Base da pirâmide alimentar, os grãos possuem muitos benefícios nutricionais para a nossa saúde, além de serem historicamente importantes. Foi por conta desse cultivo que o povo começou a se assentar em regiões fixas, deixando de ser nômade para ser sedentário, criando assim as comunidades. Isso foi a Revolução Neolítica, 10.000 a.C.

Vamos te contar aqui tudo o que você precisa saber sobre grãos, quais tipos e diferenças, e todos os benefícios para a saúde. Mas antes vamos te explicar: o que são grãos? Conhecidos também como cereais, eles são sementes em espigas e possuem três divisões: farelo, que é a camada mais externa do grão, rico em fibras, em minerais e em vitaminas do complexo B; gérmen: que é a camada interna do grão, cheia de nutrientes, vitaminas, minerais e gordura saudável; endosperma: camada do meio, que ocupada 80% do grão, rica em amido e proteínas.

Qual é a diferença dos integrais e refinados?

Agora que já vimos o que são grãos e suas 3 estruturas, vamos entender a diferença do integral para o refinado.

Os integrais são encontrados inteiros ou moídos em farinha, com todas as três estruturas presentes, por isso a perda nutricional é mínima; são ricos em fibras, vitaminas do completo B, ferro, magnésio, potássio, selênio e folato, o que auxilia a saúde digestiva.

Os refinados passam por um processo pra remover o farelo e o gérmen, por isso perdem nutrientes. Possuem textura macia e sabor mais suave.

Benefícios de incluir grãos na sua alimentação

Os grãos são ricos em carboidratos complexos, vitamina B e ferro, o que produz mais energia para o corpo. Além disso, são ricos em fibras, o que auxilia no bom funcionamento do intestino. Grãos também possuem muito triptofano, que é o aminoácido que produz serotonina, responsável pelo bem-estar e relaxamento.

Os grãos mais populares e mais consumidos são:

🌰 Arroz integral
🌰 Feijão
🌰 Aveia
🌰 Grão de bico
🌰 Chia
🌰 Linhaça
🌰 Quinoa
🌰 Lentilha
🌰 Amêndoas

No Savegnago Supermercados, você encontra grande variedade de grãos da melhor qualidade para a sua alimentação.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *