As panelas são itens essenciais em qualquer cozinha. Mas o que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos de panela, e cada uma delas possui características únicas que influenciam diretamente no preparo das suas refeições. 

Por isso, se você sempre achou que panela era tudo igual, estamos aqui para te mostrar que não. 

Cada tipo de panela tem um propósito diferente. Por isso, escolher a certa pode te ajudar, e muito, no preparo dos alimentos. 

E tudo depende do que você busca. Mais agilidade? Segurança? Durabilidade? Um preparo mais saudável? Cada tipo de panela possui uma tecnologia que te ajuda em um desses pontos, e muito outros. 

A seguir, vamos te mostrar os tipos de panela existentes, quais as principais características de cada uma delas e suas vantagens e desvantagens. Ao final deste texto, você estará pronta para escolher o jogo de panela essencial para a sua necessidade. 

Boa leitura! 

Tipos de panelas: entenda cada uma delas

O que diferencia os tipos de panela e suas utilidades são os materiais em cada uma delas. Alumínio, barro, cerâmica, antiaderente e cobre são só algumas das opções disponíveis. 

Conhecer bem o tipo de material da sua panela é essencial, já que isso influencia, não só na durabilidade do produto, mas também no tempo de preparo dos alimentos. 

E isso não quer dizer, como você verá a seguir, que um tipo de material é melhor do que o outro. Cada tipo de panela tem seus prós e contras, e quem julgará qual a mais adequada para o uso é você, sempre de acordo com a sua necessidade. 

  • Panela de alumínio

Este é o tipo de panela mais comum no Brasil. Elas são bem leves, práticas e resistentes, além de terem preços bastante acessíveis. Nela você pode preparar qualquer alimento, com diferentes tipos de preparo, sendo eles doces, frituras ou refogados. 

Outros pontos positivos da panela de alumínio é o fato dela distribuir o calor de forma uniforme, mantendo o sabor dos alimentos mesmo em altas temperaturas. 

As desvantagens deste tipo de panela são os resíduos de alumínio que podem desprender, contaminando os alimentos. Por isso, recomenda-se retirar todo o alimento ainda quente da panela, e nunca armazenar a comida na geladeira dentro da panela

Outro ponto de atenção é o fato de que elas arranham com facilidade, por isso devem ser sempre limpas com esponja macia.

Quer saber como limpar crostas de panelas de alumínio? Clique aqui

  • Panela de alumínio antiaderente

Apesar de também serem panelas de alumínio, as famosas antiaderentes recebem uma camada extra de revestimento que impede que os alimentos grudem na superfície. Isso ajuda não só no preparo de qualquer tipo de alimento, mas também na limpeza da panela. 

Ao mesmo tempo que o revestimento é uma vantagem, ele também se torna uma desvantagem, já que riscá-lo pode fazer com que a durabilidade deste tipo de panela seja menor. Por isso, a limpeza pede ainda mais cuidado, sempre utilizando buchas macias. 

Para manuseá-la também é ideal usar apenas utensílios de plástico ou silicone, materiais que não riscam as laterais e o fundo quando entram em contato com o teflon. 

  • Panela de aço inox

As panelas de aço possuem uma alta durabilidade e, diferentemente das de alumínio, não liberam resíduos nocivos à saúde. Elas também não arranham com tanta facilidade, e podem ser lavadas até mesmo com esponjas de aço. Em relação ao preparo, elas são bem versáteis, principalmente para o preparo de alimentos que precisam ser cozidos por muito tempo. 

Mas como nem tudo é perfeito, esse tipo de panela também possui algumas desvantagens. Dependendo da qualidade do inox, se não forem bem secas, elas tendem a escurecer ou manchar com bastante facilidade. 

Além disso, são panelas mais caras, e seu cabo esquenta muito. Outro ponto negativo é o fato de não serem ideais para o preparo de doces e frituras, pois esquentam muito rápido e podem queimar e grudar. 

  • Panela de cobre
prateleira com diversas panelas de cobre, bem arrumadas
Panelas de cobre são uma ótima opção para preparos que exigem temperatura uniforme.

.

Se você busca por panelas que duram gerações, a opção ideal são as panelas de cobre. Elas são lindas e servem, inclusive, como objetos de decoração. Além da durabilidade, o material conduz calor de forma rápida e uniforme, o que facilita o preparo de diversas receitas. 

Apesar de resistentes, para que este tipo de panela dure por anos, elas precisam de polimento constante. Em relação às desvantagens, duas se destacam em relação às demais opções: preço mais alto e o fato de ser bem pesada. 

  • Panela de barro 

As panelas de barro são ideais para cozidos e ensopados, como moqueca, caldos e frutos do mar. Além de darem um charme a mais para qualquer cozinha, elas mantêm o alimento quente por mais tempo na hora de servir e são bastante duráveis e resistentes.

Apesar da durabilidade, quedas e batidas podem comprometer as panelas de barro, por isso é preciso muito cuidado no manuseio. As desvantagens estão relacionadas ao preço alto e peso, além da limpeza. É preciso muita paciência para limpar uma panela de barro, já que ela pode reter alguns resíduos de alimentos. 

  • Panela de ferro

O ferro é um excelente condutor de calor, o que faz deste tipo de panela ideal para refeições que precisam de um cozimento bem lento. Idealmente, elas são ótimas ajudantes de cozinha para o preparo de sopas, caldos e molhos. ]

Outro ponto positivo deste tipo de panela é o fato de soltarem pequenos fragmentos de ferro nos alimentos, o que ajuda no combate de doenças, como anemia. Incrível, né?

As desvantagens ficam por conta da ferrugem. Se não forem secas logo após a lavagem, correm o risco de enferrujar com o tempo. Além disso, são panelas um pouco mais caras e pesadas, mas servem muito bem como itens decorativos quando não estão em uso. 

Por fim, apesar de fazer bem para a saúde, a panela de ferro, por causa da transferência de material, pode alterar o sabor da comida. 

Dica extra: existem também as panelas de ferro esmaltadas. Elas são muito lindas e cobiçadas, mas é necessário ter bastante cuidado pois a pintura arranha com facilidade. 

  • Panela de vidro

Apesar de difíceis de encontrar, as panelas de vidro são ótimas no preparo de qualquer tipo de alimento e receitas do dia a dia. Ótimas condutoras de calor, elas são super fáceis de limpar e não pegam cheiro  e nem gosto. 

Inclusive, você pode armazenar os alimentos na geladeira dentro dessa panela. Outro ponto bastante positivo é que, a transparência do material, permite uma melhor visualização do alimento durante o cozimento. 

Além da dificuldade de encontrar este tipo de panela, em comparação com as outras listadas, como pontos negativos podemos citar o fato de não serem antiaderentes, ou seja, os alimentos podem grudar. Além disso, o vidro, apesar de bastante resistente, pede alguns cuidados adicionais como evitar batidas e choques térmicos. 

  • Panela de cerâmica
panelas de fundue, de cerâmica, empilhadas
Um dos tipos de panelas mais antigas, as de cerâmica são duráveis e fáceis de limpar.

A tecnologia da cerâmica é, sem dúvidas, uma das melhores para se cozinhar. Elas seguram muito bem o calor e não apresentam risco de contaminação, já que a cerâmica é um material natural. 

As panelas de cerâmica também são bastante resistentes e simples de limpar, podendo durar muitos anos. Vale a pena o investimento para cozimentos do dia a dia

No mercado, você encontra versões coloridas e estampadas, que contribuem para a decoração da sua cozinha. 

Apesar do preço alto, são mais baratas do que as panelas de cobre e ferro. A única desvantagem é que, se comparada com as demais da lista, ela tende a demorar um pouco mais para esquentar. 

Pronto! Agora que você já conhece os tipos de panela existentes, você está preparada para escolher a que melhor se adapta às suas necessidades. Pense no tipo de alimento que você prepara, analise os prós e contras e leve em consideração a decoração. 

Até a próxima!

Este artigo foi útil?

Sim Não

Tags

Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *