O processo de volta às aulas pode ser um momento difícil para os pais e responsáveis das crianças, seja pelos gastos financeiros ou pela dúvida de como organizar o que comprar. 

No entanto, a escolha do material escolar é uma etapa importante do retorno às aulas, pois isso motiva as crianças a se manterem interessadas pelos estudos. E nessa hora, é normal que algumas perguntas venham à mente: como escolher o material? O que é realmente necessário? Como manter tudo organizado ao longo do ano? 

Com certeza, ir atrás da lista de material para a volta às aulas é um trabalho em conjunto entre os responsáveis e a criança, mas para evitar o entusiasmo dos pequenos durante a passagem pelos corredores do supermercado, é importante que os pais coloquem alguns limites e façam algumas pesquisas prévias antes de ir. 

Trouxemos esse conteúdo para te ajudar na missão de retorno às aulas, sem deixar que falte nada para o seu filho. 

Aqui, você vai descobrir quais são os materiais escolares básicos para a etapa educacional e como economizar na hora de comprá-los, além de receber dicas de como manter o material escolar organizado durante todo o ano. Vamos lá?

Volta às aulas: o que é necessário para o material escolar?

A maioria das escolas envia aos pais, anualmente, uma lista de material escolar que será necessário para o ano. 

Desses itens, alguns são essenciais para o dia a dia na escola, enquanto outros serão usados pontualmente, sendo da sua escolha comprar naquele momento ou esperar que a atividade aconteça. 

A seguir, vamos listar materiais escolares essenciais à volta às aulas. Anota aí: 

  • Lápis;
  • Esferográfica azul, vermelha, preta e verde;
  • Apontador com reservatório;
  • Borracha;
  • Corretivo;
  • Caixa de lápis de cor ou de marcadores ou de lápis de cera;
  • Caderno;
  • Régua de 20 cm;
  • Compasso;
  • Transferidor;
  • Tesoura sem ponta;
  • Cola de tubo;
  • Estojo;
  • Mochila e lancheira;
  • Livros didáticos;
  • Uniforme. 

Mas você deve estar pensando que essa lista está muito pequena, não é? Aqui, consideramos o básico para as matérias mais comuns de todo aluno, deixando de fora qualquer atividade artística, física ou materiais que a própria escola irá proporcionar

Lembre-se que nem todo o material será usado nas primeiras aulas e pode, assim, fracionar o investimento e comprar por partes.

As listas de materiais geralmente são extensa e podem causar algumas dúvidas, já que muitas vezes não trazem a quantidade e não consideram os materiais do ano anterior. 

Por isso, antes de ir às compras, é importante fazer uma revisão dos materiais escolares antigos e ver o que pode ou não ser reaproveitado.

De forma geral, mochilas, estojos e lancheiras duram mais do que um ano. Sendo assim, a troca fica opcional aos pais, ao considerar o estado do material, tamanho e outras características, como novos personagens favoritos. 

Lápis, borracha e canetas geralmente precisam ser renovados. Porém, antes de ir às compras, verifique se não sobrou mais unidades da compra do ano anterior. 

volta às aulas: crianças indo à escola

Comparar preços com antecedência é uma estratégia importante para economizar dinheiro na época de volta às aulas.

Como montar uma lista de material escolar completa?

Se você é do tipo que gosta de resolver tudo de uma só vez e quer comprar uma lista completa, separamos outros materiais escolares para o retorno às aulas da maior parte dos ciclos educacionais. 

Além dos itens da primeira lista, você também pode adicionar:

  • Bloco de notas adesivas;
  • Calculadora;
  • Caderno de caligrafia;
  • Compasso;
  • Dicionário;
  • Esquadro;
  • Estilete;
  • Fichário;
  • Folha EVA;
  • Livro de leitura;
  • Massinha;
  • Material dourado;
  • Papéis;
  • Pastas;
  • Prancheta.

5 dicas para economizar na hora de comprar material escolar

As crianças costumam ficar bastante empolgadas com a volta às aulas e aproveitam o momento para comprarem tudo o que desejam. 

Apesar de ser divertido, financeiramente pode tornar a vida dos adultos complicada, por isso, trouxemos 6 dicas de ouro para economizar na compra do material escolar: 

1. Atenha-se à lista

Foque em comprar exatamente o que está na sua lista, nem a mais, nem a menos. Já saia de casa tendo os itens que precisa em mente, evitando se perder no meio de ofertas de produtos.

Resista aos pedidos dos filhos. Tenha confiança de que na lista tem tudo o que seu filho vai precisar ao longo do ano letivo!

Lembre-se também de contestar caso a lista possua algum produto de uso coletivo ou de marcas específicas. As escolas são proibidas de solicitar esses itens. 

2. Lembre-se de reutilizar

Depois de receber a lista com tudo o que a escola indicou que o seu filho irá precisar, faça um apanhado de tudo o que sobrou do último ano para ver o que pode servir para o novo ano. 

Como dissemos, alguns materiais como estojo, mochila, borracha, régua e tesoura resistem a mais de um ano de uso. Caso não tenham sido danificados, reutilize esses materiais durante a volta às aulas.

Caso o material esteja em bom estado e, mesmo assim, você optar pela troca, encoraje a criança a doar os materiais que ela não vai mais utilizar a outras crianças que precisam. Essa é uma ótima forma de ensinar algo para o seu filho! 

Atente-se também a verificar a data de validade de tintas, massinhas e canetas, a fim de que elas não causem nenhuma reação alérgica após o prazo de validade. 

Feito isso, risque da lista tudo o que não é necessário comprar e atenha-se ao crucial. 

3. Não deixe para a última hora

Deixar para comprar o material escolar na última hora irá diminuir as suas opções e, consequentemente, causará um gasto maior. 

Comprando em cima da hora, você não terá tempo de comparar o preço dos produtos e, acredite, no mesmo corredor de supermercado é possível encontrar marcas de caderno com valores muito diferentes. 

Ao se organizar com antecedência, você terá mais opções para escolher e conseguirá comprar os produtos de acordo com o valor que pretende gastar

4. Estabeleça um orçamento

Estabeleça um valor limite para seus gastos com os materiais de volta às aulas. Se o valor for realista, ficará muito mais fácil fazer as escolhas e evitar excessos com esse número em mente. 

Isso te ajudará na hora de alguns “não” que talvez sejam necessários, além de evitar compras por impulso. Essa também é uma ótima maneira de começar a ensinar o valor das coisas para o seu filho, começando a introduzir a ideia de dinheiro na mente das crianças.

volta às aulas: material escolar

Antes de ir às compras para a volta às aulas, confira o que pode ser reutilizado e fique de olho em ofertas!

5. Se possível, deixe as crianças em casa

Apesar das crianças adorarem ir às compras, principalmente quando é para comprar o material escolar de volta às aulas, deixá-las em casa pode simplificar todo o processo. 

A maioria desses produtos são desenvolvidos diretamente para as crianças, então, é quase que inevitável se distrair com um ou outro pedido deles. 

Para que a escolha não seja errada, converse com o seu filho e peça para que ele te indique as cores favoritas e os personagens do momento. Assim, você consegue escolher produtos que cabem no bolso, mas que também agradam a vontade dos pequenos. 

A economia é importante, mas lembre-se que, na hora de escolher os materiais escolares para o seu filho, também é importante verificar a qualidade dos produtos, o tipo de material e a visão do fabricante em relação ao meio ambiente. Optar por papéis reciclados, por exemplo, é uma excelente opção.

Tenha em mente que produtos de qualidade inferior podem até garantir um preço menor, mas a durabilidade também pode não ser a esperada e o produto pode não ter passado por todos os testes de segurança necessários (como testes toxicológicos e afins).

Como deixar seu material organizado?

Organizar o material escolar antes mesmo da volta às aulas é crucial para que ele dure o ano todo. A primeira dica é não se esquecer que todo o material deverá estar devidamente etiquetado com o nome do aluno. 

Desta forma, é possível evitar trocas e perdas de lápis e canetas, algo muito comum entre os mais pequenos na sala de aula. 

Dependendo do ano escolar em que o pequeno está, com o aumento das disciplinas, ter um caderno para cada uma delas pode representar um peso extra na mochila e complicar a organização, causando esquecimentos no dia a dia. 

Se for possível, opte por cadernos com mais de uma matéria e use uma parte para cada disciplina. Dessa forma, as costas agradecem e o bolso também, afinal, com um único caderno será possível reunir diversas matérias!

E por falar em organização, ela não acontece só dentro da escola. É importante ter um lugar reservado para estudos em casa

Como organizar o espaço em casa

Em vez de espalhar os materiais escolares por toda parte na hora de estudar ou fazer a lição de casa, guarde alguns lápis, canetas e borrachas em recipientes, sem deixar nada jogado em cima de mesas ou escrivaninhas. 

Faça o uso de pastas e separe folhas de estudos, provas e outras anotações por matéria. Guarde essas pastas em gavetas para consultar mais tarde. 

Uma boa ideia é criar um código de cores para as matérias. Por exemplo, a cor azul será para matemática. Ou seja, tudo relacionado a este tema, será azul.

Criar uma rotina de limpeza da mochila também é essencial. O ideal é que na mochila só tenha o que será usado no dia da aula, para evitar que fique muito pesada. 

No entanto, de tempos em tempos, a limpeza se faz necessária para retirar pedaços de papéis e outros objetos que podem ficar perdidos.

Por fim, mas não menos importante, mantenha uma organização digital. Ainda mais nos últimos tempos onde as salas de aulas se tornaram virtuais, é fundamental criar pastas para cada matéria, colocando todos os documentos em um lugar certo. 

Com essas dicas para a volta às aulas ficou muito mais fácil se organizar, não é mesmo? 

Conte com o Savegnago para comprar material escolar para os seus filhos. Por aqui, você encontra muitas opções que atendem todas às necessidades das crianças e dos pais.

Passe em uma de nossas lojas, ou…

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *