Em uma coisa você deve concordar com a gente: ter a casa limpinha e com cheirinho de nova é uma delícia, não é mesmo? Melhor ainda é quando você conta com bons produtos – e claro, algumas dicas de ouro – que fazem com que o trabalho de limpeza se torne ainda mais fácil.

Hoje, aqui no Blog do Savegnago, separamos algumas dicas que podem te ajudar (e muito!) na hora de limpar a casa. Veja só!

Itens que não podem faltar no seu armário de limpeza

Sabemos que a gama de produtos que nos ajudam com a limpeza da casa é enorme, porém, existem 3 específicos que são indispensáveis para qualquer ocasião. São eles:

1. Limpador multiuso: possui baixo teor alcalino e age sobre óleos e gorduras. Pode ser utilizado com pano de pia diretamente nas superfícies a serem limpas.

Onde usar: o

limpador multiuso pode ser usado em fogões, pias, azulejos e materiais plásticos que precisam de limpeza para retirar gorduras.

2. Detergente: o

detergenteé um produto com base neutra que ajuda em limpezas menos profundas. Deve ser utilizado com uma esponja.

Onde usar: na limpeza de sujeiras mais engorduradas.

3. Desinfetante: o

desinfetante é muito utilizado para esterilizar superfícies, além de deixar o ambiente com odor agradável. A orientação é sempre limpar o local antes de aplicar e deixá-lo agir por cerca de 10 minutos.

Onde usar: pisos e superfícies que precisam de esterilização.

É importante lembrar que os desinfetantes devem ser mantidos longe do calor e do fogo, pois são produtos inflamáveis.

Deixe a sua cozinha brilhando

A cozinha é um dos cômodos que, se possível, deveria ser limpo diariamente; isso porque esse é um dos ambientes mais frequentados da casa. No geral, a limpeza da cozinha pode seguir da seguinte forma:

Armários: tire todos os itens guardados e use uma esponja úmida com detergente neutro para tirar o excesso de sujeira na superfície. Finalize com um pano seco para remover a umidade.

Janelas: para deixar as janelas limpinhas o ideal é usar um pano úmido com um produto multiuso ou limpa-vidros. Não esqueça de finalizar a limpeza com um pano seco para evitar possíveis manchas.

Eletrodomésticos: o ideal é apostar em um detergente ou desengordurante para limpar todos os eletrodomésticos e superfícies gordurosas. Lembrando sempre de passar um pano seco depois para remover qualquer vestígio de sujeira.

Dicas especiais de limpeza na cozinha

Panela gordurosas/queimadas: esse é o pior desespero de quem cozinha e tem aquela panela preferida. Mas calma que tirar esses resquícios não é uma missão impossível. Veja só!

Encha metade da panela com água e acrescente 1 xícara (chá) de vinagre branco. Depois leve ao fogo baixo até levantar fervura e adicione de 2 a 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Deixe ferver por 5 minutos e depois lave a panela normalmente. Você vai perceber como a gordura sairá facilmente.

Tábua de corte: se as tábuas da sua cozinha estão com cheiro forte de cebola, alho ou carne, nós temos a solução!

Esfregue uma mistura de sal grosso com suco de limão e deixe de molho por cerca de 15 minutos. Depois disso, lave normalmente.

Micro-ondas engordurado e/ou com cheiro forte: isso é algo muito comum depois de aquecer determinados alimentos. Para se livrar do cheiro e gordura que ficou, coloque ½ limão dentro de um copo de vidro e encha-o com água. Aqueça no micro-ondas por cerca de 1 minuto e 30 segundos. Depois disso é só retirar o copo e passar uma esponja e/ou pano úmido. Assim fica muito mais fácil para tirar a gordura. Prontinho!

Limpeza de banheiro sem dor de cabeça

Antes de começar a limpeza, tire as toalhas e todos os objetos que possam manchar durante o processo.

Use uma esponja umedecida com um pouco de detergente para remover a gordura e resíduos acumulados entre as peças do piso e na região do ralo de água. Depois disso, é limpar com água.

Para deixar tudo brilhando o ideal é usar um pano com limpador multiuso para tirar as manchas – isso pode ser usado tanto nos armários, quanto nos objetos da cozinha.

No vaso sanitário, use um pouco de desinfetante e esfregue toda a superfície com uma escova própria para esse recipiente.

Retire o excesso de pó e resíduos dos ambientes

Um dos ambientes que mais acumula pó é a sala – isso porque ela faz parte da entrada da casa e, consequentemente, recebe muitos resquícios da sujeira que vem da rua.

Por conta disso, o ideal é sempre contar com a ajuda de um aspirador de pó. Com ele você pode aspirar as janelas, cortinas, sofá, chão, tapetes, almofadas e todos os objetos que achar necessário.

Pisos e rodapés devem ser limpos com a ajuda de um pano úmido com limpador multiuso. Já para os móveis e eletrônicos você pode apostar em usar um pano seco para tirar toda a poeira acumulada.

Já o quarto deve contar com uma rotina semanal de troca de roupa de cama, isso porque depois disso a combinação de pó + ácaros (que se alimentam da pele morta que soltamos diariamente quando dormimos) + resíduos gerais pode acabar resultando em alergia de pele de quem dorme ali.

Caso ache necessário, pode apostar no aspirador para limpar o colchão antes de colocar a roupa de cama nova.

Tudo o que você precisa para limpeza da sua casa você encontra aqui no Savegnago!

Gostou das nossas dicas? Então acesse a nossa seção de

limpeza e aproveite toda a variedade de produtos que só o Savegnago tem!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *