Você sabe a diferença entre vinho fino e vinho de mesa? Na hora de escolher, saber o que melhor se adapta a situação deixa tudo mais fácil.

A diferença está nas variedades de uvas utilizadas para fazer o vinho. Os de mesa são elaborados com uvas provenientes do continente americano e os finos com variedades vitis vinifera, provenientes do continente europeu.

Também conhecidos como vinhos coloniais, os vinhos de mesa são marcados pelas seguintes variedades de uvas: Niágara, Bordô e Isabel. Apresentam características aromáticas e gustativas muito marcantes. Nessa categoria, encontramos muitos vinhos suaves, aqueles que são doces. No entanto, há também muitos vinhos de mesa seco.

No Brasil, o vinho fino é feito com variedades de uvas europeias, chamadas de Vitis Vinifera. Possuem maior capacidade de envelhecimento, pois apresenta uma estrutura mais complexa de taninos e polifenóis. Muitos dos vinhos finos passam algum tempo em barrica de carvalho, para que adquiram aromas mais sofisticados. Normalmente estes vinhos são secos, mas muitos vinhos demi-sec têm surgido no mercado, adaptando-se ao gosto do consumidor brasileiro, que prefere bebidas mais doces.

Para elaboração de vinhos finos temos: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Gewürztraminer para elaboração de vinhos brancos e Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Syrah, Marbec, entre outras para elaboração de vinhos tintos.

Como diferenciar

Visual: enquanto o vinho fino é mais claro, o de mesa é mais opaco.Olfativo: um vinho de mesa tem cheiro de suco de uva. O vinho fino tem aromas mais complexos (perceba que é possível sentir vários aromas diferentes – que remetem também a diferentes sensações).Beba: além do açúcar, muito presente no vinho de mesa, perceba quão intenso é o sabor. Repare: o vinho fino, independente de qual ele seja, tem sabores mais variados e delicados.

*O Savegnago preparou ofertas imperdíveis. Vinhos, diversos tipos de queijos, fondues, frios e muito mais. Clique, abaixo, confira e experimente comprar em nosso site!