Não é segredo para ninguém: o café uma paixão nacional! Por isso, todos os anos, no dia 14 de abril, comemora-se ao redor do mundo o Dia Mundial do Café.

Companheiro das manhãs, dos momentos pós-almoço e parceiro especial quando o sono bate. Ele está presente na roda de amigos, nas conversas em família, nos dia chuvosos e nos quentes também.

Quente, gelado, descafeinado e puro, não podemos negar a importância que ele tem na nossa rotina. Que tal descobrir um pouco mais sobre esse grão cheio de boas histórias?

Um pouco da história do café

Produto fundamental na construção da História do Brasil e importante para inúmeros outros países, o café está na mesa dos brasileiros há mais de dois séculos.

O café é um grão originário das terras altas da Etiópia e tem sua história iniciada no século VII. Transportado pelos povos mouros para o Egito e a Europa, o grão começou a ser torrado na Pérsia, por volta do século XVI.

No século XVIII, o café chega ao Brasil por iniciativa do sargento-mor Francisco de Melo Palheta. O então governador do Estado do Grão-Pará visitou a Guiana Francesa, de onde trouxe as primeiras mudas que seriam plantadas no Brasil.

Então, em meados do século XIX, a produção cafeeira foi trazida ao sudeste, em especial aos estados de São Paulo e Minas Gerais. Ao longo deste período, o café e sua produção cresceram exponencialmente, tornando o grão o principal produto de exportação do país durante décadas.

A decadência do café teve início nas primeiras décadas do século XX. A grande dependência da economia de outras nações e a Crise de 1929 ajudaram a diminuir a produção cafeeira. A partir de 1930, a economia do país voltou-se a outras atividades.

A cidade de Sertãozinho, onde nasceu o Savegnago, teve papel importante durante o ciclo cafeeiro. O centro-oeste paulista foi a região em que a produção cafeeira mais prosperou, por conta da qualidade da terra.

Características e benefícios

O café é um grão rico em nutrientes e sua ingestão moderada pode trazer muitos benefícios à saúde.

O consumo equilibrado de café pode acelerar o metabolismo e ajudar no emagrecimento. Em entrevista à revista Saúde, o endocrinologista Filippo Pedrinola, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), afirma que a cafeína é uma das poucas substâncias naturais que ajudam a queimar calorias.

Seu consumo ainda pode ajudar a diminuir o risco de depressão, aumentar a expectativa de vida e fortalecer a memória.

Preparos clássicos

O café é uma bebida versátil e pode ser apreciado de inúmeras maneiras. Puro, quente, gelado, com ou sem leite, descafeinado… são muitas possibilidades!

Algumas opções, de tão frequentes, se tornaram tradicionais. Que tal ver algumas receitas?

Expresso: café preto passado com água muito quente sob pressão.

Americano: metade café preto, metade água.

Macchiato: café preto com chantilly.

Panna: café preto com creme batido.

Moccha: café preto com chocolate, leite e chantilly.

Árabe: café preto com especiarias.

Cortado: café preto com um pouco de leite.

Café com Leite: metade café, metade água.

Cappuccino: ⅓ de café preto, ⅓ de leite vaporizado e ⅓ de espuma de leite vaporizado.

Caramelo Machiato: café preto, leite, chantilly e calda de caramelo.

Café é no Savegnago!

Depois de aprender tanto sobre uma das bebidas mais apreciadas do mundo, que tal um cafezinho?

No Savegnago você tem enorme variedade para escolher o café que mais te agrada! Saiba mais acessando onosso site.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *