A chegada de um bebê é um momento repleto de alegria. Depois do dia do parto, o chá de bebê é um dos momentos mais marcantes da gestação. Organizá-lo é uma tarefa única, e cada detalhe é muito importante.

Por isso, durante esse processo, é comum que as mães precisem de algumas dicas para chá de bebê.

E é nisso que vamos te ajudar hoje. 

Para organizar um chá de bebês, também conhecido como chá de fraldas, são necessários alguns afazeres que vão muito além da definição da lista de convidados e do local. 

Por isso, para te ajudar a tomar as decisões deste grande dia, vamos te dar algumas dicas de chá de bebê simples e barato, mas simplesmente inesquecíveis

Localização, prazos, brincadeiras, decoração, fotos, lembrancinhas… ufa! São tantas tarefas, não é mesmo? 

Mas fique tranquila que, após a leitura deste artigo, você saberá passo a passo o que fazer. Acompanhe nossas dicas para chá de bebê e arrase!

10 dicas para chá de bebê

O chá de bebê é uma verdadeira mão na roda para todas as mamães. Além de ser um momento de muita emoção com familiares e amigos, parte do enxoval do bebê é formado pelos presentes ganhos neste dia. 

São itens essenciais que ajudarão na rotina com o bebê, sem pesar no orçamento. Deste dia, também sairão muitas recordações e fotografias para compartilhar com o pequeno depois que ele crescer! 

E para que você consiga oferecer uma comemoração inesquecível para os seus convidados sem gastar muito, organizamos dez dicas relacionadas a todas as etapas que você precisará definir na durante a organização do seu chá de bebê. 

São dicas básicas que resultarão em um chá de bebê simples, mas encantador! 

Vamos lá?

  1. Escolha a data

Idealmente, o chá de bebê é feito entre o sexto e o oitavo mês de gravidez, que é quando você já está com uma barriga linda, mas ao mesmo tempo ainda falta um tempinho até o grande dia! 

No entanto, se a sua gravidez tiver algum tipo de risco, ou você precisar estar de repouso, o ideal é conversar com o médico para que juntos vocês cheguem na melhor data. 

Lembre-se de definir a data com uma certa antecedência, já que o mês escolhido pode interferir na decoração e cardápio, por conta da temperatura e outras variantes. 

Definindo a data com mais tempo você também ganha mais prazos para negociar com fornecedores. 

  1. Faça a lista de convidados

A lista de convidados é fundamental para que você prossiga com o restante dos preparativos do seu chá de bebê.

Para montar a sua lista, responda algumas perguntas: Serão convidados só mulheres, ou homens também? 

Quantas pessoas são no total?

Saber exatamente a quantidade de convidados é fundamental para pensar no tamanho do espaço do evento, quantidade de comida e outros detalhes. Tenha em mente que, quanto menor a sua lista, menores serão os gastos!

Se um dia a presença dos homens não era comum nos chás de bebê, hoje em dia tem se tornado cada vez mais frequente, inclusive com a participação do futuro papai. 

Se essa for a sua escolha, lembre-se que será necessário adequar algumas brincadeiras para que todos se divirtam na festa, ok?

  1. Escolha o local 

A terceira dica para chá de bebê tem relação com a escolha do local. Não necessariamente o evento precisa ser realizado em buffets, ok? O chá de bebê pode ser na sua casa, na casa de amigos e parentes ou em salões de festa de prédios. 

O ideal é que você se sinta à vontade do lugar escolhido, e que consiga acomodar todos os convidados, caso a comemoração seja presencial. 

Inclusive, durante a pandemia, os chás de bebês online estão cada vez mais em alta. Eles são uma ótima opção para ampliar a lista de convidados, sem que os custos aumentem

Aproveite para convidar familiares e amigos que estão distantes geograficamente. 

  1. Escolha um tema
várias lembrancinhas de ursinhos com mel dentro, com tampinhas amarelas
Escolha um tema que encante seus convidados e traga boas lembranças!

Antes de te darmos dicas de decoração para chá de bebê, será necessário que você escolha um tema para a festa. Dependendo da temática escolhida, os demais detalhes da festa vão compor a história que você quer contar. 

É importante ressaltar que não é obrigatório a escolha de um tema. Você pode apenas optar por uma paleta de cores que guiará a decoração do chá de bebê.

Caso queira escolher um tema, aí vão algumas ideias: fundo do mar, espaço, ursinhos, personagens, pássaros, coruja, bonecas, flores, cegonha, provençal, ovelhinhas, céu e muitos outros. 

Use sua imaginação e leve o sexo do bebê em consideração! 

  1. Prepare os convites

Os convites do chá de bebê podem ser online ou tradicionais, comprados prontos ou 100% feitos à mão. Independente da sua escolha, é importante que nele conste o dia e horário do chá de bebê, o nome do convidado, e a sugestão de presente (vamos falar isso mais à frente). 

O envio dos convites pode ser feito com 1 mês de antecedência, para que os convidados tenham tempo de se programar. 

Se você optar por convites online, você mesmo pode desenvolver a arte do convite em sites de edição de imagem, ou escolher modelos prontos. Caso tenha optado por convites tradicionais, divirta-se em lojas de artigos escolhendo modelos com layouts prontos para você escrever as principais informações. 

Se preferir produzir os seus próprios convites, existem muitos passo a passo que te ensinam a confeccionar convites únicos!

  1. Escolha o cardápio

A dica para chá de bebê mais aguardada: quais comidas e bebidas devo servir? Para definir o cardápio da sua festa, leve em consideração o horário do evento (manhã, tarde ou noite), o tipo da festa e as preferências tanto suas, como de seus convidados. Uma ideia é pedir para cada convidado leve um prato de doce ou salgado, para juntos tomarem um delicioso café da manhã/tarde. 

Em linhas gerais, um chá de bebê simples e prático oferece tortas, lanchinhos, finger foods, pipoca, bolos e salgadinhos em geral. A mesa de doces também é um item essencial, com docinhos caseiros e deliciosos. Não se esqueça de oferecer copos, talheres, guardanapos e pratos para maior conforto dos convidados. 

Sobre as bebidas, tudo bem servir bebidas alcoólicas. Faça as contas de quantas pessoas consomem esse tipo de bebida, e também o horário do evento. 

Independente de ter ou não bebidas alcoólicas, ofereça sempre sucos, água, refrigerantes e chás como principais opções

  1. Prepare a decoração

Com um tema ou cores bem definidas, preparar a decoração fica muito mais fácil! Use a criatividade e abuse de bexigas, flores e enfeites na mesa. Recomenda-se que você comece a pensar na decoração com 3 meses de antecedência da data do evento. Você pode pedir ajuda de amigos ou até mesmo orçar com alguma decoradora. 

Caso tenha feito ensaio de gestante, utilize as fotos junto com a decoração e outros itens de bebê.

Um elemento essencial em um chá de bebê é o bolo de fraldas. Simples e fácil de fazer, basta enrolar fraldas e empilhá-las uma em cima da outra, fixá-las com cola quente e enfeitar com fitas e adesivos. Diversos tutoriais na internet te mostram o passo a passo. 

  1. Brincadeiras

As brincadeiras em um chá de bebê é um momento de descontração e podem envolver jogos de adivinhação, bingo, perguntas e respostas e pinturas corporais na barriga da mamãe. 

Por isso, é importante definir previamente se serão realizadas brincadeiras e quais. Se você não se sentir confortável, deixe isso claro para os convidados e evite surpresas e constrangimentos.

  1. Lembrancinhas
Foto de dois saptinhos de lã para bebês, em cima de lencinhos rosa
Escolha lembrancinhas que serão úteis com a chegada do bebê. Uma boa dica é apostar nos clássicos.

A dica para chá de bebê na hora da escolha das lembrancinhas é uma só: depende do seu orçamento. Você pode fazer algo simples ou mais elaborado, de acordo com quanto quer gastar, mas lembre-se: é uma lembrancinha e não um presente.

Independentemente da escolha, é legal que a lembrancinha seja útil aos convidados, e que traga informações que relembrem da onde é aquele objeto, como o nome do bebê e a data do evento

Algumas opções bastante utilizadas são: sabonetinhos artesanais, plantinhas, marcadores de página, sachês perfumados para armários, balas e bombons.

  1. Lista de presentes

Como sugestão de presentes, o item principal é o mesmo: fralda. Estima-se que um bebê, em um ano de vida, utilize uma média de 2700 fraldas. 

Com essa quantidade, as mamães e os papais precisam de uma ajudinha! Você também pode pedir outros itens de bebê como opcionais. Faça uma lista com o que está precisando, e divida entre os convidados. 

A sugestão para pedir fraldas é a seguinte: RN: 10 pacotes, P: 20 pacotes, M: 60 pacotes, G: 60 pacotes. Divida igualmente entre os seus convidados. Você também pode dar dicas de marcas da sua preferência. A lista de presentes geralmente vai acompanhada dos convites, e também pode ser virtual. 

Agradeça seus convidados

Nos dias seguintes ao chá de bebê, é de bom tom que você agradeça cada um dos seus convidados pela presença e pelos presentes. Você pode fazer uma mensagem padrão e encaminhar a todos, mas se tiver tempo, vale a pena investir em um agradecimento personalizado, para que o seu convidado saiba o quanto você é querido pela sua família. 

Quantas dicas para chá de bebe bacanas não é mesmo? O Savegnago quer estar sempre com você, compartilhando os melhores momentos da sua vida.

E por aqui você encontra não só alimentos para compor o cardápio do seu chá de bebê, mas também itens de decoração e diversas opções de fraldas para manter o bem estar do seu bebê! 

Vá até uma de nossas lojas ou compre pelo site e receba sem sair de casa!

Este artigo foi útil?

Sim Não

Tags

Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *