundo.

No Savegnago Supermercados você encontra os melhores rótulos de vinhos chilenos pelos melhores preços. Além disso, temos o acompanhamento certo para harmonizar com o seu rótulo preferido!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *