Macio e suculento, o contrafilé é assim chamado por sua localização no corpo do boi: separado do filé mignon apenas pelas vértebras lombares. Este corte muito apreciado pelo brasileiro possui uma camada de gordura lateral que é o que o deixa com o sabor acentuado, tenro e macio. Pode pesar até 8kg e é o mais longo corte da carne bovina. Você encontra se quiser, adicionado da capa do contrafilé.

Ele cai muito bem no preparo de bifes de chapa, estrogonofe, medalhões, grelhados, rosbifes, assados e churrasco. Para ficar ainda mais gostoso, deve ser servido malpassado ou ao ponto.

É do contrafilé que sai o bife de chouriço, clássico, saboroso e muito apreciado na argentina.

O termo contrafilé engloba uma série de cortes e, por consequência, uma série de carnes muito saborosas. Confira, abaixo, algumas.

Capa de contrafilé É a parte superior da peça de contrafilé, em geral possui uma capa de gordura, é menos macia que o restante da peça, mas se bem assada pode ser bem saborosa e tem um custo bem mais em conta.

Contra duplo ou rolha de bife Logo abaixo da capa de filé, temos o lugar onde se faz o corte do contrafilé propriamente dito, é do começo desse corte que sai a famosa Rolha de bife argentino ou como é mais conhecido aqui no Brasil, contra filé duplo.

Bananinha Bananinha é aquela parte que fica presa junto ao osso da peça (a bisteca), sendo retirada no momento do corte e limpeza da carne.

Entrecote e bife de chouriço Tanto o entrecote quanto o Bife de c chouriço são retirados do meio do corte, ambos têm uma textura muito macia, e a diferença entre eles é que na hora do preparo o Bife de chouriço deve ser assado com uma capa de gordura e o entrecote deve ser assado limpo, sem gordura alguma.

Bisteca Bisteca é o nome que recebe a peça do meio do contrafilé, mas ainda sem desossar ou limpar. É dela que se retiram todos os cortes que falamos anteriormente.

T-Bone O T-Bone é uma mescla do contrafilé, do filé mignon e da Alcatra, essas três carnes estão juntas na parte inferior da peça de contrafilé, presas a um osso em forma de T, por isso o nome T-Bone (bone = osso). Carne bastante saborosa e bem famosa nas churrascarias.