Manter a casa organizada é um desafio. Para driblar as situações diversas do cotidiano, saber truques domésticos torna tudo mais fácil. Afinal, deixando as atividades mais práticas, sobra mais tempo livre para aproveitar o resto do dia. Confira as dicas do Blog do Savegnago!

Comece logo cedo: isso mesmo. Levante da cama e comece já os afazeres. Assim você fica livre para desfrutar o restante do dia com mais tranquilidade e sensação de dever cumprido.

Programe-se: marque dia e hora para fazer a faxina. Horários marcados são mais fáceis de serem cumpridos. Pode agendar também horários diferentes. 1 hora por dia, por exemplo, e dividir a faxina por dias e cômodos. Criar rotina também funciona. Se uma hora é muito, use 15 minutos por dia para tarefas rápidas, mas com resultado. Lavar louça, passar um pano na cozinha ou tirar o lixo pode ser feito rapidinho, diariamente, e já melhorar o aspecto e a higiene da casa.

Armamento para limpeza:prepare suas armas para enfrentar a faxina. Coloque tudo em uma balde ou cesta e leve-o com você para os cômodos. Assim, você não precisa voltar toda hora à lavanderia e sua faxina acontece mais rapidamente.

Celular. Inimigo da faxina: a qualquer momento você pode se distrair e perder tempo para terminar a faxina. Por isso, evite o celular para terminar com tudo logo. Isso também serve para a tv e tablets ou computadores. Um aliado da faxina é o rádio ou seu aparelho de som (ipods e afins) que te animam e acompanham sem te distrair. Um bom rock ou samba, isso depende do seu gosto musical, podem te animar e fazer você cantar e se divertir enquanto limpa a casa.

Potencializar cabides de plástico: para evitar que as roupas fiquem escorregando dos cabides

no armário, é só fazer um zig-zag com cola quente nas laterais do objeto. A cola seca vai oferecer maior suporte aos tecidos!

Organizar toalhas no banheiro:em banheiros pequenos ou usados por muitas pessoas, pode ficar complicado arrumar espaço para organizar as toalhas

de todo mundo. Para otimizar espaço, instale até três toalheiros na vertical – pode ser numa parede ou atrás da porta.

Fixar saco plástico na lixeira: se a sua lixeira é de metal ou inox, os sacos plásticos provavelmente vivem escorregando. Para mantê-los no lugar coloque vários ímãs na boca do saco, por fora da lixeira.

Não busque a perfeição:

ficar buscando o brilho das taças de cristal ou a dobra perfeita da roupa de cama não vai te ajudar. Seja prático(a) e rápido(a) na hora de faxinar. Enquanto você lustra a louça que já está limpa, poderia estar passando o aspirador no sofá ou lavando o banheiro. Além do que você evita frustração por nunca conseguir limpar tudo com perfeição.

Não é só a sua obrigação:

Manter a casa limpa é obrigação de todos que moram nela. Por isso, divida as tarefas. Chame o marido ou a mulher para ajudar você. As crianças podem fazer pequenas coisas como arrumar a cama ou recolher os brinquedos. Fazendo um mutirão, tudo acontece mais fácil e rapidamente.

Ganhe um prêmio no final:

Depois de faxinar você merece um agrado. Tome um banho, coloque uma roupa confortável e abra um vinho. Se preferir, coloque um DVD, assista a um filme ou a sua série preferida, leia um livro. Recompensando-se, você sempre poderá se sentir com o dever cumprido e desfrutar do conforto de sua casa limpa.